Quanto devo pagar por um projeto que não será realizado?

Em contato com um arquiteto, ele conheceu meu terreno, fez o projeto e me mostrou um desenho. No fim nao gostei e desisti do serviço desse arquiteto. Achei ele chato, ficava ligando toda hora, enfim...não curti. Quanto devo pagar pela execução desse projeto (desenho inicial)?? ?

O arquiteto nunca falou sobre multas por desistência, não fez contrato, nem assinei nenhum tipo de acordo.

Essa é a primeira casa que vou construir e não tinhaa menor ideia de como eram os procedimentos. Ele não deveria ter sido mais transparente em me dar todas as informações. Agora ele pede que eu pague 30% do valor do projeto. O que devo fazer?? Sei que ele realmente gastou tempo para a execução do projeto e que merece receber um valor pelos seus serviços. Mas o valor que ele esta pedindo é muito alto. por favor me ajudem??

Quanto devo pagar por um projeto que não será realizado?

Em contato com um arquiteto, ele conheceu meu terreno, fez o projeto e me mostrou um desenho. No fim nao gostei e desisti do serviço desse arquiteto. Achei ele chato, ficava ligando toda hora, enfim...não curti. Quanto devo pagar pela execução desse projeto (desenho inicial)?? ?

O arquiteto nunca falou sobre multas por desistência, não fez contrato, nem assinei nenhum tipo de acordo.

Essa é a primeira casa que vou construir e não tinhaa menor ideia de como eram os procedimentos. Ele não deveria ter sido mais transparente em me dar todas as informações. Agora ele pede que eu pague 30% do valor do projeto. O que devo fazer?? Sei que ele realmente gastou tempo para a execução do projeto e que merece receber um valor pelos seus serviços. Mas o valor que ele esta pedindo é muito alto. por favor me ajudem??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 7
Gustavo Arbex
Grbx Arquitetos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Grbx Arquitetos - há 6 anos

Janaína, boa noite.

Como muitos já disseram nos comentários, o acordo inicial que fizeram (mesmo que verbal) vai poder ajudar na negociação final.

Para uma analise mais fria, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) possui alguns manuais e tabelas que nos orientam sobre esse assunto. Abaixo duas imagens de tabelas pertinentes. Dentro do conjunto do projeto completo, o Estudo Preliminar (não estou me referindo a um esboço simples), valores indicados entre 10 a 15%.

Para entrega parcial (apenas Estudo :Preliminar: "4.2.2.1. Estudo preliminar (EP)

Etapa destinada à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas iniciais e

aproximadas, necessários à compreensão da configuração da edificação, podendo incluir soluções alternativas."), a indicação é que o valor dessa etapa seja proporcional a 20% do valor total do projeto. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

2 fotos
Responder
Emiliano Belarmino
Impacto (Osasco, São Paulo) Impacto - há 6 anos

Na minha opinião você não deve nada.

Antes de executar um projeto o profissional deve adotar diversos procedimentos para assegurar que isso não aconteça. Se ele não o fez, paciencia

Responder
Graciele
Particular - há 8 meses

No meu caso o engenheiro que não quis continuar o projeto, falei com outro e o outro disse que faria... no caso de desistencia por o proprio engenheiro não querer eu tenho que pagar algo?

Graciele
Particular - há 8 meses

No meu caso o engenheiro que não quis continuar o projeto, falei com outro e o outro disse que faria... no caso de desistencia por o proprio engenheiro não querer eu tenho que pagar algo?

Ulisses Castro
Particular - há 6 anos

Oi Janaína. Aí vai a resposta de um arquiteto:

Esse não é o procedimento usual de desenvolvimento de projeto arquitetônico. O arquiteto não faz sequer um traço no papel sem ter um contrato assinado, com todos os itens muito bem definidos (prazos, escopo, entregas, desistência, multas etc., como qualquer outro contrato). Eu nunca ouvi falar no procedimento adotado pelo colega arquiteto. Aliás, para mim esse procedimento só serve para desvalorizar a classe dos arquitetos. Faz parecer que estamos vendendo ideias, quando na verdade um projeto de arquitetura é técnico!

Se ele fez um esboço inicial (croquis, partido arquitetônico, conceito ou qualquer outra atividade) e vocês não combinaram previamente um valor para esse trabalho, no meu entendimento você não deve absolutamente nada a ele. O colega se arriscou e perdeu o cliente mesmo assim. Paciência! Quem fez errado foi ele.

