Rachaduras

Bom dia.Minha casa possui rachaduras no teto que é de laje,sem telhado e com manta asfáltica à 06 anos.Alguns amigos dizem ser fissuras,outros,rachaduras.Estou assustada com o comprometimento da estrutura.

Rachaduras

Bom dia.Minha casa possui rachaduras no teto que é de laje,sem telhado e com manta asfáltica à 06 anos.Alguns amigos dizem ser fissuras,outros,rachaduras.Estou assustada com o comprometimento da estrutura.

RACHADURAS 039
7 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 5
Claudio Jorge
Escritório De Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Escritório De Engenharia - há 9 anos

Bom dia,

Rachaduras e fissuras se diferem de acordo com o tamanho da espessura, tanto é que existe uma tabela para verificar esta situação.

No entanto, independentemente de ser fissura ou rachadura, o fato é que na observação das fotos, tratam-se de reações diferentes uma da outra, e isso é o mais importante.

As fissuras ou rachaduras no teto ( laje ) sugerem retração do concreto ( provavelmente erro de traço ) e a rachadura na parede, próximo a porta e janela, são reações de recalque ou simples falta de vergas, vigotes com ferro transpassado.

Se são objetos diferente, deverá ter tratamento diferente e correções diferentes.

Saudações,

Eng Claudio Jorge

Responder
André
Technolux Serviços (Londrina, Paraná) Technolux Serviços - há 9 anos

Bom dia,

Sua laje é nivelada, não tem caída, precisa de um telhado pra não infiltrar.

As lajes trabalham mesmo, as pequenas rachaduras até são comuns em lajes onde passa muito trafego pela rua até uns 30m da casa. Porém seu caso é chuva.

Faça um telhado e refaça o reboco.

tenho certeza que as trincas somem.

Responder
Cezar Horacio
Particular - há 9 anos

Boa noite Sra Thais estas fissuras foram provocadas certamente pelo calor excessivo na laje é a dilatação desta, aparentemente não comprometeu a estrutura, será necessário mais fotos e informações se é uma laje maciça ou pré moldada e se as ferragens estão comprometidas com exame in loco. aconselho aplicar produtos específicos contra infiltrações e cobri-las se esta não for transitável, sendo a mesma necessário fazer uma proteção mecânica, procure um bom profissional em impermeabilização. ATT Lapidar construções.

Diogo Ribeiro
RK Construção e Reforma (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) RK Construção e Reforma - há 8 anos

olá Sra Thais, o que está acontecendo na sua laje é o seguinte, pelas fotos ela já teve bastante problema com goteiras e infiltrações, e como ela é uma laje embolsada, o embolso descolou da laje em alguns pontos e onde está firme acaba segurando a parte solta e daí surgem as rachaduras, o mais indicado é retirar todo o embolso que ja está fraco e bem danificado para não atingir quem passa em baixo. um abraço e disponha.

Responder
Ana Jorge
Ana Jorge Arquitetura e Interiores (São Sebastião, São Paulo) Ana Jorge Arquitetura e Interiores - há 9 anos

bom dia Thais,

bem pelo que meu engenheiro viu nas fotos essa fissuras podem decorrer de dilatação agressiva, ou seja efeitos naturais, e pelo tamanho sugiro que sejam feitos os reparos o mais breve possível, pois elas tendem a aumentar com o calor,a providencia seria reforçar as áreas com fissuras e refazer a impermeabilização

Responder
Celso Marconi

O aço na realidade é ferro super forte e nas construções usamos os vergalhões em várias medidas como reforço estrutural para lajes, colunas, pisos e etc....... O concreto é rígido e quando sofre um abalo, até de uma marreta, abre fissuras quase invisível a olho nú. Por estas fissuras a umidade se infiltra ( infiltrações ) e ataca os vergalhões, que enferrujam e apodrecem. As mantas asfálticas, dependendo de sua espessura e material não vedam perfeitamente ou ao longo do tempo deixam passar a umidade. Para garantir uma vedação resistente se usa o epoxi catalisado ( tinta para vedar piscinas) antes de colocar a manta.

Não sei como se apresenta esta fissura ou rachadura mas se fosse em minha casa eu faria uma revisão em toda a laje e consertaria as avarias e na parte onde está fissurado eu quebraria um pedaço em volta para verificar os ferros.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de pedreiros na sua região