O que fazer quando o porcelanato fica oco?

Comprei pisos de porcelanato com formato de fabricação 1000x1000x10mm

Acontece que os arquitetos não quiseram deixar a autorizada aplicar, e demandaram que fosse aplicado pela equipe deles.

Vim pro apartamento e notei vários pisos com barulho de piso oco embaixo, provavelmente proveniente de bolsas de ar ou má aplicação da argamassa.

Aparentemente a arquiteta, paga para gerenciar a obra, não verificou os pisos após a aplicação, e meses depois quando nos mudamos, percebemos o problema.

Embora o ideal é não ter esse barulho de oco, o piso precisa ser trocado? Quais são os riscos e/ou perigos envolvidos?

A arquiteta e sua equipe disseram que o piso é muito resistente, mas prefiro a opinião de pessoas não envolvidas no caso.

Alguns pisos têm esse barulho, mas parecem bem menos ocos, com algumas zonas pequenas apesentando este barulho.

O que fazer quando o porcelanato fica oco?

Comprei pisos de porcelanato com formato de fabricação 1000x1000x10mm

Acontece que os arquitetos não quiseram deixar a autorizada aplicar, e demandaram que fosse aplicado pela equipe deles.

Vim pro apartamento e notei vários pisos com barulho de piso oco embaixo, provavelmente proveniente de bolsas de ar ou má aplicação da argamassa.

Aparentemente a arquiteta, paga para gerenciar a obra, não verificou os pisos após a aplicação, e meses depois quando nos mudamos, percebemos o problema.

Embora o ideal é não ter esse barulho de oco, o piso precisa ser trocado? Quais são os riscos e/ou perigos envolvidos?

A arquiteta e sua equipe disseram que o piso é muito resistente, mas prefiro a opinião de pessoas não envolvidas no caso.

Alguns pisos têm esse barulho, mas parecem bem menos ocos, com algumas zonas pequenas apesentando este barulho.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Artur jesus
Artur Pintoras Simples E Decorativas (Santos, São Paulo) Artur Pintoras Simples E Decorativas - há 1 año

Olá Amigo.Realmente isso ñ deveria ocorrer: com certeza envolve alguns Fatores (contra-Piso fraco,Fata Necessário do uso da Argamassa deve ser argamassa espeficica pra Porcelanato) FATO : OS ENVOLVIDOS nesse projeto específico " arquiteta/Eng. devem se responsabilizar por essa problema. e digo mais criando bolhas de ar por baixo do piso + cedo ou + tarde.vai começar a estourar,soltar em pedaços. porcelanato e um Material Cortante.corre o Risco de alguém de cortar. DICA: CORRA ATRÁS DS SEUS DIREITOS (procure um advogado,Fórum de pequenas causa, mesma até a empresa Responsável. ) **O Normal o Piso ñ é pra ficar oco,etc. Vai pra cima é um direito seu.boa sorte

13 fotos
Responder
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

Já vi casos em que nenhumas das respostas acima eram a causa. o culpado era um contrapiso estar oco. Contrapiso mal feito, sem cola, sem limpeza e hoje estão trocando o piso todo e quando vai substituir, o contrapiso foi mal feito. Chame o Engenheiro da obra e o fornecedor, Eles são expert nisso e vão te orientar corretamente

Responder
Miltomar Pereira Alves Pereira
Miltomar Empreiteiro De Obras (Peruíbe, São Paulo) Miltomar Empreiteiro De Obras - há 1 año

Que chato...

Todas as opiniões acima está correta.

Agora vc precisa definir o que vai fazer:

Refazer todo o piso ou deixar...

Trocar somente as peças será um saco e ainda vai ficar aquela dúvida??? E as demais peças futuramente sem contar que ao fazer a troca corre risco de riscar as outras e até fofar as próximas que B.O hem.... Processo neles.

Responder
Ruth Silva
Rumar Arquitetura (São Caetano do Sul, São Paulo) Rumar Arquitetura - há 1 año

Com certeza o seu piso foi mal assentado. Os porcelanatos em si são fabricados com massa polimérica, concreto e várias outros componentes que não existem ar, e o correto para assentar qualquer piso em porcelanato, e passar a argamassa nas duas superfícies (piso e chão), para justamente evitar este problema que você esta enfrentando, ou seja talvez o assentamento do seu imóvel, não foi feito com o volume correto e poderá tb ocorrer as juntas erradas de acordo com a especificação do fabricante de cada porcelanato. O correto é refazer o serviço.

Responder
Josoé Gandra
J Gandra - Tecnologia E Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) J Gandra - Tecnologia E Construções - há 1 año

bom dia sou engenheiro civil e esse tipo de porcelanato exige uma instalação de boa qualidade.

por mais que o piso seja resistente ele não deverá apresentar o som de piso oco.

o piso pode apresentar essa falha por tres principais motivos:

1. má qualidade da mão de obra na instalação e/ou argamassa de assentamento incorreta para o tamanho da peça

2. não adotar as juntas de dilatação recomendadas pelo fabricante

3. contra piso solto, poeira sobre o contra piso ou deformação excessiva da laje.

poderá ser uma dessas questões ou uma soma de fatores, é importante acionar a garantia, para este serviço é de 5 anos. o arquiteto(a) deverá ter emitido RT para a reforma. caso o profissional enrole para não fornecer a garantia arrume um laudo e cobre judicialmente.

duvidas fico a disposição

Engº Civil Josoé Gandra

Responder
Jackson Vagner Silva Gomes

Esse barulho de oco, é má aplicação de argamassa no revestimento, geralmente é nescessário uma camada na peça outra no chão .

De fato porcelanato não quebra facil , mais corre o risco de soltar ou cair algo e vir a quebrar a peça.

Cabe a vc decidir se deixa ou troca .

Responder
Francisco Alves Maciel
F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. - há 1 año

Bom Vinicius terá que acionar a garantia do serviços e fazer a substituição do piso pois não é normal acontecer mais nesse caso tem que ser contactado a empresa que fez os trabalhos e não podem te cobrar nada ou acionar a justiça.

Responder
Claudimir Almeida

O seu contra piso está irregular,alguns local ficou sem argamassa,por isso eles não aceitaram a empresa colocar, agora eles vão ter que quebrar e arrumar a porcaria que fizeram sem nenhum custo pra vc, inclusive a pintura de parede com certeza vai sujar.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de pedreiros na sua região