laje pronta ,preciso molhar ate quantos dias

Quantos dias depois precisa molhar?

laje pronta ,preciso molhar ate quantos dias

Quantos dias depois precisa molhar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 4
Emerson Pereira
Horizontes Consultoria e Engenharia (Pará de Minas, Minas Gerais) Horizontes Consultoria e Engenharia - há 8 anos

Evanilson,

É importante hidratar a laje (ou "curar a laje", como se diz em obra) por pelo menos 7 dias, três vezes ao dia. Isso é necessário para evitar a perda precoce da água que reage com o cimento, ligando os grãos de areia e as britas. Uma parte da água entrará na constituição do concreto, a outra evaporará com o tempo. Caso não se faça a "cura" ocorrerão vários problemas, dentre eles: menor resistência do concreto, maior deformação da estrutura (maiores flechas ou "barrigas"), desagregações superficiais ("esfarelamento"), maior índice de fissuração (proporciona infiltrações, acelera a corrosão das armaduras). Há produtos especiais que formam uma película que impede a saída da água (agentes de cura química), mas devem ser usados com orientação técnica. O mais simples é realmente hidratar e proteger a laje ou estrutura da evaporação (você poderá usar papel ou papelão molhado e cobrir tudo com uma lona plástica se não tiver disponibilidade de molhar 3 vezes ao dia. Areia molhada também pode ser utilizada, mas checar uma vez ao dia se está tudo úmido abaixo da lona).

Responder
Fabiano  borges
Construção Reforma E Pequenos Reparos (Belo Horizonte, Minas Gerais) Construção Reforma E Pequenos Reparos - há 8 anos

Para a cura, molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo, durante pelo menos os primeiros 7 dias.

A laje deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.