Minha casa é 127v e meu ar condicionado é 220v. Transformador seria a única solução? Quanto poderia custar?

Na minha casa as instalações eletricas são de 127V e vou instalar um ar condicionado de 220 -Split, o tecnico de ar me informou que preciso de um transformador. Por favor essa é a unica solução e quanto custa um transformador e a instalação?

Muito obrigada

Rafaela

Minha casa é 127v e meu ar condicionado é 220v. Transformador seria a única solução? Quanto poderia custar?

Na minha casa as instalações eletricas são de 127V e vou instalar um ar condicionado de 220 -Split, o tecnico de ar me informou que preciso de um transformador. Por favor essa é a unica solução e quanto custa um transformador e a instalação?

Muito obrigada

Rafaela

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

34 Respostas

Respostas úteis 1
Alexandre Figueiredo Costa
AG Instalações e Projetos (Tanguá, Rio de Janeiro) AG Instalações e Projetos - há 5 anos

Olá Boa Tarde. Imprescindível a mudança de padrão para Bifásico 220V. O transformador irá aumentar, e muito, o consumo de energia. Pois exigirá uma alta corrente de funcionamento do transformador 127V/220V. Com o padrão 220v fornecido pela Concessionária essa corrente de trabalho do aparelho é muito inferior em relação ao do transformador. Com isso você economizará e não haverá manutenção(no transformador).

Responder
Adwilson Raposo
Solucionae.com.br (Niterói, Rio de Janeiro) Solucionae.com.br - há 5 anos

O que determina o uso de aparelhos 110v (127v) e 220v é o seu tipo de ligação, que pode ser monofásica, bifásica ou trifásica. Caso sua residência seja do tipo monofásica, não terá como ligar um aparelho de 220v sem solicitar um aumento de carga a concessionária, a não ser que use um transformador, o que não aconselho. Para ter certeza qual o tipo de ligação na sua residência, é só olhar a sua conta de energia, lá vem informando.

Caso o tipo de ligação da sua residência seja bifásica ou trifásica, o processo é mais simples e obviamente mais em conta.

Esperamos ter ajudado e qualquer dúvida entre em contato. Para nós da Solucionae é um prazer disseminar nosso conhecimento.

Responder
Edilson
Eletricista (Mairiporã, São Paulo) Eletricista - há 5 anos

Ola, se na sua casa são todas as ligações em 110v mas tiver duas fases de 110v na entrada da casa, basta puxar outra fase para a tomada do ar condicionado, se o Sr. tem apenas fase e neutro na entrada da casa, ou troca o equipamento ou pede a mudança na concessionária e nesse caso também terá que levar outra fase para a tomada do equipamento. A disposição...!!!

Responder
Thiago Coelho
Tc Reforma E Manutenção (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Tc Reforma E Manutenção - há 5 anos

olá amigo, o uso do transformador não é a unica nem a melhor solução, o transformador ele vai esquentar muito o ambiente, sua conta de luz vai vir mais alto devido ao ar condicionado e por causa do uso do transformador, aliás você terá que analisar o circuito que você vai ligar o transformador, a solução é você solicitar a sua concessionaria de energia (fornecedora de energia) um aumento de carga, um profissional deverá fazer isso pra você, pois o mesmo vai ter que preencher um documento( ART). Isso é o melhor em segurança, comodidade e custo beneficio, pois a seu consumo pode cair pela metade se for bem feito e o resultado é uma conta de energia mais barato.

Espero ter ajudado e gostaria de continuar ajudando. Um abraço!

Responder
Fabiano Oliveira
Fb Instalação Elétrica (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Fb Instalação Elétrica - há 5 anos

Bom dia , Sou Técnico habilitado e realizo processos para aumento de carga.Para a transformação de monofásico para trifásico, implicará em um custo entre estudo da demanda, montagem padrão Light quadro elétrico , e circuitos indepentes para o condicionador . O ideal seria fazer o processo de aumento de carga. Mas existe o condicionador Split em 127volts. Transformador pode ser usado como medidas paleativas , mas não recomendo como uso diário termitente

Responder
Marcelo
Resolução Engenharia Ltda (Belo Horizonte, Minas Gerais) Resolução Engenharia Ltda - há 5 anos

Boa Tarde,

Você pode entrar em contato da companhia de energia elétrica da sua região para saber qual o procedimento para que sua casa tenha 220v. Se o seu relógio for Monofásico você terá que solicitar a troca para um Bifásico para conseguir fazer a ligação em 220v. Eu uso transformador em minha casa e digo que não compensa pois o valor da conta fica muito mais alta que deveria ser somente com o ar condicionado instalado direto no 220V. Sem contar que fica parecendo gambiarra!

Responder
Alexsandro
Alex Eletricista (Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro) Alex Eletricista - há 5 anos

Ola, é um prazer enorme poder ajudar.

O ideal é vc pedir aumento de carga na sua concessionária de energia, a troca de um padrão monofásico para um bifásico ou trifásico, no caso do trifásico a concessionária pode pedir ART. isso te oneraria um pouco mais, tendo em vista que com este aumento de carga você precisara de um profissional qualificado para alterar a ligação da sua casa entre o padrão de energia até a caixa de disjuntores, pois estaria levando mais uma fase, e configurando o mesmo, assim além do ar-condicionado você poderá esta colocando também outros equipamentos de alto consumo que vc tem em sua casa, como por exemplo o chuveiro também, assim vc economizaria muito mais, os benefícios são muito maiores que colocar um transformador, pois o mesmo aumenta seu consumo, além de esquentar e de está consumindo energia mesmo com o ar desligado, para que isso não ocorra, terá que instalar um disjuntor antes do tranformador, o ideal é pedir um medidor bifásico, assim vc fica livre do transformador, e não corre o risco de pedirem ART.

