Qual pode ser a razão do aparecimento de bolhas na pintura?

Boa tarde. Comprei um apartamento usado, já antigo. Quando fizemos a vistoria estava impecável. Porém, menos de uma semana após fechar o contrato, para minha surpresa, tetos e paredes dos quartos apresentaram bolhas na pintura não existentes antes. (não se trata de umidade, visto que vários tetos e paredes apresentaram o problema, sem que existisse qualquer tipo de vazamento). Alguém saberia me dizer a razão de tal aparecimento e como faço para consertar?

muito obrigado,

Qual pode ser a razão do aparecimento de bolhas na pintura?

Boa tarde. Comprei um apartamento usado, já antigo. Quando fizemos a vistoria estava impecável. Porém, menos de uma semana após fechar o contrato, para minha surpresa, tetos e paredes dos quartos apresentaram bolhas na pintura não existentes antes. (não se trata de umidade, visto que vários tetos e paredes apresentaram o problema, sem que existisse qualquer tipo de vazamento). Alguém saberia me dizer a razão de tal aparecimento e como faço para consertar?

muito obrigado,

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 1
Celso Ferreira
Celso Caetano Ferreira (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Celso Caetano Ferreira - há 5 anos

No caso de eliminar a hipotese de umidade isso pode ser o resultado de uma repintura , ou seja, uma pintura feita sobre outra onde não houve aderência e a tinta nova está se descolando. Solução para este problema é o lixamento total da pintura que está descolando e repintar com tinta de boa qualidade.

Responder
Oswaldo Pires
Particular - há 5 anos

obrigado pela resposta. Creio que o problema foi exatamente falta de aderência da tinta nova sobre tinta anterior. Vou seguir seus conselhos e pedir ao pintor para proceder conforme sua orientação. Mais uma vez, obrigado.

Oswaldo Pires
Particular - há 5 anos

obrigado por todas as respostas. Mesmo passando fundo reparador, as bolhas persistem em aparecer. Entrei em contato com a Coral, por ser a marca de tinta que estou usando. O técnico do SAC informou que o aparecimento se dá devido as paredes terem sido revestidas originalmente com gesso. Me orientou (e aqui fica a dica para que ninguém mais passe pelo problema que estou passando) a utilizar o fundo sintético nivelador a base de SOLVENTE e não de água como o meu pintor estava usando ou então, por garantir maior rendimento, esmalte coralit ultra resistência branco fosco. O latex (PVA) poderá ser usado após a aplicação de um desses produtos recomendados. Segundo o técnico, um desses produtos irá resolver a questão. Novamente obrigado a todos pela gentileza em encaminhar respostas.

Oswaldo Pires
Particular - há 5 anos

Marcos Souza. Muito obrigado pela sua resposta. Aparentemente vc. tem toda razão na identificação do problema. Ou o problema foi pó ou falta de aderência da tinta nova sobre a velha, não que tenha sido usada tinta de qualidade não recomendável para a pintura nova. A tinta é considerada de primeira linha. Obrigado novamente.

Valdemir Nogueira Chagas

Oswaldo, bom dia!

Descartando qualquer tipo de infiltração de água (pluviais, rede de abastecimento ou rede de esgoto), a possibilidade é da condensação do ar devido o imóvel ter ficado totalmente fechado, com a variação de temperatura diurna (durante o dia quente e a noite fria) isso pode ocorrer. O aconselhável é manter as janelas abertas e permitir que haja fluxo de ar contínuo.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Oswaldo Pires
Particular - há 5 anos

Agradeço a sua resposta. As possibilidades de infiltração, umidade ou vazamento estão descartadas. Possibilidades de condensação do ar também não se aplica, haja vista que os proprietários anteriores (moradores) mudaram-se e me entregaram o apartamento. Apenas poucos dias depois da mudança as bolhas começaram a aparecer. Muito obrigado pela sua resposta.

Particular - há 5 anos

R: Vazamento de agua... ou infiltração no revestimento externo;

A disposição;

Oswaldo Pires
Particular - há 5 anos

Não há vazamento de água ou infiltração de ambiente externo. Creio que o que ocorreu foi falta de aderência da tinta nova sobre a velha ou, em razão do pintor não ter retirado o pó do lixamento da massa corrida, como comentado pelo Marcos Souza. De qualquer forma, agradeço a sua resposta. Muito obrigado.

Warley Santos
Warley Pinturas (Guarulhos, São Paulo) Warley Pinturas - há 5 anos

Olá amigo isso acontece devido uma ma preparação da pintura anterior, provavelmente na eliminarão o pó gerado durante a preparação, e isso tbem acontece muito com paredes de gesso, devido ser muito poroso, o certo e vc fazer a remoção do que conseguir e usar um fundo preparador de paredes para uma melhor aderência na nova pintura, boa sorte.