Qual a média de preços para os projetos arquitetônico, estrutural, hidráulico e elétrico?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

João Ferreira Lima
Conforthouse Eng. Eletrica E Automação Residencial (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Conforthouse Eng. Eletrica E Automação Residencial - há 7 anos

Uma das formas de cobrar por um projeto é por metro quadrado. Talvez essa seja a forma mais popular de cobrança entre os profissionais da área. Pesquisas mostram que o valor do m² de Projeto Arquitetônico pode variar entre em grandes centros. Portanto, o valor cobrado depende muito da cidade onde seu cliente está. Afinal, você pode estar no interior mas atender clientes da capital, acostumados a um preço maior (e aí vale uma pesquisa de mercado). O grande cuidado que se deve tomar com este método é saber o grau de detalhamento do projeto. Nem sempre um projeto de 100m² vai custar poucos reais o m², depende se é um projeto de uma casa, um consultório ou um galpão.

Baseados ainda no m² podemos dizer que os projetos complementares, em média, seguem a seguinte regra em relação ao preço do Arquitetônico: 60% do valor do projeto arquitetônico pode ser cobrado no projeto estrutural e 50% do valor do Arquitetônico para os demais projetos (elétrico, incêndio, hidrossanitário).

Espero te ajudado e qualquer outra duvida estou a disposição.

João Lima - Engenheiro Eletricista

Responder
Antonio Cézar Souza
Acsprojetos (Samambaia, Distrito Federal) Acsprojetos - há 7 anos

Tudo vai depender da exigência do cliente.

E importante avaliar o que se pede, por exemplo o uso do terreno se e residenciais, comerciais, industriais ou institucionais.

O valor do m2 de uma obra nova e diferente de uma obra de modificação com acréscimo pois no último caso existe a obrigação de fazer um levantamento de dados no local, e ter que apresentar uma proposta de ante projeto.

Também e importante observar os prazos para entrega dos projetos, quanto mais rápido a necessidade da entrega, mais alto será o valor do m2.

E as definições dos projetos quanto ao detalhamento e o acabamento de pranchas e necessário para determinar quantas pranchas irão fazer parte de um determinado projeto.

O valor também pode variar de localidades e clientela.

Espero ter ajudado.

Responder
Trevo Projetos Consultoria e Planejamento Messias

Bom dia,

O valore do projeto seja ele de arquitetura e/ou complementares vai depender de algumas variáveis.

I. Tipo de projeto, se é residencial, institucional ou comercial. Isso muda bastante as exigências de cada projeto.

II. O nível de detalhamento que se deseja em cada projeto. Quanto mais detalhado o projeto maior será o custo.

III. O nível de dificuldade , complexidade do projeto.

IV. Tanto o CAU como o CREA tem no respectivos sites orientação de como calcular os valores de projeto. Em média um projeto vai de 3% a 6% do valor da obra. No entanto esse percentual não pode ser aplicado assim de forma generalizada. Tem sempre que ser feita uma análise de caso a caso. Quando aplicamos esse valor de maneira geral o custo de alguns projetos fica muito caro e outros ficam com custo muito baixo.

Espero ter ajudado. Estamos à disposição.

Abraço.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região