Porque a iluminação externa esta disparando o DR?

Tenho um interruptor que liga 5 torres de lâmpada externa(jardim). Já tem mais de ano que utilizo e de repente ao liga o interruptor para acender as lâmpadas dispara automaticamente o dr. eu até peguei o fio principal que liga as torres de luz, cortei e liguei um carregador de celular e disparou também. Alguém pode me ajudar?

Porque a iluminação externa esta disparando o DR?

Tenho um interruptor que liga 5 torres de lâmpada externa(jardim). Já tem mais de ano que utilizo e de repente ao liga o interruptor para acender as lâmpadas dispara automaticamente o dr. eu até peguei o fio principal que liga as torres de luz, cortei e liguei um carregador de celular e disparou também. Alguém pode me ajudar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Marcos Silva
VOLPERGY ELECTRIC ADVISORY (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) VOLPERGY ELECTRIC ADVISORY - há 5 meses

Todos os colegas deram de forma correta os possíveis motivos do DR está desarmando.

A minha suspeita é a mesma suscitada pelo colega Adauto Souza, o DR pode está com defeito.

Se o Solicitante fez tudo certo quando mencionou que retirou o fio principal das lâmpadas e colocou um carregador e mesmo assim o DR desarmou, é um indicativo de problema neste componente.

Mas de qualquer forma, por se tratar de um dispositivo de proteção, o melhor é chamar um profissional qualificado para examinar o circuito de iluminação porque pode haver um outro problema no circuito de iluminação que possa está danificando o próprio DR.

Responder
Leo Manuel estacio marques

Boa tarde, espero que esteja tudo certo com você e sua família, só posso achar pois para ter uma resposta definitiva teria que fazer um teste no sistema que faz a ligação, tei uma parte do sistema que está fazendo hateramento e assim dando a fuga para o (DR)!

Responder
Arquiteto Alysson Barreto

Ele foi feito para isso, para derasmar o sistema quando há fulgas de correntes, evitando possíveis choques elétricos em áreas molhadas. A fuga pode acontecer por vários motivos. Comumente isso occore muito por um péssimo aterramento de equipamentos com alta potência e resistência como por exemplo nos chuveiros elétricos. No entanto, os mais comuns são problemas de isolamento dos cabos elétricos ou problemas nas emendas, principalmente em instalações elétricas mais antigas.

Responder
Diego Nascimento
Dnascimento Prestação De Serviços. (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Dnascimento Prestação De Serviços. - há 5 meses

Está tendo fuga de corrente por isso desarma o DR, como o colega acima mencionou porém deve ser feito uma análise no circuito de iluminação externa para poder ver se há algum ponto em curto ou se estão todos bem vedados pois pode ser que algum dos pontos esteja tendo infiltra ou entrada de água isso também interfere na circulação de corrente e aciona o desligamento do DR

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região