João Fernando R Caçador
Projeto para reforma de imóvel

Bom dia. Sabemos da importância do planejamento e do projeto arquitetônico na reforma de um imóvel.Gostaria de saber o que é contemplado num projeto para reforma de imóvel.Ele é necessário, mesmo quando não vai haver mudança estrutural, nem alteração de área e o proprietário já sabe tudo o que quer reformar em cada cômodo (refazimento do telhado, impermeabilização, troca de pisos e azulejos, louças, caixa de água, tanque, metais, esquadrias, rebaixamento de gesso sem moldura, iluminação com led, pintura),dispõe do valor suficiente e recebeu orçamentos de empresas mesmo sem apresentação de um projeto? Todo projeto especifica as marcas dos materiais a serem usados e sua quantidade (Ex.Uma pia de granito preto são gabriel venturini pop 150cm)? Os orçamentos recebidos sem apresentação de projeto apontaram o valor total da mão de obra e o valor total dos materiais de uma forma geral para cada cômodo, sem especificar marcas, tipos, modelos, quantidades e preços de cada material. Seria essa a diferença entre receber um orçamento de reforma sem um projeto e um orçamento após apresentação de um projeto? Por que é informado que se deve primeiro fazer um projeto para depois solicitar orçamentos, se várias empresas os fornecem sem pedir o projeto? Obrigado pela atenção.

Projeto para reforma de imóvel

Bom dia. Sabemos da importância do planejamento e do projeto arquitetônico na reforma de um imóvel.Gostaria de saber o que é contemplado num projeto para reforma de imóvel.Ele é necessário, mesmo quando não vai haver mudança estrutural, nem alteração de área e o proprietário já sabe tudo o que quer reformar em cada cômodo (refazimento do telhado, impermeabilização, troca de pisos e azulejos, louças, caixa de água, tanque, metais, esquadrias, rebaixamento de gesso sem moldura, iluminação com led, pintura),dispõe do valor suficiente e recebeu orçamentos de empresas mesmo sem apresentação de um projeto? Todo projeto especifica as marcas dos materiais a serem usados e sua quantidade (Ex.Uma pia de granito preto são gabriel venturini pop 150cm)? Os orçamentos recebidos sem apresentação de projeto apontaram o valor total da mão de obra e o valor total dos materiais de uma forma geral para cada cômodo, sem especificar marcas, tipos, modelos, quantidades e preços de cada material. Seria essa a diferença entre receber um orçamento de reforma sem um projeto e um orçamento após apresentação de um projeto? Por que é informado que se deve primeiro fazer um projeto para depois solicitar orçamentos, se várias empresas os fornecem sem pedir o projeto? Obrigado pela atenção.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 5
Rômulo Fernando Macedo
Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração (São José dos Pinhais, Paraná) Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração - há 7 anos

Bom dia João Fernando.

Já ouviu falar que "Detalhes fazem a diferença"?

O projeto permite que você padronize os orçamentos e consiga orçar com vários fornecedores sem perder o foco e o objetivo de gastar menos com o melhor resultado.

Somente assim com o memorial descritivo e um projeto bem detalhado você consegue que todos os fornecedores orçem a mesma coisa e não te empurrem algum produto similar que não tenha a mesma qualidade do produto especificado.

O projeto permite também você organizar a sua obra por etapas e controlar o seu fluxo de caixa, sabendo exatamente quando cada serviço entra na obra ou se eles podem caminhar em conjunto para acelerar e economizar recursos. Humanos, materiais ou financeiros. Ok?

Você pode contratar um pedreiro e comprar os materiais por conta própria sem problemas, mas não tem preço que pague a sua tranquilidade. Já ouviu falar que o barato sai caro?

Saber quem vai te mostrar o resultado final desejado, com projetos e imagens e garantir que sua obra fique em perfeitas condições de uso e não te dê dor de cabeça no futuro com possíveis serviços mal feitos, realmente será o arquiteto.

Se gostou desta publicação, por favor recomende.

Sou Rômulo Macedo, arquiteto na Studio Lambrequim Arquitetura e espero ter te ajudado de alguma forma.

Um abraço e até mais.

Responder
Fialho Arquitetura
Particular - há 7 anos

Projeto = pensar antes, planejar. Serve para garantir espaços de qualidade, projetados de acordo com as boas práticas de arquitetura, ou seja, considerando insolação, incidência de ventos, iluminação interna, ergonomia, fluxos de circulação, hidráulica, elétrica, gás encanado, enfim, todas as condicionantes que podem influenciar no seu ambiente. Veja que nem mencionei a estética, que também será considerada no projeto, assim como as suas preferências neste tema. Além de todos esses benefícios, sua obra será mais barata e idônea, pois não haverá vínculo com fornecedores.

Cada profissional tem sua forma de trabalhar, muitos especificam em detalhes os seus orçamentos e outros preferem orçar em linhas genéricas, sem se prender a nenhum produto em específico. As lojas orçam apenas os produtos, por isso não precisam do projeto.

José Eduardo Honório

Se você não pretende fazer nenhum tipo de mudança estrutural ou de layout, quer simplesmente fazer a troca do acabamento por algum motivo (piso, telhas, revestimento cerâmico, etc), toda a reformulação e novo projeto podem ser dispensados. Faça o contrato para planejamento de obra.

Claro que é sempre recomendado contratar um arquiteto para um novo projeto pois certamente o espaço ficará melhor distribuído, os ambientes mais aconchegantes e sem sombra de dúvidas vai ser muito mais aproveitado pelos residentes.

Mas, se nada vai ser mudado e precisa de uma reforma simples, plantas e cortes com as medidas necessárias é o suficiente para definir materiais e a quantidade dos mesmos, assim como tempo necessário de execução e mão de obra.