Ao contratar um arquiteto, você deve sentir confiança no profissional e deve pedir para conhecer seu portifólio de trabalhos anteriores. Não existe isso de fazer um esboço para ver se gosta. Um projeto de arquitetura é bem mais complexo que isso e existem etapas a serem cumpridas pelo arquiteto antes de se fazer um esboço (analisar topografia, orientação solar, custos, legislação, fazer um programa arquitetônico juntamente com o cliente etc.). Como essas etapas provavelmente não foram cumpridas, certamente o projeto final acabaria sendo radicalmente diferente desse esboço aleatório feito por ele.

Se preferir, consulte também o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de seu estado. Eles têm um canal de orientação ao cliente.

Boa sorte!

Ulisses Castro

Arquiteto

Graciele
Particular - há 8 meses

No meu caso o engenheiro que não quis continuar o projeto, falei com outro e o outro disse que faria... no caso de desistencia por o proprio engenheiro não querer eu tenho que pagar algo?

Marcelo Madanello
Madanello e Montagnana Arquitetura e Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Madanello e Montagnana Arquitetura e Engenharia - há 6 anos

Olá boa tarde, antes de qualquer desenvolvimento, estudo preliminar, etc....deve ser passado o custo em uma proposta para seu conhecimento....e ter o seu aceite....

Eu não pagaria nada.....

Pois não foi acertado nenhum valor para o trabalho ....

Nós antes de qualquer coisa ....acertamos o trabalho que será oferecido e o custo....

Para não ter nenhuma surpresa no caminho....

No mercado tudo que vc vai adquirir tem um preço que vc deve ter conhecimento para saber se pode ou não arcar com as despesas....

Não faz sentido nenhum eu realizar um trabalho pra falar quanto custa depois ....

Responder
Graciele
Particular - há 8 meses

No meu caso o engenheiro que não quis continuar o projeto, falei com outro e o outro disse que faria... no caso de desistencia por o proprio engenheiro não querer eu tenho que pagar algo?

Ana Átman
Particular - há 6 anos

Janaína, o correto seria ele informar a vc o valor do esboço, que seria um desenho mais visual do que com medidas corretas, pra sua primeira impressão e a partir daí vcs iriam discutindo e modificando as coisas até chegarem a ideia final. Definido o esboço final, partiriam pra outra fase, onde seria cobrado mais pelo projeto detalhado. Tudo deve ser feito com contrato, desde o esboço, que é pra vc ter a liberdade de querer ou não iniciar a edificação. Tendeu? Vc paga X pelo desenho inicial. Se ele não pediu pra vc assinar nada, ou foi burro ou estava mal intencionado. De qualquer maneira vc não deve nada. Ele que seja mais profissional, da próxima vez.

Nelson Brazil
Artium Inteligência em Construções e Projetos (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Artium Inteligência em Construções e Projetos - há 6 anos

Janaina, geralmente deve ser pago o serviço executado. Em que fase da proposta vocês pararam? Essa fase inicial é onde o arquiteto acaba gastando mais tempo, pois é a fase da criação.

Se não há nada explícito na proposta, só a negociação entre as partes pode mesmo resolver. Mas já ajuda que você tem em mente que algo é devido, isso já deixa a negociação mais equilibrada.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Dificil julgar o serviço de uma pessoa, mas verifique o custo do desenvolvimento do projeto... o que ele estava cobrando??? o que estava incluso??? o que ele entregou??? Faça uma analise e tente entrar num acordo...

A disposição;

Paolo Toniolo
Projetista & Decorart (Vila Velha, Espírito Santo) Projetista & Decorart - há 1 año

Apos passar ao cliente orçamento por telefone de projeto interiores em loja, marcamos no local e realizei esboço do previsto com a cliente; fechamos, e assinado um contrato de prestaçao de serviço aguardei uma entrada como previsto de contrato. Cliente algumas horas depois me pede para nao fazer nada pois surgiram problemas de obra com o proprietario do imovel. Mas já tinha toda estrutura no local pessoal de obra trabalhando, tudo andando, por isso acho desculpa do cliente ou arrependimento em ter me contratado. Devo cobrar quanto pelo meu tempo dedicado e pelo fato de assinar um contrato? (até agora nao coloco previsao de penal ou valor visita no caso de desistencia apos assinatura para nao parecer antipatico ou aproveitador) Obrigado a quem quiser dar uma opiniao

