Qual a norma sobre número de disjuntores por casa?

Bom dia

A casa que alugamos tem um disjuntor só e se não me engano ele serve também para as duas casas vizinhas que é do mesmo dono e tá no mesmo terreno. Isso é conforme a lei? Não tem norma sobre isso?

Agora o fio do chuveiro queimou e o dono diz que não vai pagar para puxar trocar o fio que é nos inquilinos que devemos pagar.

Esse fio não tá dentro da parede (nenhum está, todos fios da casa são aparentes) tá rente a parede e passa por trás de uma mezzanina de madeira, tocando nela. Agora se a instalação elétrica tivesse adequada o fio nem deveria queimar, pois o disjuntor desligaria... E a segurança da instalação elétrica é do dono... Ou tô errada?

Qual a norma sobre número de disjuntores por casa?

Bom dia

A casa que alugamos tem um disjuntor só e se não me engano ele serve também para as duas casas vizinhas que é do mesmo dono e tá no mesmo terreno. Isso é conforme a lei? Não tem norma sobre isso?

Agora o fio do chuveiro queimou e o dono diz que não vai pagar para puxar trocar o fio que é nos inquilinos que devemos pagar.

Esse fio não tá dentro da parede (nenhum está, todos fios da casa são aparentes) tá rente a parede e passa por trás de uma mezzanina de madeira, tocando nela. Agora se a instalação elétrica tivesse adequada o fio nem deveria queimar, pois o disjuntor desligaria... E a segurança da instalação elétrica é do dono... Ou tô errada?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Roger Tomas
Rwt Projetos (Guarulhos, São Paulo) Rwt Projetos - há 1 mês

Boa noite Marie, pela lei do inquilinato segue (Em relação a fiação elétrica especificamente, trata-se de responsabilidade do locador, pois ele é responsável por despesas ordinárias (necessárias à administração). Assim, em se tratando de uma benfeitoria necessária, como a troca de uma fiação elétrica, será realizado pelo locador). Referente a forma como a instalação elétrica esta dimensionada e distribuída, o certo é cada casa ter um relógio, e quadro de distribuição independentes, assim como os disjuntores conforme NBR5410.

Responder
Marcel Pulcinelli
Mp Instalações Elétricas (Indaiatuba, São Paulo) Mp Instalações Elétricas - há 13 dias

Olá!

De acordo com a norma NBR 5410, que trata das instalações elétricas de baixa tensão, é importante que as cargas estejam divididas em circuitos e que as cargas com corrente nominal maior que **10A** estejam em circuitos separados. Isso sugere que uma única casa não deveria compartilhar um único disjuntor com outras, especialmente se isso significar que as cargas de várias residências estão sendo somadas em um único circuito.

Sobre a responsabilidade pela manutenção e reparos na instalação elétrica, a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91) estabelece que o proprietário é responsável por entregar o imóvel em condições adequadas de uso e deve realizar reparos estruturais ou de defeitos preexistentes. Portanto, se o fio do chuveiro queimou devido a uma instalação inadequada ou obsoleta, e não por mau uso ou danos causados pelo inquilino, seria responsabilidade do proprietário realizar o conserto.

Além disso, a segurança da instalação elétrica é uma obrigação do proprietário, e ele deve garantir que a instalação esteja em conformidade com as normas técnicas e em condições seguras de uso. Se os fios estão aparentes e em contato com materiais inflamáveis, como madeira, isso pode representar um risco de incêndio e deve ser corrigido imediatamente pelo proprietário.

Recomendo que você converse com o proprietário sobre essas questões e, se necessário, busque aconselhamento legal para garantir que a instalação elétrica da sua residência esteja segura e de acordo com a legislação vigente. A segurança deve ser sempre a prioridade.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região