Posso usar cabo 10mm flexível para rede mestre da casa?

Posso usar cabo 10mm flexível para rede mestre da minha casa? Ouvi dizer que o cabo adequado seria o 10mm rígido, o flexível fica complicado para puxar os fios para tomada e interruptores. Porque deveria ser o regido ao invés do flexível?

Posso usar cabo 10mm flexível para rede mestre da casa?

Posso usar cabo 10mm flexível para rede mestre da minha casa? Ouvi dizer que o cabo adequado seria o 10mm rígido, o flexível fica complicado para puxar os fios para tomada e interruptores. Porque deveria ser o regido ao invés do flexível?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Luan, bom dia!

Sua pergunta para uma resposta eficaz carece de outras informações, tais como: sua entrada é monofásica, bifásica ou trifásica? Tem quadro de distribuição de luz (QDL) na casa? Quantos compartimentos tem a casa? Qual a distância do medidor ao quadro de distribuição? Quais equipamentos você tem ou prentende ter? Quantos chuveiros elétricos e qual potência de cada um, máquinas de lavar, microondas, bomba d'água, etc.?

Portanto sugiro contratar Profissional credenciado (Engenheiro Eletricista ou Engenheiro Civil), para elaboração de Projeto de Instalações Elétricas, onde ele dará a melhor solução técnica e econômica.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Carlos Eduardo Gayotto Gayotto
Carduga Eletrica (Cerquilho, São Paulo) Carduga Eletrica - há 12 dias

bom dia vai depender do levantamento de carga e do padrao que foi feito nao recomendo usar fio 10 mm em rede monofasico

Responder
Pedro Paiva
Pedrinho Eletricista (Americana, São Paulo) Pedrinho Eletricista - há 12 dias

olá bondia,

só podemos saber qual cabo vai ser usado se é cabo 10 mm ou 16mm e outros

depois que fazer um levantamento de cargas,assim sabemos qual vai ser cabo do padrão de entada ok ?

Responder
Ernaldo
Engenaldo Engenharia & Construção Eireli - EPP (São Caetano do Sul, São Paulo) Engenaldo Engenharia & Construção Eireli - EPP - há 12 dias

Bom dia Luan.

Em questão do cabo ser flexível não tem nenhum problema, agora em questão de bitola, precisa fazer o dimensionamento de carga, pois dificilmente você irá usar cabo de 10 mm dentro da casa, provavelmente irá usar no máximo de 6 mm, tudo depende do dimensionamento que é o ponto mais importante de uma instituição elétrica.

Responder
Claudemir Queiroz Cabral

Depende do tamanho da sua casa, quantidade de tomadas e os respectivos equipamento(s), tipo de iluminação, chuveiro(a). Para dimensionamento da rede principal vai depender desse dimensionamento, pois se você não fazer corretamente pode ter problemas.... Se você tiver dívida no dimensionamento posse está lhe auxiliando sem custo! Vale muito apena fazer da forma correta para não ter gastos desnecessários no futuro.... A diferença do certo e do "quase certo" nem sempre justifica o risco dos prejuízos.

Responder
Roger Tomas
Rwt Projetos (Guarulhos, São Paulo) Rwt Projetos - há 13 dias

Boa tarde Luan, a diferença entre os cabos esta na flexibilidade e rigidez, e em alguns lugares no preço, agora na capacidade de condução é a mesma, eu recomendo usar cabo de qualidade, e se possível usar conector tipo Wago nas conexões.

Responder
Danilo Martins
O Eletriquista (Sorocaba, São Paulo) O Eletriquista - há 12 dias

Pode sim Luan, é até mais adequado pela facilidade de se trabalhar com ele. Cabo rígido é coisa do passado, não há diferença nenhuma entre eles no quesito elétrico.

Deverão ser criados circuitos separados de iluminação e tomadas, que reduzirão a bitola do cabo, o de 10 mm² nunca é puxado assim direto pros circuitos terminais, o que faz vc economizar dinheiro com a compra de cabos.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região