Posso usar bitola maior do que a do relogio?

Boa tarde! Aqui em casa do padrão ao qdc tem 40 metros.Tensão de 127. Qual bitola colocar 16mm ou 25 mm? Sendo três circuitos, chuveiro, tomada e lâmpadas. A bitola do poste ao padrão é de 16mm. E o disjuntor geral e de 70 A. Desde já agradeço!

Posso usar bitola maior do que a do relogio?

Boa tarde! Aqui em casa do padrão ao qdc tem 40 metros.Tensão de 127. Qual bitola colocar 16mm ou 25 mm? Sendo três circuitos, chuveiro, tomada e lâmpadas. A bitola do poste ao padrão é de 16mm. E o disjuntor geral e de 70 A. Desde já agradeço!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Luiz Carlos
L&C Elétrica (Guarujá, São Paulo) L&C Elétrica - há 10 meses

Precisa verificar no padrão entrada (poste) do cliente se tem as duas Voltagens 110v ou 220v, o correto seria usar chuveiros de 220V pois não interferiria muito na corrente amperagem deccarga que é uma grandeza de eletricidade e o mais perigoso pros usuários fazer o aterramento dos 3 chuveiros e no caso ai

Pode ser que nao de certo chuveiro voltagem 110v pede dj50 e fiação 50mm porque esquenta muito ai nem um fio geral de 25mm ou mais aguenta acredito do poste ate o qdf boa sorte chama um eletricista de confiança e qualificado pra fz um levantamento de cargas

Responder
Ana Marida de Aluguel
Particular - há 10 meses

Amigo, vá até a concessionária e diga que precisa fazer uma atualização de carga (consumo). Eles anotam tudo os eletros que vc tem em casa e fazem o cálculo do que vc vai precisar. Solicite fornecimento bifásico, assim vc recebe mais um cabo no padrão. Com esse novo cabo, vc fica com ambas as tensões disponíveis na casa. Deixe tomadas e iluminação no 127v e passe o chuveiro pra 220v. Com 220v vc não precisa encorpar os cabos. Acredito que se usar cabos de 10mm² do Padrão até o Quadro de Disjuntores e disjuntor de 50A, fica de acordo com sua necessidade, mas siga as orientações da concessionária.

Vigo Serviços
Alessandro (Sumaré, São Paulo) Alessandro - há 10 meses

Bom dia,

1º - É preciso verificar se a entrada do padrão e monofasico ou bifasico; 2º - para saber que tipo de cabo/disjuntor à se utilizar, é necessario saber a carga total de consumo da residencia (dependendo da carga, se faz necessario o pedido de adequação junto a concessionaria, para o Sr não ter problemas). Sabendo estas informações, o Sr. pode ter um bom dimencionamento (gastando "R$" somente no que é necessario, e sem desperdicio de materiais) em todo circuito e segurança para a instalação

a Disposição

Responder
Eduardo Vituri
Evec Engenharia E Comércio (Campo Limpo Paulista, São Paulo) Evec Engenharia E Comércio - há 10 meses

Se a tensão dessa residência é apenas 127V monofásico, tendo 3 chuveiros, trabalhar com cabo de 25mm² é mais seguro. No entanto, será necessário aumentar o disjuntor geral, pois em caso de uso simultâneo de chuveiros e outros equipamentos de maior potência, esse valor não será suficiente e irá desarmar.

Responder
Juliano Vieira Pereira
Manutenção Preventiva De Residencia (Belo Horizonte, Minas Gerais) Manutenção Preventiva De Residencia - há 10 meses

Contrate um eletricista ou um Técnico em Construção. Vc terá mais segurança. Boa sorte!

Responder
Edmilsom dos Santos Dourado

,,, Vale lembrar confirmar se o padrâo é Monofásico ou Bifâsico ,,,,,se monofasico tem revisar calcular amperagem no quadro distribuiçâo principalmelmente para os chuveiros que usa bitola 10 mm por ser 127 volts ,,,certamente para alimentar todos circuitos tem ser bitola 16mm ou 25 mm atençâo disjuntores e diametros de fios,

Responder
KV Elétrica Eletrônica Ltda Silva

Bom dia , vai de acordo com carga total que está sendo consumindo na casa precisa fazer levantamento de carga , quantidade de equipamento não diz exato qual fiação você vai usar e sim o consumo de sua residência com equipamento instalado , sempre deixa no padrão da concessionária, qualquer ocorrência eles pode identificar que o problema foi ocasionado pelo consumidor eles vão abrir um protocolo chamada TCI .. TERMO DE CISCURTANCIA DE IRREGULARIDADES, OBRIGADO

Responder
Paulo Rodrigues
Pfeletrica (Mogi das Cruzes, São Paulo) Pfeletrica - há 10 meses

Neste caso, a menor bitola aceitável é de 16mm². Recapitulando as etapas de forma resumida: Em circuitos trifásicos, as etapas são as mesmas. O detalhe que muda é em relação ao comprimento dos condutores, pois em vez de multiplicar a distância por 2, é necessário multiplicar por 1,73

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região