Recuo em terreno de esquina

Comprei uma casa em um terreno de esquina com aproximadamente 9mx18m e desejo fazer uma reforma e ampliação do espaço. A casa não tem recuos nas laterais, nem fundo. De frente tem aproximadamente 9 metros livres. O imóvel está regularizado na prefeitura e já tem habite-se. Durante os estudos para elaboração do novo projeto fui informada de que seria necessário recuo de 3 metros nas duas, ou seja, ruas para aprovação do projeto na prefeitura. Isso procede uma vez que o imóvel já possui habite-se?

Recuo em terreno de esquina

Comprei uma casa em um terreno de esquina com aproximadamente 9mx18m e desejo fazer uma reforma e ampliação do espaço. A casa não tem recuos nas laterais, nem fundo. De frente tem aproximadamente 9 metros livres. O imóvel está regularizado na prefeitura e já tem habite-se. Durante os estudos para elaboração do novo projeto fui informada de que seria necessário recuo de 3 metros nas duas, ou seja, ruas para aprovação do projeto na prefeitura. Isso procede uma vez que o imóvel já possui habite-se?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Expedito Edinaldo  Campos Aleixo
Arqtec Projetos E Construção (Milagres, Ceará) Arqtec Projetos E Construção - há 9 anos

Bem, estas leis são diferentes de município para município as quais são criadas pelo próprio governo municipal e elas devem ser cumpridas. Eis aqui umas dicas: primeira, obra de esquina o problema não vai ser as normas e sim sua privacidade quando projetadas as janelas dos dormitórios e outros. Segundo, sobre os recuos dos fundos e frente mínimo é 3m, nas laterais em locais com abertura de janelas ou portas 1,50m. seu projeto deve obedecer estas normas pois vai evitar de grandes prejuízos o bom pra você é depois poder fazer qualquer financiamento sem quebra cabeça.

Responder
Pedro Rabelo
Plani - CPP - Consultoria Em Planejamento E Projetos (Belo Horizonte, Minas Gerais) Plani - CPP - Consultoria Em Planejamento E Projetos - há 9 anos

Asenate, a casa que você comprou tem habite-se relativo ao antigo projeto. Se você for fazer qualquer alteração, seu novo projeto terá que se adequar à legislação vigente, já que o projeto de reforma terá que ser aprovado junto à prefeitura, se houver ampliação da área construída.

Responder
Ouro Arquitetura e Engenharia A&E

exatamente como meu colega citou acima, esse recuo também pode te trazer muitos benefícios como uma melhor circulação de ar dentro da casa é maior incidência solar, então independente da lei, esse recuo tem um objetivo claro, que e melhorar a qualidade da habitação.

Responder
Helios Alencastro
Helios Alencastro Arquitetura (Brasília, Distrito Federal) Helios Alencastro Arquitetura - há 9 anos

Asenate, boa tarde.

Se o imóvel tem habite-se, entendemos que a construção em questão está aceita pela prefeitura, contudo o que define se haverá ou não recuos frontais, laterais em tese é a lei de uso do solo que pode ser complementada por outras leis locais. O ideal é que procure o analista de projetos da prefeitura em questão e explique esta situação a ele, para que o mesmo possa te orientar da melhor forma possível.

Qualquer duvida, fico a disposição.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região