Qual a frente mínima para construção de 2 sobrados geminados segundo a legislação?

Gostaria de saber qual a frente mínima para construção de 2 sobrados geminados em um lote já existente com 230 m2 e 7,5 m de frente (nesse caso cada um ficaria com 3,75 m de frente), ou seja se é permitida essa frente na nova zona denominada ZEUP em SP, e qual o decreto específico que trata esse caso.

Qual a frente mínima para construção de 2 sobrados geminados segundo a legislação?

Gostaria de saber qual a frente mínima para construção de 2 sobrados geminados em um lote já existente com 230 m2 e 7,5 m de frente (nesse caso cada um ficaria com 3,75 m de frente), ou seja se é permitida essa frente na nova zona denominada ZEUP em SP, e qual o decreto específico que trata esse caso.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 1
Diego Romero
Erga Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Erga Engenharia - há 7 anos

Boa tarde Sr. Elton, o importante é avaliar as normas e leis de sua região.

Segue Decreto de 2011 de São Paulo: site da prefeitura (www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?alt=10062011D%20524010000)

1º. A aprovação de casas geminadas englobará desdobro dos lotes, concomitante à licença para edificar, e o conjunto dessa tipologia atenderá as seguintes disposições, previstas no número 1 do item II do artigo 15 da Lei nº 7.805, de 1º de novembro de 1972, com a redação dada pelo artigo 17 da Lei nº 8.881, de 29 de março de 1979:

I - máximo de 80,00m (oitenta metros) de extensão medidos ao longo da fachada;

II - frente mínima de 3,40m (três metros e quarenta centímetros) e área mínima de 68,00m² (sessenta e oito metros quadrados) para cada lote resultante do agrupamento;

Fico a disposição para fazer o orçamento para construção.

Eng. Diego Romero

Responder
Realds Engenharia
Realds Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Realds Engenharia - há 7 anos

lá amigo, tudo depende do código de obras da cidade, nós temos experiencia e construímos 4 sobrados em 10 x30 e dois numa frente de 7.50 m , vejam fotos abaixo, passa sua localidade sem compromisso.

Ademir Lourenço

3 fotos
Responder
Reinaldo José B Manoel
Autônomo (Guarulhos, São Paulo) Autônomo - há 7 anos

Amigo, neste caso é recomendável que vc contrate um profissional Engenheiro ou Arquiteto para que ele possa desenvolver um projeto que respeite a legislação vigente do municipio em que este terreno se encontra. Se quiser entre em contato que eu lhe forneço um orçamento sem compromisso.

Responder
Francisco de Assis
AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME (São Paulo Zona Norte, São Paulo) AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME - há 7 anos

bom dia Elton,no teu caso você pode ter duas moradia casa 01e 02 desde que deixe um corredor de 2.5 e construir 02 sobradinho no longo do terreno.obs arquitetos e engenheiros sabe disso ok?

Responder
MORERO ARQUITETURA Arquitetura e Alvará de Construção

Para você conseguir ter dois sobrados neste lote o ideal seria vocë estudar a possibilidade de um projeto para conjunto residencial horizontal. Os sobrados não ficariam de frente para a rua, mas deixaríamos um corredor no seu terreno e seus sobrados teriam a mesma entrada por esse corredor lateral.

É muito comum este tipo de projeto., e caso queira saber mais pode entrar em contato

lessandro Morero

Arquiteto

Responder
Ivani
Particular - há 7 anos

10m de frente.

Sandro Moreira
Sms Reformas (Santo André, São Paulo) Sms Reformas - há 7 anos

Bom dia , em resposta a sua pergunta, devemos sempre nos basear pela legislação vigente , pela metragem que vc descreveu seria possível construir 2 sobrados com uma frente de 3,75 isto sem os recuos de laterais, para que possamos lhe dar uma medida precisa será necessário verificar a ZEUP da sua localidade.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região