João Fernando R Caçador
O projeto de reforma de um arquiteto pode ser realizado por uma empreiteira de minha escolha?

Bom dia! Contratei um escritório de arquitetura para realizar um projeto de reforma de casa, que está sendo finalizado, faltando o memorial descritivo e o cronograma físico-financeiro. O arquiteto me apresentou a planilha orçamentária e um empreiteiro de sua confiança, que orçou seus serviços. O valor total (mão de obra + material ficou 30% maior do valor previsto para investir). Estou aguardando orçamentos de mão de obra de outras empresas. Minhas dúvidas:

1) Para que o escritório faça esse cronograma é necessário, primeiro, que eu já tenha escolhido o empreiteiro ou é independente?

2)O cronograma criado pelo arquiteto serve e deve ser usado apenas pelo empreiteiro que ele indicou ou por qualquer empresa escolhida pelo cliente? Se a empresa por mim escolhida for diferente da indicada pelo profissional, ela poderá fazer outro cronograma com previsão de materiais, mão de obra e recursos a serem utilizados, inclusive alterando o tempo planejado da obra?

O projeto de reforma de um arquiteto pode ser realizado por uma empreiteira de minha escolha?

Bom dia! Contratei um escritório de arquitetura para realizar um projeto de reforma de casa, que está sendo finalizado, faltando o memorial descritivo e o cronograma físico-financeiro. O arquiteto me apresentou a planilha orçamentária e um empreiteiro de sua confiança, que orçou seus serviços. O valor total (mão de obra + material ficou 30% maior do valor previsto para investir). Estou aguardando orçamentos de mão de obra de outras empresas. Minhas dúvidas:

1) Para que o escritório faça esse cronograma é necessário, primeiro, que eu já tenha escolhido o empreiteiro ou é independente?

2)O cronograma criado pelo arquiteto serve e deve ser usado apenas pelo empreiteiro que ele indicou ou por qualquer empresa escolhida pelo cliente? Se a empresa por mim escolhida for diferente da indicada pelo profissional, ela poderá fazer outro cronograma com previsão de materiais, mão de obra e recursos a serem utilizados, inclusive alterando o tempo planejado da obra?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Leonardo Lima
MLima Engenharia (Jundiaí, São Paulo) MLima Engenharia - há 7 anos

João Fernando, bom dia. Legal essa dúvida, é muito frequente.

Veja, o cronograma físico que conta apenas as etapas de execução é importante que seja conciliado com o empreiteiro que escolher, ele pode ser feito com a experiência do seu arquiteto, mas deve ser validado junto ao empreiteiro. Isso porque você elimina o risco de ter uma variação e um jogar para o outro.

Veja se o seu empreiteiro possui qualificação para executar conforme o planejado pelo arquiteto.

Se for considerar físico-financeiro me apoio no comentário do colega Valdemir. Validar as formas de fornecimento e os momentos de fazer a injeção financeira, para que tudo ocorra conforme o planejado.

Conselho, tenha um bom alinhamento de um profissional habilitado com o seu empreiteiro, sentem todos na mesa e validem o planejado, isso para reduzir riscos de imprevistos. Legal?

Espero ter ajudado,

Abraço!

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

João Fernando, bom dia!

O cronograma poderá ser físico somente ou físico-financeiro, com ou sem o material. Isso significa que o cronograma poderá (deverá) ser feito por quem executa a obra. Será levado em consideração vários fatores, dentre eles, o prazo de fornecimento de materiais, a sequência lógica de execução de determinado serviço e assim por diante, sendo até possível planejar uma paralização por deficiência orçamentária.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região