Posso ligar cooktop indução 220v e 2700 de potência em cabo de 4mm e disjuntor dedicado de 32A?

Acabo de fazer mudança de sistema elétrico monofásico para trifásico. Vou instalar um cooktop de 220v e 2700W de potência. Li que para cooktop precisa ser cabo de 6mm e disjuntor de 40A. Os cabos aqui são 4mm e o disjuntor dedicado ao cooktop é de 32A. Devo modificar? Meu chuveiro de 7800W 220V tb está nesse mesmo cenário de 4mm 32A em disjuntor dedicado. Sou leiga e fiquei assustada.

Posso ligar cooktop indução 220v e 2700 de potência em cabo de 4mm e disjuntor dedicado de 32A?

Acabo de fazer mudança de sistema elétrico monofásico para trifásico. Vou instalar um cooktop de 220v e 2700W de potência. Li que para cooktop precisa ser cabo de 6mm e disjuntor de 40A. Os cabos aqui são 4mm e o disjuntor dedicado ao cooktop é de 32A. Devo modificar? Meu chuveiro de 7800W 220V tb está nesse mesmo cenário de 4mm 32A em disjuntor dedicado. Sou leiga e fiquei assustada.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Wilson Marcos da Silva
W2 Projetos & Reformas. (Suzano, São Paulo) W2 Projetos & Reformas. - há 16 dias

Bom dia

Tecnicamente,2700÷220 = 12Amperes, o que te da folga p/ utilizar o cabo de 4mm, ainda mais, sabendo que vc passou p/ trifasico sua instalação.

Porem,no caso de ser um equipamento novo,ainda na garantia, deve-se levar em conta a solicitação do fabricante.

Responder
Danilo Martins
O Eletriquista (Sorocaba, São Paulo) O Eletriquista - há 16 dias

Se a potência MÁXIMA do cooktop é 2700W, pode ligar tranquilamente no cabo de 4mm2 e disjuntor de 32A, pois a corrente elétrica que ele consumirá é de apenas 12A.

Quanto ao chuveiro, você até consegue instalar e usar, mas em condições limitadas porque a corrente em seu consumo será de 36A. O ideal é colocar cabo de 6mm2 e disjuntor de 40A.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região