Seria viável colocar o cooktop na bancada da minha cozinha?

Gostaria de colocar o cooktop no balcão da cozinha americana do meu apartamento. Será que no espaço que tenho isso seria viável?

A foto em anexo mostra a sala e cozinha do apartamento com as respectivas medidas. A cozinha será integrada a área de serviço e a sala à varanda.

Seria viável colocar o cooktop na bancada da minha cozinha?

Gostaria de colocar o cooktop no balcão da cozinha americana do meu apartamento. Será que no espaço que tenho isso seria viável?

A foto em anexo mostra a sala e cozinha do apartamento com as respectivas medidas. A cozinha será integrada a área de serviço e a sala à varanda.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
Audra Nóbrega Arquiteta
Audra Nóbrega (Curitiba, Paraná) Audra Nóbrega - há 7 anos

Bom dia, Renato;

É possível, desde que seja um cooktop elétrico (ou seja, além do cook vc vai precisar de ponto elétrico também), mas qual a sua necessidade de colocar um cooktop ali? Já tem o fogão do outro lado, ou você vai eliminar o fogão? Ou vai manter os dois?

Se for o caso, de eliminar o fogão, você vai precisar de uma BOA(ótima) coifa para exaustão (senão seu apartamento vai ficar todo defumado...). E como é o pé direito? Tem gesso para passar o duto da coifa? Não tem vigas?

Tudo isto é pensado por um profissional de arquitetura, às vezes o cliente acha que é só um desenhinho, que ele mesmo resolve... mas não é bem assim.

Atendemos Curitiba e Região.

Atenciosamente,

Audra.

Responder
Patricia Olívio
Particular - há 7 anos

Renato,

Recomendo principalmente que você verifique se há possibilidade de instalar a coifa, ou seja, tubulação para sistema de exaustão mecânica na cozinha. Se não tiver tome cuidado. Não é permitido alterar fachadas, logo o Condomínio pode não autorizar você colocar uma nova saída para exaustão na fachada do prédio...a não ser que dê para um prisma interno. Colocar apenas depurador sobre o fogão com o tempo vai deixar seu apartamento engordurado e cheio de odores de comida. Se tem tubulação de exaustão, ok, é só emendar. Outra coisa, recomendo o elétrico pois a gás vai precisar modificar a tubulação, o que necessita de avaliação da concessionária e projeto feito por profissional habilitado, além do risco.

Jose carlos Magliano F.

Sim, mas não recomendo. Já existe um espaço para forno e fogão, onde a instalação de exaustor é mais fácil e barata. Será perdido o espaço de lanches rápidos e para recepção de amigos. O forno e o lava pratos podem ser elevado para não perder esse espaço, pois o cook ocupará praticamente metade da mesa. Mas ficaria muito bonito caso aumentasse a profundidade de 0,60 para 0,85 ou invertesse a geladeira de posição com o fogão e fizesse um balcão em L, invertendo o acesso da cozinha e aproveitando melhor o espaço.

Responder
Roberta Adorno
Adorno Arquitetura (Goiânia, Goiás) Adorno Arquitetura - há 7 anos

Em relação a espaço e medidas depende do modelo ao qual escolher. Para esse espaço existem sim modelos que lhe atenda, porém outros fatores precisam ser levados em consideração, como por exemplo a exaustão. É muito importante ter acompanhamento e consultoria de um profissional para um investimento seguro e para que a obra não vire um transtorno ou lhe traga arrependimentos.

Responder
Luiz Frederico L. R. Normand

Oi, Renato. Tudo depende do modelo de cooktop que está pensando em comprar e instalar. Os modelos tem aproximadamente 50-55cm de profundidade, o que caberia na sua ilha. No entanto, se for usar um modelo à gás e não à indução, será preciso fazer uma boa adaptação dos encanamentos do gás. Se precisar de maiores informações, entre em contato conosco. Atenciosamente, Lnormand Interiores.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região