Seria possível integrar ambientes?

Moro em um apartamento, no 4° andar, sendo o prédio de 5 andares. As paredes são feitas de alvenaria estrutural, gostaria de abrir uma abertura entre a parede da cozinha e da sala, para integrar os ambientes, formando um balcão. Seria possível?

Seria possível integrar ambientes?

Moro em um apartamento, no 4° andar, sendo o prédio de 5 andares. As paredes são feitas de alvenaria estrutural, gostaria de abrir uma abertura entre a parede da cozinha e da sala, para integrar os ambientes, formando um balcão. Seria possível?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 4
Luciane Rinaldi
Rinaldi Arquitetura (Barueri, São Paulo) Rinaldi Arquitetura - há 3 anos

Olá Bárbara!

Na maioria das vezes não é indicado, é prudente verificar o estatuto do condomínio, as normas técnicas vigentes, as recomendações da construtora, as condições "in loco" e depois a viabilidade do custo (se houver e for possível tal modificação). Cuidado sempre... nunca é demais!

Responder
Particular - há 3 anos

R: Primeiramente deverá ser feito um dimensionamento estrutural, depois a emissão da ART e a liberação do condominio... possivel é, mas sairia caro se fizer de forma adequada, e na maioria dos casos os condominios não aprovam...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Marka Engenharia
Cardoso Engenharia (Brasília, Distrito Federal) Cardoso Engenharia - há 3 anos

Exatamente o que foi dito anteriormente. Já vi prédios antigos ( onde as unidades passaram por várias reformas pequenas) necessitarem de reforços estruturais que custaram milhões de reais. Procure um engenheiro/arquiteto, ele auxiliará no processo. Pode também, antes, conversar com o síndico para sondar a abertura do condomínio para esse tipo de obra. Acabamos de realizar uma obra com conceito aberto em uma unidade no 8° andar, de um total de 12 pavimentos, a proprietária abriu mão da garantia para ter funcionalidade.

Responder
Larissa Salvador
Arq Larissa Salvador (Belo Horizonte, Minas Gerais) Arq Larissa Salvador - há 3 anos

Oi Bárbara! Conforme a Raquel falou precisa de fazer o cálculo estrutal e esta modificação tem que ser aprovada pelo síndico. Eu recomendo que você faça a viabilidade financeira com um arquiteto antes de prosseguir com os trabalhos, para ter certeza que financeiramente dá para fazer a modificação.

Responder
Raquel Ribeiro Gomes Da Silva

Barbara, bom dia!

É possível integrar sim, mas não é possível fazer isso sem a contratação de um calculista estrutural que precisará avaliar as plantas estruturais do prédio, propor a redistribuição das cargas com vigas metálicas e emitir uma ART (é um documento de responsabilidade técnica). E claro, ter a aprovação do condominio ou síndico.

Você precisa avaliar se encara essas questões para ter esse ganho de ambiência.

Um abraço

Responder
Eva
Particular - há 3 anos

Raquel, li sua resposta!!!! Achei interessante, ha necessidade de fazer de acordo com convenção do condomínio. E sindico aprovar? E no caso do Síndico ser o dono obra e o arquiteto? Gostaria de receber resposta no meu e-mail, me cadastrei.

Abs

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região