Qual espaço mínimo indicado entre fogão e armários?

Meu fogão está num espaço justo de apenas 50 cm. Tenho receio que se usar o forno ele aqueça demais as laterais e possa oferecer perigo, por um lado tenho um gaveteiro e do outro vou fazer um fechamento da pia e ainda posso escolher qual material usar para isolar um pouco o calor do forno! O que me sugerem e qual o perigo real de ter um espaço assim tão justo?

Obrigada!

Qual espaço mínimo indicado entre fogão e armários?

Meu fogão está num espaço justo de apenas 50 cm. Tenho receio que se usar o forno ele aqueça demais as laterais e possa oferecer perigo, por um lado tenho um gaveteiro e do outro vou fazer um fechamento da pia e ainda posso escolher qual material usar para isolar um pouco o calor do forno! O que me sugerem e qual o perigo real de ter um espaço assim tão justo?

Obrigada!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 4
Luis Mauricio Gonzales
Arquiteto Na Obra (Sorocaba, São Paulo) Arquiteto Na Obra - há 2 anos

Bom dia, o ideal é consultar o manual do fogão para ver qual a distância mínima recomendada pelo fabricante, o ideal é deixar uma saída de ar para dissipar o calor. Outro problema é a ligação do gás, que deve ter uma distancia de segurança para evitar problemas maiores. Equipe Arquiteto na Obra.

Responder
Loma Arquitetura
Loma Arquitetura (Passo Fundo, Rio Grande do Sul) Loma Arquitetura - há 2 anos

Recomendamos Resposta do Luis Mauricio.

Observando também a distância entre o fogão e a geladeira, já que o calor do forno sai por trás e pode dissipar, prejudicando seu funcionamento.

Considere a possibilidade de mudar o local do fogão ou de instalar cooktop e forno separado em outro lugar.

Valéria De Checchi
Valeria De Checchi Arquitetura E Interiores (São Bernardo do Campo, São Paulo) Valeria De Checchi Arquitetura E Interiores - há 2 anos

O forno já tem o isolamento térmico. Não vejo problema em ter um armário próximo, já que não tem mais espaço.

Responder
Eliana
Particular - há 2 anos

Sim, mas normalmente os isolamentos dos fogões antigos era bem mais reforçado e sobretudo os de embutir, mas esse é simplesinho! De qquer forma vou ver qto esquenta por fora qdo eu ligar o forno! Obrigada pela resposta!

Giann Freire
Giann Freire Arquitetura (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Giann Freire Arquitetura - há 2 anos

Nos projetos que eu faço sempre deixo um espaço entre 2 e 5 cm

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região