Responder
Denis Duck
Triangulo Arquitetura E Construção (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Triangulo Arquitetura E Construção - há 6 anos

Prezada Janaína, considerando o seu relato percebemos a sua preocupação ética perante o compromisso inciado com um profissional. Mesmo não fazendo contrato existem provas documentais como o próprio estudo preliminar, emails, croquis, algumas notas fiscais de impressão, etc...etc... provando que houveram horas de trabalho e deslocamento em visita ao terreno e reuniões. Para finalizar a questão sugiro que proponha um valor que acha justo para fachar um acordo e formalize um documento com recibo para evitar maiores problemas. Orientação para dar sequencia ao seu projeto, agora com experiência é verificar o portfólio do arquiteto e conversar bastante antes de iniciar qualquer estudo preliminar e solicitar a proposta de valores e condições por escrito para dar andamento com um novo profissional. A Triangulo arquitetura e construção tem uma vasta experiência em projeto e construção residencial e nos colocamos a disposição para maiores informações. Atenciosamente arquiteto Denis Duck.

3 fotos
Responder
Projectel Projetos Instalações e Construções

Boa noite Janaina,

Antes de mais nada deve haver uma negociação bem clara entre contratante e contratado, pois essa negociação geralmente é o maior atrativo para que o cliente sinta-se confiante em contratar tal profissional.

Essa negociação deverá estar muito clara em um contrato de prestação de serviços o que dará uma maior tranquilidade para ambas partes. No nosso caso não damos um somente risco sem o ok do nosso cliente, procuramos ouvir o máximo de cada cliente sobre sua real necessidade e antes de entregar um projeto definitivo apresentamos algumas prévias para que sejam validadas pelo cliente e somente após essa validação damos seguimento no projeto executivo garantindo total satisfação dos nossos clientes.

Responder
Carlos Alberto
Tecnicons Construtora (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Tecnicons Construtora - há 6 anos

Prezada Janaína. existem vários níveis de projeto...até o projeto executive complete de arquitetura e infraestrutura. Além disso, há a questão de contratação do projetista (as ) durante a execução da obra, para atender dúvidas, refazer alguma parte do projeto de seu interesse.O pagamento do professional independe da execução da obra.

pague aquilo que combinou ou contrat

Responder
SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Boa tarde, Janaina.

Tudo bem?

Sendo bem objetivo, foi acertado algo sobre esse desenho (verbal ou contratualmente)?

Caso não, você deve nada.

Quando nós, prestadores de serviços (engenheiro, arquiteto, etc), nos dispomos a realizar uma visita, orçamento e/ou fazer croquis (desenhos simples) sem combinar valores PREVIAMENTE, nós assumimos os custos. Até porque isso é um tipo de cortesia oferecida para trazer o cliente para perto e também demonstrar a qualidade do atendimento/serviço, porém sem compromisso algum por ambas as partes.

Converse com o profissional pois o que pode ter acontecido é que ele ficou chateado por não fechar o serviço após o tempo gasto. Conversar com calma sempre é o melhor a se fazer.

Porém, lembro, dispor tempo em visitas, orçamentos e croquis sem custo para o cliente acontece com frequência. Faz parte da estratégia comercial e se nada foi combinado, não há obrigações.

Responder
Agnaldo
Terpe Serviços - LTDA ME (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Terpe Serviços - LTDA ME - há 6 anos

Olá Janaina.

É muito difícil falar em valores de um projeto que não foi finalizado (Desenho Inicial). Isso dependerá muito do que foi entregue a você. Acredito que entrarão num acordo, visto o fato de você ter ciência de que deve alguma coisa, mesmo ele não ter sido um profissional transparente. Sempre que você for contratar qualquer pessoa ou mesmo um profissional qualificado a elaboração de um Contrato se faz necessário para que ambas as partes não saiam prejudicadas. Infelizmente existem pessoas que usam de má fé para se aproveitar.

Quanto ele cobrou pelo Desenho Inicial. O que consta nesse desenho. Ele atendeu suas necessidades no momento em que passou o que queria? São perguntas que deve ser analisadas por você e a partir dai uma negociação de valores será muito mais fácil.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região