O que pode ser feito de sustentabilidade atualmente?

Ventilação, Iluminação, Aquecimento de água, Geração de Energia

O que pode ser feito de sustentabilidade atualmente?

Ventilação, Iluminação, Aquecimento de água, Geração de Energia

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 2
Ulisses Castro
Particular - há 6 anos

Ótima pergunta Edson!

Além das respostas dos colegas e de outras soluções sustentáveis (muitas com baixo custo de implantação) eu vou destacar uma opção muito legal: a micro geração de energia. Grosso modo, seu imóvel se transforma em uma pequena usina de energia elétrica e você vende o excedente para a concessionária de energia. Quer dizer, aquilo que for gerado (através de placas fotovoltaicas convencionais) e que você não utilizou, poderá ser transferido para a rede pública através de um equipamento específico. Essa transferência é medida pelo equipamento e você tem abatimento (ou crédito) na sua conta de energia convencional.

Os benefícios da micro geração são inúmeros! E já está regulamentado pela ANEEL.

Quer saber mais sobre isso e sobre outras soluções sustentáveis? Vem falar com a Síntese!

Espero ter ajudado.

Ulisses Castro

Arquiteto

Nelson Brazil
Artium Inteligência em Construções e Projetos (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Artium Inteligência em Construções e Projetos - há 6 anos

Edson, bom dia!

Dois itens relativamente simples de serem executados já são considerados sustentáveis: o aquecimento solar e o reuso de água de chuva. Nenhum dos dois demanda instalações mais sofisticadas, e já produzem efeitos.

O reuso de água do esgoto e geração de energia via solar até são possíveis e mais acessíveis do que eram há pouco tempo atrás, mas demandam mais espaço e investimento.

Soluções como ventilação natural e sombreamento são itens que aparecem sempre em bons projetos. Nossos antepassados já faziam isso, com pé-direitos mais generosos, grandes varandas - intuitivamente, faziam projetos adequados ao nosso clima! Um bom arquiteto e um bom projeto devem contemplar esses itens.

Espero ter ajudado!

Responder
Particular - há 6 anos

R: Fazer a construção com materiais reciclaveis / que não agridem o meio ambiente; Usar soluções naturais, que voce mesmo pode fazer; E pensar em reuso de agua, menor consumo de energia eletrica, sistemas de aquecimento solar... etc... Usar o minimo de recursos possiveis... Fazemos bastantes casas com este conceito...

A disposição;

Persio Andrade Nascimento
Engenharia, Projetos E Laudos (Bragança Paulista, São Paulo) Engenharia, Projetos E Laudos - há 6 anos

Edson boa noite. Como você pode ler, há várias soluções para não interferir na natureza. Seu engenheiro ou o seu arquiteto, desde que você solicite um projeto com sustentabilidade, deverá elaborar um que atenda às tuas expectativas de realização. Um abraço

Responder
Maria Ester Lemos de Andrade
MEster Arquitetura e Interiores (Brasília, Distrito Federal) MEster Arquitetura e Interiores - há 6 anos

Boa tarde Edson! A sustentabilidade da habitação está relacionada ao melhor aproveitamento dos elementos da natureza na edificação,tendo como resultado,maior economia e conforto ambiental. Assim, técnicas que adotam reúso de água pluvial, aquecimento solar, melhor orientação dos espaços em relação aos raios solares, levando-se em consideração o tempo de permanência e as atividades desenvolvidas nos ambientes.

O aproveitamento da brisa em lugares onde a temperatura é muito elevada, com a adoçao de técnicas de ventilação do tipo cruzada, efeitos chaminés com o posicionamento adequado das aberturas evita a utilização excessiva e antieconômica de equipamentos de ar condicionado. Outro aspecto relaciona-se ao paisagismo com a utilização de vegetação de forma a amenizar os impactos nocivos do clima e até efeitos decorrentes de atividades poluidoras. Tudo isso deve estar associado ao clima local.

Outro aspecto muito importante está relacionado à utilização adequada de materias locais , aproveitando suas características intrínsecas como a capacidade térmica e acústica do material.

Responder
Agnaldo
Terpe Serviços - LTDA ME (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Terpe Serviços - LTDA ME - há 6 anos

Bom dia Edson.

Ficamos satisfeitos por ver o seu interesse na sustentabilidade, coisa que não é comum em nosso País. Atualmente existem diversos produtos e meios para a sustentabilidade considerando as mais comuns a Energia Solar e o Reuso de Água. Existe no mercado, também, claraboias interligadas ao telhado para trazer mais iluminação aos ambientes. Outra opção, que não é usual em nosso Pais, é o Telhado Verde, minimizando a transferência do calor para dentro da residência, dispensando o uso de ar-condicionado por período longo. Esse telhado é muito usado em países de 1º mundo e através de estudos realizados o consumo de energia teve uma sensível baixa.

Além da redução no consumo de energia elétrica as plantas acabam ajudando a purificar nosso ar.

Outro exemplo, dentro da construção civil que não é muito divulgado e usual, é a construção de residencias com tijolo de solo-cimento. Esse tipo de construção agrega valores arquitetônicos à construção como também conforto térmico e acústico.

Espero ter ajudado!

Responder
Elen Benvenutti
Construlares (Indaiatuba, São Paulo) Construlares - há 6 anos

minha empresa trabalha com projetos ecologicamente correto pois além de engenheira Civil tenho formação em gestão ambiental, pois desde o ínicio da obra até seu término se preferir podemos marcar uma reunião para eu lhe passar a maneira como trabalhamos, aquecimento solar, reservatório para aproveitar água de chuva, lembrando que uma casa ou prédio ecologicamente correto tem desconto no imposto conforme a lei federal!

Atenciosamente

Élen do Prado Benvenutti

Mestranda em Cálculo estrutural Unicamp

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região