Para 3 aparelhos de ar-condicionado, que tipo de rede preciso? Monofásica ou Bifásica?

Não sei que rede solicitar: Monofásica ou Bifásica? Tenho dois aparelhos de ar condicionado, ambos de 12 mil BTUs, pretendo comprar mais um, que rede solicito?

Para 3 aparelhos de ar-condicionado, que tipo de rede preciso? Monofásica ou Bifásica?

Não sei que rede solicitar: Monofásica ou Bifásica? Tenho dois aparelhos de ar condicionado, ambos de 12 mil BTUs, pretendo comprar mais um, que rede solicito?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Inglyd Civinelli
Civinelli Construção E Reformas (Santos, São Paulo) Civinelli Construção E Reformas - há 3 meses

Patricia, o padrão de entrada de energia da casa é definida na construção. Uma ligação monofásica quer dizer que a residência tem tensão 110v (voltagem como é conhecido popularmente) e quando bifásica a tensão é 220v.

Isso não influi no dimensionamento dos aparelhos de ar, é o contrário. Os aparelhos influenciam a rede. O idela é que cada ar condicionado tenha um circuito isolado.

Então, neste caso, o ideal é que você tenha 1 circuito, com bitola de 4mm, disjuntor de 32 amperes, para cada ar condicionado.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Patrícia,bom dia!

Se sua entrada for monofásica (não se usa mais), o ideal é pedir a bifásica ou trifásica, e a aquisição do aparelho ser de 220V.

O importante é saber a bitola do condutor de entrada, atente-se que para cada aparelho de ar condicionado, deve-se ter um circuito exclusivo, lembrando que 12.000BTU corresponde à 1.600W, sendo aconselhável o uso de cabo de 4,00 mm² e disjuntor de 32A.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região