Quais os padrões de cores de fios, seguindo as normas?

A norma fala que se deve usar azul para neutro e verde para terra, nos demais varia conforme especificação do projeto. Detalhe não usar fio de fases na cor amarelas aonde utilizarem o terra na cor verde e amarelo para não haver confusão. Dicas da manucom.!

Quais os padrões de cores de fios, seguindo as normas?

A norma fala que se deve usar azul para neutro e verde para terra, nos demais varia conforme especificação do projeto. Detalhe não usar fio de fases na cor amarelas aonde utilizarem o terra na cor verde e amarelo para não haver confusão. Dicas da manucom.!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Ricardo Vinícius de Oliveira

Olá Franco, quem determina a cor a ser usada pelos condutores é a NBR 5410 (para baixa tensão) a restrição é para as cores de condutores neutros e do sistema de aterramento, bem como a cor amarelo (puro) que pode ser confundido com o condutor do sistema de aterramento. Espero ter ajudado.

Responder
Yvan Bastos
Montpetro Supervisão e Montagem (Niterói, Rio de Janeiro) Montpetro Supervisão e Montagem - há 8 anos

Na verdade a regra é essa ( azul - neutro , verde - terra ) vale para se manter um padrão deixando assim quando se faz uma modificação na instalação saber que foi seguido uma orientação uma norma deixando o usuário seguro do que tem instalado

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região