orientação quanto a serviço de arquitetura

contratei uma arquiteta para fazer o projeto de reforma e decoração do meu apartamento, ela fez 3 pre projetos e não gostei, fiz várias reuniões com ela explicando e mostrando em revistas e fotos o que quero e gosto, mas parece que ela não me escuta ou não me entende, faz o que quer. Parcelei o pagamento em 4 vezes e este mês faz um ano que estou a espera do projeto e finalização do mesmo. O que posso fazer neste caso? Na verdade eu já cansei, não queria ter o trabalho de fazer pesquisas, contratei a arquiteta justamente para isso, mas também estou sentindo que joguei dinheiro fora.

orientação quanto a serviço de arquitetura

contratei uma arquiteta para fazer o projeto de reforma e decoração do meu apartamento, ela fez 3 pre projetos e não gostei, fiz várias reuniões com ela explicando e mostrando em revistas e fotos o que quero e gosto, mas parece que ela não me escuta ou não me entende, faz o que quer. Parcelei o pagamento em 4 vezes e este mês faz um ano que estou a espera do projeto e finalização do mesmo. O que posso fazer neste caso? Na verdade eu já cansei, não queria ter o trabalho de fazer pesquisas, contratei a arquiteta justamente para isso, mas também estou sentindo que joguei dinheiro fora.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 2
Lydia Aguiar
Arqué Arquitetura E Interiores (Alto Paraíso de Goiás, Goiás) Arqué Arquitetura E Interiores - há 8 anos

Kenia, infelizmente sua experiência foi infeliz, mas quero defender que nem toda relação com arquitetos tem final assim. Eu costumo dizer pra todos os clientes que me procuram que devem olhar pro sentimento que nos envolve, antes mesmo de fecharmos contrato. Não vou entrar no terreno da crítica, mas me parece que vocês apenas não estão na mesma sintonia. Você pode tentar entrar num acordo com ela, afinal você não tem o resultado final esperado pelo que contratou. Eu já desfiz contrato no meio, devolvi valores porque não estava afinada com o cliente, lá há quase 20 anos atrás, no começo da carreira. Vai da consciência dela, mas é direito seu. Eu como profissional me antecipo a isso, já nem fechando contrato com pessoas com quem eu não rola empatia (isso não quer dizer que ele ou eu seja bom ou ruim!), porque eu não acredito que o nosso tipo de trabalho possa se desenvolver sem envolvimento com o cliente, mas sim que o melhor resultado somente pode ser possível com um trabalho conjunto, onde eu entro com a técnica e a minha sensibilidade e o cliente entra com o desejo, ou a necessidade. Vai muito além de uma relação comercial, entende?

Direitos você tem todos garantidos como consumidora: Comprou? tem que receber pelo que comprou. Tente primeiro uma conversa franca com a profissional e exponha as suas dores como expôs aqui. Sem agressões, abra suas dores pra ela, afinal você a contratou pra solucionar os seus desejos. Se não resolver, busque seus direitos.

Eu ainda me reservo o direito de dizer, já que você pediu orientação, que você preste mais atenção aos profissionais que contrata. Isso não quer dizer de maneira nenhuma que ela seja uma má profissional, mas apenas ficou claro que vocês não "conversaram com a alma". Não sei se foi o seu caso, mas isso ocorre na maioria das vezes quando se procura preço, e não valor. E se foi o seu caso, não se culpe, pois além do nosso VALOR não ser divulgado, eu entendo perfeitamente que, quando não se conhece o trabalho do outro, obviamente o preço vai ser um fator importante na escolha.

Boa sorte pra você!

Responder
Kenia Martins
Particular - há 8 anos

Já tive essa conversa. Mas infelizmente não adiantou. O problema que já paguei todo o projeto, em 3 meses, achei que ficaria pronto neste tempo, a previsão era de 60 dias. Enfim, vou consultar um advogado para ver, senão infelizmente assumir o prejuízo. Obrigada pela sua opinião.

Vandair Fernandes Cintra ( Sr Cintra )

Kenia, eu, como profissional sou mais radical. Se fosse uma geladeira que voce tivesse comprado, o que faria? É a mesma coisa. O profissional vende algo e quem o compra precisa de recebe-lo. Faça valer seus direitos. Um ano é tempo mais que suficiente para o problema ser resolvido. Um bom projeto, feito por um bom profissional, respeitando os interesses do cliente e o codigo de obras, nao pode demorar mais que 45 dias para ficar pronto. Se tem como reaver o seu dinheiro, vá a luta e contrate outro profissional. Abraços

Responder
Priscila
Particular - há 8 anos

Oi Kenia!

Então talvez o problema seja mesmo igual você falou, seja a falta de dedicação da arquiteta com o seu projeto, que ela deve passar para outra pessoa fazer. Você já conversou com sua arquiteta, como a Lydia citou acima? Explique a situação, às vezes ela mesma pode estar passando por uma situação complicada, que está tirando a concentração dela, atrapalhando ela no trabalho. Todos somos humanos, temos problemas. Converse com ela, diga que você está preocupada com o projeto pois o mesmo não está atendendo às suas expectativas. Explique que você a contratou por indicação, porque outra pessoa a considera uma boa profissional e você também acredita nisso, e que por isso espera que ela faça o melhor pra você! Pergunte a ela se está tudo bem, também, se vela está tendo alguma dificuldade em entender o que você quer no projeto, se ela está com dificuldade em receber as informações que você passa, se ela está motivada com o seu projeto...

Há momentos que somente uma boa conversa sincera e tranquila para resolver.

Eu entendo que essa situação que você está passando é muito complicada, principalmente porque um projeto mexe com os nossos sonhos, nossos anseios, nossas necessidades, e isso interfere muito no nosso emocional. Mas às vezes a sua arquiteta pode realmente estar com alguma dificuldade, que não necessariamente tem a ver com você.

Se for o caso, você tem toda a liberdade de cancelar o contrato também. Verifique com ela o trabalho que ela já fez, para que você possa quitar o serviço já feito e parte pra outra!

Abraços!

Kenia Martins
Particular - há 8 anos

Priscila, a escolha não foi por preço, foi por indicação, e não teve nenhum problema de antipatia, é uma pessoa muito simpática, educada, nas reuniões de briefing e tudo ótimo, "parece" que está entendendo tudo, faz todas as anotações, mas quando apresenta o layout...nem parece que ficamos reunidas a horas, acho que ela passa para alguém da equipe do escritório dela faz, aí fica um telefone sem fio, acho que falta alguém bom em decoração na equipe dela. Em relação ao preço, acredito ter pago preço de mercado, aqui em BH, 4800 por 3 ambientes (2 salas e 1 área externa).

Priscila
Particular - há 8 anos

Kenia, como disse a colega Lydia acima, o problema pode ser a sintonia entre vocês.

A escolha do arquiteto não pode ser motivada somente pelo "preço" do projeto, um fator que muitas vezes influencia às pessoas a contratarem um determinado arquiteto a outro.

Outra coisa você e o seu arquiteto precisam ser compatíveis, o seu "santo" precisa se dar com o dela. Você precisa contratar uma pessoa que, independente do valor que ela cobre, te passe credibilidade, confiança, que você se sinta bem ao conversar com essa pessoa , que você e ela se relacionem bem.

O arquiteto também tem que agir como um "psicólogo", e você não contrataria um psicólogo que não goste, não é verdade? Você não se abriria, não contaria os seus problemas para uma pessoa pela qual tenha antipatia.

Espero que sua situação se resolva!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região