Qual transformador uso para um fogão de indução?

No meu apartamento não permite 220, não sabia e acabei comprando um fogão de indução, porém me orientaram a usar um transformador. Qual potência seria ideal para meu fogão de indução? Ele é 220V/ 7000w

Qual transformador uso para um fogão de indução?

No meu apartamento não permite 220, não sabia e acabei comprando um fogão de indução, porém me orientaram a usar um transformador. Qual potência seria ideal para meu fogão de indução? Ele é 220V/ 7000w

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Luiz Carlos
L&C Elétrica (Guarujá, São Paulo) L&C Elétrica - há 10 meses

Maria Eduarda o mais correto seria dimensionar o circuito trocar a voltagem de 110v para 220v fiação disjuntores e ter um específico para a fritadeira agora no caso do transformador 2° opção pode sim usar no seu caso tem ser um acima de 7500VA mas mesmo assim tem avaliar a instalação fiação e disjuntores o melhor seria primeira opção

Responder
Rafael Fernando Lopes de Almeida
Raf Instalacoes Eletricas E Manutencao (Sorocaba, São Paulo) Raf Instalacoes Eletricas E Manutencao - há 10 meses

O ideal se tiver o 220V no quadro de disjuntores é trocar o disjuntor para um bipolar de 35A e passar dois cabos de 6mm para tomada do fogão.,se não for possível fazer isso daí sim vai si pensar em um transformador pois tbm teria que mexer na instalação de qualquer forma pois a potência do transformador seria alta e teria que trocar a fiação.

Responder
Eduardo Vituri
Evec Engenharia E Comércio (Campo Limpo Paulista, São Paulo) Evec Engenharia E Comércio - há 10 meses

7000W de potência máxima, é um valor considerado elevado pra uma residência, já que ao usar um transformador antes de alimentar o forno, a bitola do fio terá que suportar mais de 50A, o que requer uma imediata mudança nos cabos e também de uma tomada especial pra essa corrente.

A não ser que não haja disponibilidade de 220V no quadro geral, a melhor situação ainda é puxar uma fiação nesta tensão pois a corrente é menor.

Se não for possível, pra uma operação totalmente segura um transformador de 10kVA é o mais indicado.

Responder
Rogerio Villanova Oiveira
Rogerio Villanova Oliveira (Arujá, São Paulo) Rogerio Villanova Oliveira - há 10 meses

Bom dia ,o mais certo a você fazer será mudar a fiação de sua tomada 110 para uma 220,e colocar um disjuntor somente para seu fogão, pois de qualquer modo você terá que fazer isso ao usar um transformador. Na verdade a maioria dos apartamentos é 110 ,e não colocam tomada 220 ,só no chuveiro ,mas chegando 220 no quadro você conseguirá inverter

Responder
Rodrigo Maruyama
Rodrigo P Maruyama (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Rodrigo P Maruyama - há 10 meses

Bom dia Maria Eduarda. Qualquer transformador com potência nominal acima de 8000VA vai te atender. Mas sugiro a voce, contratar um especialista, para avaliar a instalação da sua casa e fazer as devidas correções, pois essa carga requer uma infra mais parruda (Cabos, Proteção, Tomada, etc ). É bem provável que, a tomada que voce quer ligar esse Trafo, não vai estar dimensionada para essa potência.

Responder
Osmar José Barbeiro

O uso de transformador dever em últimos casos onde realmente não se tem a tensão 127v.

No seu caso você pode usar um transformador de 7KVA mas pra dar uma folga utilize um com 15% acima.

ATENÇÃO: quando se usa um transformador elevador de tensão de 127 / 220V a corrente de entrada neste caso será o dobro da saída.

O que seria a mesma coisa se você ligar ligar o forno de 7000W em 127V. A corrente para uso máximo da potência ficaria na casa dos 60A .

Atente-se a fiação de alimentação da residência comporta o uso no máximo do forno.

Responder
Marcial Lemes Rosa lemes
Mm Prestadora De Serviços (Bertioga, São Paulo) Mm Prestadora De Serviços - há 10 meses

Bom dia

Neste caso

Vc pode sim usar um transformador

Mais precisa ser de 10 mil kvw

Pq precisa de folga se vc usar de 7 mil ele vai aquecer muito e queimar

Mais meu conselho e tentar trocar seu fogão

Qual região vc mora

Não tem 110 ou só no apartamento

Pq se tiver 110 na rua da pra fazer sim

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região