rampa de acesso

Preciso fazer uma rampa de acesso para clínica, tem algum tipo de medida certa para essa obra? E qto tempo demora para fazer? Atualmente é uma garagem e vou transformá-la em recepção.

rampa de acesso

Preciso fazer uma rampa de acesso para clínica, tem algum tipo de medida certa para essa obra? E qto tempo demora para fazer? Atualmente é uma garagem e vou transformá-la em recepção.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Alvaro de Menezes de Menezes

Bom dia Aretha, se sua intenção é propiciar acessibilidade a parcela dos seus clientes em sua clinica, acho simplista pensar somente na rampa, pois existe um norma da ABNT NBR 9050 que regula um conjunto definições dentre elas as regras de projeto para rampas. O melhor ao meu ver seria ter uma visão global de sua reforma com um projeto arquitetônico com aprovação junto a prefeitura que oriente a execução da reforma. Talvez a vaga de garagem a ser reutilizada faça falta no numero de vagas para estacionamento exigidas pela prefeitura?

Assim um bom concelho é contratar um arquiteto que poderá orienta-la

profissionalmente com relação a sua reforma.

Responder
Odilon Costa Franco Junior
Odilon Engenharia & Design (Caraguatatuba, São Paulo) Odilon Engenharia & Design - há 9 anos

Bom dia caro amigo,

Primeiro de tudo é necessário se definir a utilização desta rampa. Em seguida verificar como vai ser construída. E depois verificar como se enquadra na Norma. É necessário uma consulta a um Engenheiro e/ou Arquiteto. Também a Prefeitura antes de qualquer definição. As Prefeituras tem Normas para cada cidade quanto as rampas de acesso.

Obrigado.

A sua disposição.

Responder
lololo lolololo
Particular - há 9 anos

Olá Aretha!

Meça o desnível a ser vencido. A inclinação máxima permitida pela NBR 9050 de Acessibilidade é de 8,33%.

Utilize a fórmula abaixo para calcular o comprimento da rampa:

Comprimento (metros) = ( Desnível (metros) x 100 ) / Inclinação.

Há casos que é necessário instalar uma plataforma elevatória ou elevador.

Ressalto que não basta apenas colocar uma rampa para tornar o ambiente acessível.Recomendo fazer um projeto arquitetônico, aprovar na prefeitura e depois reformar.

Você poderá conciliar a acessibilidade, design de interiores com visual merchandising em sua clínica de estética para melhor resultado.

Em relação ao prazo de execução depende de três fatores básicos: projeto pronto, planejamento e orçamento disponível.

Há muitos casos que os clientes fecham todo o projeto, executam na primeira fase só o necessário e depois implementam as melhorias de acordo com o orçamento disponível,

Converse com um profissional (arquiteto ou engenheiro) para que ele possa lhe explicar como poderá viabilizar seu negócio.

José Eduardo Honório

Existe a notma ABNT para acessibilidade que deve ser seguida. O tamanho da obra depende da diferença de altura entre os pontos a serem ligados, respeitando a declividade da norma.

Me coloco a disposição

arquitetojeduardo@gmail.com

Responder
Elcon Silva
Reformas Brauna (Taboão da Serra, São Paulo) Reformas Brauna - há 9 anos

Bom dia, a rampa deve seguir alguma regras determinada pela ABNT tendo em vista como a principal regra é respeitar a declividade e o corrimão.

Fico a disposição para qualquer duvida ou orçamento para a execução

elcon@construcoesbrauna.com.br

contato@construcoesbrauna.com.br

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região