Essa é minha recomendação.

Responder
Fábio Cardoso de Moraes

No caso não aconselho o uso de transformador tanto pelo custo-benefício e também pela segurança. O ideal seria solicitar um aumento de carga e instalação de um medidor trifásico junto à Light. Depois teria que providenciar uma tomada de uso específico (TUG) com disjuntor bipolar apropriado para o Ar Condicionado.

Responder
Jorge
Jorge Gotardo (São João de Meriti, Rio de Janeiro) Jorge Gotardo - há 5 anos

Boa tarde Rafaela!!

Bom vc tem duas opções!!

1* vc pode chamar um proficional para avaliar e fazer o pedido a concessionária o aumento de carga,no qual irá lhe fornecer uma rede trifásico,isso séria a melhor opção.

Em compensação sua taxa de fornecimento seria maior.

2* comprar um transformador de 127v /220v 7000va isso resolve também,mas,vc teria que colocar em um lugar apropriado longe de unidade e ação do tempo(chuva etc..)sairia mais barato e o consumo do transformador e mínimo.

O que vai valer mesmo e o quanto vc vai utilizar seu ar-condicionado.

Ja o valor vária muito da marca e local aonde vc vai comprar,mais fica em torno de 90,00 / 300,00 reais.

Qual quer coisa fala comigo.

Espero ter ajudado.

Responder
Alexandre dos Santos Silva

Boa tarde! Não aconselho o uso de transformador, por que o transformador esquenta muito e vc vai consumir energia pelo tranos formador mesmo com o ar desligado. O correto é fazer um calculo de demanda e solicitar junto a concessionária de energia uma alteração de carga.

Responder
Edson Sales
Ess Serviços Eletrico (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Ess Serviços Eletrico - há 5 anos

A instalação do transformado e uma solução mais rápida, para que vc possa utilizar o seu aparelho de ar, mais o ideal mesmo será mais a frente fazer uma reforma elétrica, o transformador precisa se 50% maior do que a potência do aparelho de ar.

Um exemplo se seu aparelho for de 500 W vc precisa compra um transformador de 750 W

Responder
Rogerio Santos Arcanjo

Bom dia Rafaela, nesse caso , o ideal mesmo era que a sra, mudasse o medido de monofásico para bifasico e refizesse a sua parte elétrica, com distribuição dos circuitos, sendo assim o consumo iria cair bastante.

Responder
Evanir Henrique Gomes Da Cunha

A Colocação de um transformador e a melhor solução,só tem que ver a potência do ar para comprar um transformador adequado e teria que desliga-lo quando o não estivesse usando o ar evitando assim um consumo de energia quando o ar estivesse desligado. Pedir um aumento de carga DE 127V PARA 220V dependendo da concessionaria de energia da sua região pode demorar ,alem de ter um custo muito maior.

Responder
Ottaviano Giannella
Manutenção Ar Condicionado (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Manutenção Ar Condicionado - há 5 anos

Bom dia Rafaela

Seu técnico esta correto em indicar a colocação de um transformador será a solução mais econômica para solucionar o problema de tenção ou a aquisição como foi mencionado de um aparelho 127 volts

O transformador não chegara a R$450,00 estimando para cima poi não ha nenhuma informação sobre potencia de aparelho. Contrate um profissional elétrico para esta parte pois o ar condicionado precisa de aterramento.

Responder
Salomão Oliveira
Voltcom (Belo Horizonte, Minas Gerais) Voltcom - há 5 anos

Boa noite. Existe ar condicionado Split 127V porém somente da marca Fontaine. Está marca ainda não possui equipamentos inverter. Caso decida usar transformador poderia usar Split 220V porém com o inconveniente do transformador consumir energia mesmo com o Split desligado. Se ainda assim precisar do transformador o ideal é desligar o disjuntor quando não estiver usando o ar condicionado. Uma instalação de um Split 12000 BTUs com até 4 mts de linha tem valor médio de 550,00.

Responder
Particular - há 5 anos

R: O melhor seria voce mudar o circuito de alimentação para 220, pois iria gastar menos energia...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Alexandre dos Santos Silva

Boa tarde! Não recomendo o uso de transformador pq ele esquenta muito e ao mesmo tempo isso vai acarretar um aumento na sua conta de energia, por vc vai estar usando dois aparelhos o ar condicionado e o transformador. O correto é vc solicitar junto a Light uma alteração de carga.

Jobson Oliveira
Oliveira`s Construções E Reformas (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Oliveira`s Construções E Reformas - há 5 anos

Boa noite amiga! Vc pode até usar o transformador pra 220 como um paliativo, ficaria funcional, porém feio, e só atenderia o seu ar condicionado, a melhor forma, e a correta seria fazer o pedido de aumento de carga, aí entraríamos com a instalação de mais um fio no quadro, e assim poderíamos dividir melhor a distribuição, pra gastar menos energia!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região