Responder
João Fernando R Caçador
Particular - há 7 anos

Eduardo, todas as respostas que obtive me ajudaram, mas identifiquei-me mais com a objetividade da sua resposta. O motivo da reforma da casa é devido à problemas de infiltração no telhado e os demais serviços são para valorizá-la, deixando-a bonita, já que vou morar por seis anos e depois vendê-la. Só necessito de uma pequena consultoria profissional para saber qual a combinação de materiais(louças, portas, metais, pisos, etc) que melhor se adequam em cada cômodo num ambiente clean. Esse contrato para planejamento da obra serve para se obter orçamentos para reforma? Ou para que seja feito, o proprietário já tem que ter fechado com a empreiteira a reforma em si?

Obrigado pela sua resposta.

Gabriela  Tassara
Particular - há 7 anos

Olá João Fernando,

Pelo que entendi, temos um serviço que pode lhe atender.

Nem sempre o cliente precisa de um projeto de arquitetura de interiores completo. Muitas vezes apenas um projeto de consultoria é necessário e são serviços distintos.

No projeto de consultoria não há detalhamento de mobiliário ou projeto de forro, detalhamento de áreas molhadas, etc.

Você nos passa seu orçamento total o que deseja modificar, suas inspirações, etc e lhe apresentamos um 3D realístico e uma planta baixa com memorial descritivo de acabamentos e mobiliário, além de um orçamento. Após a execução do 3D, o cliente pode fazer as modificações que achar necessárias, gerando um novo 3D final.

Esse tipo de trabalho tem valor bem mais acessível do que um projeto completo e é feito sempre respeitando o orçamento do cliente. Fazemos esse tipo de trabalho também à distância.

Caso queira um orçamento, contate-nos.

Keila  Jordão
Arquiteta Keila Jordão (Pará de Minas, Minas Gerais) Arquiteta Keila Jordão - há 7 anos

Bom dia João Fernando, além de projetos hidráulicos e instalações como citado pelo engenheiro é necessário até mesmo antes destes projetos a contratação de um projeto de interiores, faz toda a diferença no seus orçamentos e no resultado final. Quando desenvolvemos o projeto analisamos um briefing com o perfil dos clientes a quem se destina, desenvolvemos a proposta conforme a personalidade e gosto da família, procuramos sempre o equilíbrio do projeto com orçamento disponível, procuramos detalhar yodas as etapas e sequênciar cada para não haver desperdício de marerial e tempo da obra. Outro ponto fundamental que muitos não sabem, vou citar apenas um ponto onde pode economizar e é a uma das partes mais cara de uma reforma, exemplo os móveis planejado, você ao chegar em uma loja eles tem interesse na venda de seus produtos e quanto mais móveis colocarem em seu projeto mais alto fica o valor e mais lucro terão. Já o arquiteto e designer de interiores vai te orientar no melhor resultado as com menos móveis, o necessário para sua casa. Resumindo, uma obra planejada por profissional qualificado evita desperdícios e retrabalhos futuro, a auto construção é como alto medicação nem sempre seus efeitos colaterais da o resultado esperado, e acaba gastando muito mais do que se tivesse um acompanhamento de um profissional. Precisando de projetos trabalhamos em todo Brasil e conseguimos fornecer um projeto todo ilustrativo para melhor compreensão dos ambientes e exterior em perspectiva 3d assim consegue visualizar antes de construir o resultado. Veja meu perfil tem algums projetos e meu site também. Espero ter ajudado.

Responder
Gustavo Patricio
Kruppa, Arquitetura E Construção De Espaços (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Kruppa, Arquitetura E Construção De Espaços - há 7 anos

Olá João.

Seu questionamento é muito comum; além do projeto de interiores como citados pelos colegas acima (gostei muito da citação da Keila sobre a automedicação), o projeto visa otimizar o que irá fazer. Vamos pegar os itens que citou como exemplo: (i) pensou em um telhado, ele terá 2, 3, 4 águas? Terras de barro, fibrocimento, aço, pvc, ecológicas, ?

O profissional irá te ajudar no melhor modelo visando conforto térmico, acústico e com o custo que espera aliado a uma boa estética. (ii) A caixa d'agua tem o dimensionamento suficiente? Está na melhor posição? Ela pode estar em uma localização onde não terá uma pressão suficiente para o chuveiro e torneiras ou não a melhor. Além disso, o profissional te auxilia a organizar a chegada dos materiais levando em conta o tempo de execução e a real necessidade - nem sempre o pedreiro sabe quanto vai de argamassa por exemplo.

Em resumo é isso, espero ter ajudado.

Um abraço e boa sorte com as obras!

Valdemir Nogueira Chagas

João Fernando, boa tarde!

Necessita sim, de projeto de design de interior, que é feito encima da planta baixa, com memorial descritivo, através dos quais se monta a planilha de materiais e serviço, só desta forma um profissional consciente poderá dar um orçamento confiável.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

João Fernando, bom dia!

O Projeto de reforma, contempla o design de interiores, as instalações elétricas e hidráulicas (água fria, água quente, gás, esgoto, águas pluviais, aquecimento solar, águas de reuso, segurança, tv a cabo, etc...), são partes integrantes do Contrato de Prestação de Serviços, além de um memorial descritivo, contendo e amarrando os principais materiais, dando limites e o seu similar permitido. A CKS Consultores executa esses serviços.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
João Fernando R Caçador
Particular - há 7 anos

Bom dia, Valdemir e obrigado pela resposta. Pelo que eu entendi, reformas estéticas (troca de pisos, revestimentos, etc) que não alterem a estrutura e área do imóvel não necessitam de um projeto. Mas, então como conseguir um orçamento com preço fechado (mão de obra mais materiais) com os tipos, marcas, quantidades e valores dos materiais especificados ?

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região