Para ligação de padrão de entrada na fachada precisa ART?

Sou de São Paulo a concessionaria aqui é a EletroPaulo, tenho uma ligação de padrão a ser feita na fachada do imóvel, sei para coluna de concreto preciso de ART, mas no site da Eletropaulo eles me deixaram na dúvida se preciso ou não da ART, alguem aqui pode me ajudar?

Para ligação de padrão de entrada na fachada precisa ART?

Sou de São Paulo a concessionaria aqui é a EletroPaulo, tenho uma ligação de padrão a ser feita na fachada do imóvel, sei para coluna de concreto preciso de ART, mas no site da Eletropaulo eles me deixaram na dúvida se preciso ou não da ART, alguem aqui pode me ajudar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

33 Respostas

Respostas úteis 1
Vanderlei Eletrecista Correto Gomes

Vai precisar sim do ART. leia o que diz a nota no iten 2.2 Fixaçao dos condutores pargs.7,8 " O ponto de fixação do ramal de ligação, em edificação com fachadas IRREGULARES.

Cuidado com falsos profissionais tem pesssoas duvidosas. Nossos trabalhos são pagos após conclusão dos serviços.

Responder
Razaq Codesh Eletrica Ltda
Razaq Codesh Elétrica e Sistemas de Segurança Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Razaq Codesh Elétrica e Sistemas de Segurança Ltda - há 6 anos

Sim precisa, nos somos da Empresa AFR, Elétrica & sistemas de segurança, e tivemos um cliente que precisamos colocar um olhal padrão eletro paulo, e consequentemente tivemos de abrir uma ART de Serviços Civis( Técnico de Edificações ou Engenheiro Civil) e uma Em relação aos serviços Elétricos (Técnico Eletrotécnico ou Engenheiro Eletricista).

Responder
AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Bom dia Eliezer. Precisa sim - além de vc ter uma segurança, estará amparado por um profissional para o serviço e questões legais.

Espero ter ajudo. Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Tendo dúvidas e curiosidades, pergunte.

Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

AB | Arquitetura Integrada.

Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Siga as recomendações do LIG - LIVRO DE INSTRUÇÕES GERAIS. Qualquer modalidade de engenheiro atesta a resistência no topo da fachada, pois todos os engenheiros têm uma base comum de disciplinas de física e matemática, permitindo a todos eles, incluindo os arquitetos, que laudem sua fachada para o esforço de tração. A minha modalidade é elétrica e estou habilitado para este serviço, mas pode procurar modalidade de mecânico, civil ou outra modalidade de sua preferência.

Responder
Dr Faz Tudo Itanhaém
Faço Tudo Itanhaem (Itanhaém, São Paulo) Faço Tudo Itanhaem - há 6 anos

Olá Eliezer,

Para realizar a instalação é necessário a apresentação de ART.

Qualquer dúvida estamos a disposição

Responder
Sérgio Cortez Gioia
Eletricidade Gioia (Guarulhos, São Paulo) Eletricidade Gioia - há 6 anos

Boa noite é preciso sim ART tanto na fachada e coluna agora o ramal ou olhal só necessário na fachada que é necessário para o funcionário da eletropaulo estar amarrando a sua escada ok.

Responder
Ariel
Particular - há 6 anos

Boa tarde! Sérgio, poderia me ajudar com uma informação? No preenchimento da ART, no campo 04 da mesma "Atividade Técnica" quais itens devo utilizar para que não haja inconsistência na documentação?

Hernani de Oliveira Domingos
'"asturia's Arte's Soluções Construtivas' (Ribeirão Preto, São Paulo) '"asturia's Arte's Soluções Construtivas' - há 6 anos

Vai precisar sim do ART. leia o que diz a nota no iten 2.2 Fixaçao dos condutores pargs.7,8 " O ponto de fixação do ramal de ligação, em edificação com fachadas falsas ou promocionais

avançadas deve ficar na frente dessa, e possuir uma estrutura de fixação que suporte os esforços mecânicos

provocados pelo ramal de ligação, conforme desenho nº 7 e 8, bem como estrutura adequada

à fixação da escada da AES Eletropaulo, e que sejam resistentes à corrosão. Neste caso, deve ser

encaminhado à AES Eletropaulo um projeto e termo de responsabilidade assinado por profissional

legalmente habilitado, contendo as especificações técnicas e a respectiva Anotação ou Registro de

Responsabilidade Técnica (ART ou RRT), do projeto e da execução, conforme ilustrado no desenho

nº 7 e 8.

A fixação do suporte de isolador somente será permitida na fachada quando a edificação estiver

no limite de propriedade com a via pública e desde que suporte o esforço mecânico provocado

pelo ramal de ligação. Para ramal de entrada com seção de condutor superior a 35 mm² deve ser

encaminhado à AES Eletropaulo um termo de responsabilidade que ateste a resistência mecânica

mínima exigida, conforme tabela IV, assinado por profissional legalmente habilitado, contendo as

especificações técnicas e a respectiva Anotação ou Registro de Responsabilidade Técnica (ART ou

RRT) de projeto e execução"

Responder
Jailton Soares dos Santos
Jota Santos Instalação E Manutenção Elétrica (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Jota Santos Instalação E Manutenção Elétrica - há 6 anos

Boa tarde!

Veja em que tipo de solicitação você se enquadra nos itens 1 a 7 do LIg-BT2004 12ªedição, "iten 3 nota 4 (Faculta-se a apresentação de ART de Projeto e de execução para potências instaladas inferiores a 20Kw, exceto os casos previstos no item 11 do mesmo capitulo)" "capitulo 11"

Se esse for seu caso então não necessecita a ART, porém a ART da coluna de fixação do ramal está sim é necessaria como você mesmo já entendeu.

Responder
Cleber Rodrigues Julião

Sim. Em caso de coluna é necessário Art sim.., fachada da residência não é necessário.

Responder
Vivian Barros
Particular - há 6 anos

Para residência apenas com um medidor não é necessário att,porém para um quadro que envolva mais relógio no quadro há a necessidade de art

João  Aparecido  Murer
Jjoão Empreiteiro (Piracicaba, São Paulo) Jjoão Empreiteiro - há 6 anos

Ja fiz muitas entradas e nunca tive problemas ok. Eu faço e garanto .

2 fotos
Responder
Argeletrica
Arg Eletrica (Praia Grande, São Paulo) Arg Eletrica - há 6 anos

Sim precisa de ART civil de execução de serviço.

E também instalar + ou- 30 cm abaixo da roldana um gancho olhal para prender a escada do eletricista.

Responder
Ederson Souza Guimarães
Particular - há 6 anos

Boa tarde meu nome Ederson sou da empresa souza engenharia elétrica precisa da art para fachada e obrigatória a art pra execução do trabalho

Anselmo Souza Freitas
Particular - há 6 anos

Depende da carga o tipo de padrão montado se já existe outros medidores instalados se for trifásico comércio precisa projeto

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região