Qual profissional devo procurar?

Eu quero um profissional que me ajude a planejar e executar a reforma de meu apto comprado no contrapiso. Procuro alguém que me dê soluções da malha elétrica e hidráulica, remanejamento dos aposentos, que tipo de gesso posso fazer, propor características do ambiente (sala mais arejada, cozinha mais ampla, solução para os pets...), ajude no design e tipos de móveis planejados, quais colocar e onde colocar.

Ou seja, me ajude a dar idéias para o projeto de cabo a rabo.

Existe um profissional que englobe tudo isso? Imaginei arquitetos, mas não sei se eles chegam tão longe.

Como bônus, se o profissional fizesse tanto o planejamento/projeto comigo e depois pudesse acompanhar a execução da obra (que seria feita ou pela mesma empresa, caso forneça o serviço, ou por um terceiro) afim de garantir que tudo saia como foi planejado, seria exatamente o que procuro.

Existem profissionais que ofereçam o serviço que descrevo, que é uma mistura de engenheiro, arquiteto e designer? Devo procurar na categoria de arquitetos? Engenheiros?

Qualquer dica é benvinda. Obrigado!

Qual profissional devo procurar?

Eu quero um profissional que me ajude a planejar e executar a reforma de meu apto comprado no contrapiso. Procuro alguém que me dê soluções da malha elétrica e hidráulica, remanejamento dos aposentos, que tipo de gesso posso fazer, propor características do ambiente (sala mais arejada, cozinha mais ampla, solução para os pets...), ajude no design e tipos de móveis planejados, quais colocar e onde colocar.

Ou seja, me ajude a dar idéias para o projeto de cabo a rabo.

Existe um profissional que englobe tudo isso? Imaginei arquitetos, mas não sei se eles chegam tão longe.

Como bônus, se o profissional fizesse tanto o planejamento/projeto comigo e depois pudesse acompanhar a execução da obra (que seria feita ou pela mesma empresa, caso forneça o serviço, ou por um terceiro) afim de garantir que tudo saia como foi planejado, seria exatamente o que procuro.

Existem profissionais que ofereçam o serviço que descrevo, que é uma mistura de engenheiro, arquiteto e designer? Devo procurar na categoria de arquitetos? Engenheiros?

Qualquer dica é benvinda. Obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 16
Diego Bortoleto Licca
Bortoleto Arquitetura E Construção (Caraguatatuba, São Paulo) Bortoleto Arquitetura E Construção - há 9 anos

Presado Sr Paulo, como disse os colegas acima, o profissional indicado é o Arquiteto, sou arquiteto e nossa função é a de participar da escolha do terreno ate os mínimos detalhes que sua casa vai precisar, somos formados para todas essas exigências que o senhor descreve, nossa formação é 90% humanas se não for exagero meu classificar como 99%, nossa função nas residencias de nossos clientes é harmonizar e compatibilizar todas as funções que uma residencia dispõem.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Atenciosamente.

Arq: Diego Bortoleto Licca.

Responder
Adriana Noelia Marin de Araujo Martins

Bom día,

Voce debe procurar um arquiteto que faza acompanhamento da obra e da compra e escolha dos materiales junto com voce.

Os Engenheiros civils, sao mias tenicos, eles nao tem preparo para as artes, e a arquitetura é uma arte.

Responder
Eduardo Ramirez
Eficieng Engenharia E Incorporadora Ltda. (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Eficieng Engenharia E Incorporadora Ltda. - há 9 anos

Primeiramente é necessário o arquiteto. A Eficieng é uma empresa de engenharia, arquitetura e construção, que engloba toda sua necessidade em um único contato. Projetos diversos, obras, eficiência energética e automação residencial.

À disposição.

Responder
AJA - Arquitetura e Construções ltda Arqtº Juliano

Bom dia Sr. Paulo, o certamente o profissional para este seu caso sem dúvidas será um bom ARQUITETO. Procure um aí próximo do seu local, mas procure saber sobre ele, referências, trabalhos que tenha realizados no que o Senhor pretende. Não coloque sua escolha e função de preço e nem de amizades. Serviços de Arquitetura como outro qualquer tem um valor, e existem regras para cotação, procure se informa, e ouça também o profissional. Boa sorte.

Responder
FP ARQUITETURA FP ARQUITETURA
Particular - há 9 anos

Arquitetos

ABNT: normas das reformas entra em vigor dia 18 de abril

Existe espaço para todos os profissionais no mercado, DECORADORES, DESIGNERES DE INTERIORES E ARQUITETOS, mas fique atento pois para exercer todas estas funções apenas um ARQUITETO poderá lhe garantir legalmente a qualidade de sua obra e projeto.

