Porão sem ventilação

Tenho um porão com 120m quadrados e suas paredes dão 2 para o aterro do quintal e duas para o terreno vizinho. Parte dele está debaixo da casa e parte debaixo da varanda. Ele está embolado e com piso e iluminação mas sem ventilação.Ele tem uma escada dentro da casa e uma das paredes daescada da pra varanda. Pensei em por uma janela alta nesta parede. Mas acho pouco o que fazer? Por enquanto está sem uso pois não sei o q fazer e queria gastar o menos possível.

Porão sem ventilação

Tenho um porão com 120m quadrados e suas paredes dão 2 para o aterro do quintal e duas para o terreno vizinho. Parte dele está debaixo da casa e parte debaixo da varanda. Ele está embolado e com piso e iluminação mas sem ventilação.Ele tem uma escada dentro da casa e uma das paredes daescada da pra varanda. Pensei em por uma janela alta nesta parede. Mas acho pouco o que fazer? Por enquanto está sem uso pois não sei o q fazer e queria gastar o menos possível.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 3
Claudio  Cardim
Desenhista Cadista (Recife, Pernambuco) Desenhista Cadista - há 7 anos

Bom dia, o uso do porão realmente sempre é bastante restrito. Porém se você conseguir criar uma ventilação cruzada, abrindo uma janela em uma parte do porão e outra na outra extremidade ou outro local que faça com que o ar circule atravessando o ambiente, irá melhorar um pouco. O simples fato de haver as aberturas, pelas diferenças de pressão do ambiente interno e externo devido as diferentes temperaturas já forçam o ar a circular. O tamanho da abertura total das janelas deve ser de no mínimo 10% da área do porão.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Aline, bom dia!

Complementando a minha opinião inicial, sabemos que o Brasil tem a quinta maior jazida de urânio em seu subsolo, que em contato com a água produz um gás radioativo de nome "Radônio" que é incolor, inodoro e insípido, segundo maior causador de câncer de pulmão, ficando atrás somente do tabagismo; ele fica muito próximo do solo, onde precisa de muita ventilação para se dispersar; estatisticamente ele causa problemas de saúde em pessoas que normalmente trabalham em subsolo, tipo garagem de prédios onde a ventilação é prejudicada ou quem vive em casas nas mesmas condições, sendo menos constatados em que vive ou trabalha em prédios mais altos. Farei em setembro próximo um seminário sobre casa saudável e sustentável na cidade de Campos de Jordão, aberto a todos, profissionais do ramo ou não; maiores informações em nosso site.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Tereza  Flesch
T F | A R Q U I T E T U R A (São Paulo Zona Sul, São Paulo) T F | A R Q U I T E T U R A - há 7 anos

Bom dia Aline,

Realmente, é uma área bem interessante para ser desperdiçada.

Algumas sugestões:

A porta de acesso para a escada do porão pode ser de veneziana, assim você já tem uma saída de ar.

Ao invés da janela, você pode usar tijolo de vidro vazado, assim além da ventilação permanente você terá um pouco de iluminação natural.

Existem alguns instrumentos mecânicos que auxiliam na troca do ar, como o ventokit. (www.ventokit.com.br/vk_500_ultra.asp#). Você pode fazer um sistema misto de ventilação natural e mecânica.

Acho importante você contratar um profissional especializado nesta área para te auxiliar.

Atenciosamente,

Tereza Flesch

Arquiteta Coordenadora

TF | ARQUITETURA

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Aline, bom dia!

Pelo seu relato minha sugestão é não utilizar este porão de forma alguma, pois se trata de um ambiente insalubre, pela falta de ventilação e iluminação natural, mesmo que você as substituam por processo eletromecânico. Em setembro próximo participarei de Seminário sobre "A Casa Saudável e Sustentabilidade", na cidade de Campos do Jordão/SP.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região