Preciso escolher entre ferro negativo e malha de ferro?

Preciso escolher entre ferro negativo e malha de ferro? Qual o mas indicado? Em ferro negativo posso levantar paredes em qualquer lugar na laje?

Preciso escolher entre ferro negativo e malha de ferro?

Preciso escolher entre ferro negativo e malha de ferro? Qual o mas indicado? Em ferro negativo posso levantar paredes em qualquer lugar na laje?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Use malha + negativo onde for levantar paredes;

A disposição;

Eliana Malaguez Alves Webber
Eliana Malaguez Alves Webber - Me (Sombrio, Santa Catarina) Eliana Malaguez Alves Webber - Me - há 5 anos

Embora a consideração de continuidade em lajes treliçadas seja possível em alguns casos, sabemos que é usual considerar somente a laje "apoiada" sobre as vigas. Porém, na realidade esse momento não será perfeitamente igual a ZERO.

Por isso é usual colocarmos ferragens negativas só para combater a fissuração.

A armadura usual na parte superior da laje (tela soldada ou vergalhão de Ø1/4" [i]com[/i]30), tem a função de negativo que coincide também ou tem a função de evitar fissuras. Certamente se fizermos novos cálculos considerando os mesmos esforços previstos para a laje treliçada, certamente encontraremos armaduras semelhantes, tanto para os negativos como também para os positivos. Por esta razão, jamais esta parte da armadura pode ser desprezada. Aliás, não é raro se ver fissuras, não apenas provocadas pela falta de negativos, como também pela dilatação transversal às longarinas(vigotas), ou seja, aquelas fissuras próximas e paralelas às vigotas, principalmente nos modelos antigos de vigotas(T).

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região