Posso cobrir a área da cobertura de um duplex?

Boa tarde,

Estou interessada na compra de um imóvel, apartamento duplex em um prédio de 4 andares sem condomínio, cuja área superior será entregue com uma churrasqueira coberta.

O corretor de imóveis me falou que após a entrega das chaves eu posso "terminar de fechar a área"(a área coberta passaria de 32m² para 65m²). Mas o Engenheiro da obra me falou que "pela Lei só é possível cobrir 50% da área de cobertura".(mas não especificou qual lei e a razão da limitação).

Poderia me informar em que lei o Engenheiro está se baseando e se tenho alguma opção para ter mais área coberta na parte superior.

Desde já agradeço.

Posso cobrir a área da cobertura de um duplex?

Boa tarde,

Estou interessada na compra de um imóvel, apartamento duplex em um prédio de 4 andares sem condomínio, cuja área superior será entregue com uma churrasqueira coberta.

O corretor de imóveis me falou que após a entrega das chaves eu posso "terminar de fechar a área"(a área coberta passaria de 32m² para 65m²). Mas o Engenheiro da obra me falou que "pela Lei só é possível cobrir 50% da área de cobertura".(mas não especificou qual lei e a razão da limitação).

Poderia me informar em que lei o Engenheiro está se baseando e se tenho alguma opção para ter mais área coberta na parte superior.

Desde já agradeço.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 2
Ronaldo Pereira da Costa

Se cobrir toda a área será descaracterizada,legalmente, a área de cobertura. É passa a ser considerado um novo pavimento. É como se trata de uma residencia multifamiliar não há como rever o licenciamento que já foi feito. Se fosse uma residencia individual seria considerado o acréscimo de área construída gerando um aumento no iptu. Já pensou em coberturas móveis? Possuímos algumas ideias e mão de obra para execução destas soluções.

2 fotos
Responder
Particular - há 6 anos

R: Nossa empresa já fez algumas coberturas dessa forma, mas o condominio já passa o modelo...

A disposição;

Particular - há 6 anos

R: Possui as legislações municipais para regularização de obras, e também o estatudo do condominio que preve que sejam feitas iguais para ter uma similaridade e padrão adotado;

A disposição;

ARQDZN ARQUITETURA E INTERIORES

Olá, Bianca e Ronaldo, o engenheiro deve estar embasado no código de obras municipal. Geralmente o código de obras só permite a cobertura, com laje ou telhado, em até 50% da área total do terraço. Qual o município do imóvel?

Responder
ANTONIO MIGUEL BORGES JUNIOR

Olá Bianca, existem as normas de construção nos setores de obras das sub prefeituras. Tem que avaliar todo o projeto atual e realizar as consultas técnicas para certificar os limites e premissas para a construção dessa cobertura.

Responder
Cassiana Franco Design
By Ca (Itatiba, São Paulo) By Ca - há 6 anos

Ola Bianca e Ronaldo, o melhor a fazer e solicitar toda a documentação do imóvel como a Convenção do Condomínio o Regimento Interno, matricula do imóvel, planta aprovada na prefeitura , qual a metragem que esta registrado o imóvel no cartório e quais as regras que foram estipuladas, elas estabelecem normas e isso ira informar a vocês o que realmente pode ser realizado, e o que pode ser colocado em assembleia para ser analisado.

A Convenção do Condomínio tem caráter estatutário ou institucional. Detalha regras sobre quota proporcional e modo de pagamento das despesas do condomínio, forma de administração, realização de assembleias e penalidades.

egimento Interno

É elaborado pelos próprios condôminos para estabelecer regras sobre a conduta de moradores e funcionários, uso de áreas e equipamentos compartilhados, proibições, etc.

Deve ser parte da Convenção do Condomínio e registrada em cartório.

Responder
Manoel Netto
Axxia Arquitetura (Cotia, São Paulo) Axxia Arquitetura - há 6 anos

Olá, nenhuma construção poderia ser feita na cobertura sem a planta aprovada pela prefeitura. Muitos constroem de maneira irregular podendo causar problemas legais para o condomínio. Outro aspecto negligenciado é o da segurança estrutural e o perigo de materiais não colocados corretamente podendo ocasionar acidentes. Sem falar do aspecto estético pois na maioria das vezes o tal puxadinho não tem nada a ver com o estilo arquitetônico do prédio. Em suma toda obra deve ter um projeto feito por profissional habilitado, com RRT do CAU, aprovação do condomínio e da prefeitura, só assim poderemos evitar muitos acidentes e multas. Para mais informações fico a disposição Abs

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região