Além de ser hábil para planejar os espaços com bom gosto e funcionalidade, dentro dos novos termos da lei e norma NBR 16280:2014 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que trata de reformas de edificações, estabelecendo sistema de gestão e requisitos de processos, projetos, execução e segurança de reformas de edificações.

este profissional pode acompanhar a execução do projeto, levantando tudo que precisa ser contratado e comprado, já possuindo um rol de fornecedores já testados e usados em outras obras, além de poder também compor uma equipe para executar a obra civil e administrá-la.

Concentrar esforços, focando na organização e comunicação com um mínimo de fornecedores é um caminho acertado para menos desgastes do decorrer do processo e sucesso no alcance do objetivo final, que é finalizar a obra em tempo, qualidade e custos bem controlados.

Boa sorte na escolha! Estarei à disposição!

Fazemos Projetos e reformas completos com RRT profissional, não emitidos por terceiros.

Alvaro de Menezes de Menezes

Bom dia Paulo, após ler sua duvida vejo que a indicação começa pelo arquiteto que tem atribuições profissionais para todas as atividades descritas por você.

O começo de sua reforma (do novo) começa com a obtenção por parte do arquiteto de informações, elencando suas necessidades de uso, gosto com materiais, cores, equipamentos, etc. Tais informações serão utilizadas na elaboração de projeto arquitetônico em que será explicitado: lay-out (planta humanizada com disposição de mobiliário), Planta de obras civis (Indicativa de todas as mudanças desde paredes a pontos elétricos e hidráulicos), Planta executiva com plantas, cortes elevações, contendo todas medidas e especificações dos materiais e detalhes, Projeto de detalhamento de mobiliário( armários em geral), Planta de forro com iluminação.

Após todas as definições de projeto entra-se em uma atividade de acompanhamento junto com o proprietário de visitas a lojas, fornecedores, empreiteiro e caso necessário a profissionais de projetos complementares (elétrica, hidráulica, ar condicionado, estrutura, etc.).

Uma outra etapas é a de documentação da obra junto ao condomínio e a prefeitura local com emissão de RRT pelo profissional se responsabilizando pelo projeto.

Na fase final é a da obra efetivamente, que deve seguir as orientações que estão descritas no projeto e ter a fiscalização da execução pelo arquiteto.

Responder
lololo lolololo
Particular - há 9 anos

Prezado Sr. Paulo,

Bom dia!

Para que haja um esclarecimento sobre atribuições dos profissionais, por favor visite este link e leia a reportagem sobre a diferença de cada tipo de profissional:

Ressalto que um excelente projeto é fruto da harmonia de todos os profissionais envolvidos na sua empreitada.

Entrosamento da equipe e principalmente respeito de ambas as partes, além da transparência no negócio que é fundamental.

Adeilson PassarellI ou Francini
Passarelli Empreendimentos S/c Ltda (Itaboraí, Rio de Janeiro) Passarelli Empreendimentos S/c Ltda - há 9 anos

Então, o serviço que o Sr. está buscando, minha empresa vem fornecendo a muitos anos, temos uma equipe formada pelo arquiteto, que forneceria o projeto de acordo com as caracteríticas fornecidas pelo cliente e temos também profissionais que fornecem a mão de obra, temos o encarregado que fica a frente da execução do serviço fornecido e buscamos trabalhar com compromisso e qualidade.

Responder
Gilson de Carvalho
Projetos De Arquitetura (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Projetos De Arquitetura - há 9 anos

Paulo, sugiro que inicie com a consultoria de um arquiteto, profissional habilitado em projeto residencial e gerenciamento de obra ! Na consultoria você já terá uma excelente base de informações para, inclusive, decidir o caminho a ser seguido (programa de necessidades, conceito, projeto, execução da obra, prazo e custos) e ter o devido sucesso nessa empreitada ! A consultoria é feita em uma reunião de duas horas e se necessitar de mais informações estarei à disposição ! Arq. Gilson de Carvalho -

21_515994
7 fotos
Responder
Everaldo
Particular - há 9 anos

Olá Sr.Paulo,

Acredito que um profissional com grande conhecimento e responsabilidade consiga atender a sua necessidade.

Levando sempre em consideração a viabilidade, conforto, estética, acabamento e detalhamento de seus projetos.

O studio reis + camilo deixa a sua deposição nossos serviços para eventuais dúvidas.

Everaldo Camilo

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região