Qual a metragem do recuo mínimo que uma casa deve ter de frente e fundos?

Vou construir uma casa em um terreno em Curitiba-PR. Qual a metragem do recuo mínimo que uma casa deve ter de frente e fundos? É obrigatório ter corredor lateral? Meu terreno tem 8 x 13.

Qual a metragem do recuo mínimo que uma casa deve ter de frente e fundos?

Vou construir uma casa em um terreno em Curitiba-PR. Qual a metragem do recuo mínimo que uma casa deve ter de frente e fundos? É obrigatório ter corredor lateral? Meu terreno tem 8 x 13.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Andre Szeremeta
Aszplan (Fazenda Rio Grande, Paraná) Aszplan - há 6 anos

Recuo frontal é de 5,00m, mas em alguns casos como em condomínio podem chegar até 3,00m.

Recuo de fundos só é obrigatório quando existir janela nos fundos, então o recuo miniomo é de 1,50m.

Responder
Leandro Vaz
Particular - há 6 anos

Boa tarde Gessica,

O recuo obrigatório frontal é de 5m, porem isso se aplica caso o seu lote esteja de frente pra rua. Porem ele pode estar dentro de um condomínio, neste caso, a prefeitura exige 3m porem o condomínio pode convencionar um recuo maior.

Não é obrigatório ter corredor lateral, porem se na lateral existir uma janela ai terá que afastar das divisa 1,5m.

Espero ter ajudado, abraços, Leandro Vaz

Cristian
Lajes Curitiba (Curitiba, Paraná) Lajes Curitiba - há 6 anos

Bom dia, Gessica!

Em Curitiba se a casa for construída em terreno de frente para a rua o distanciamento deve ser de 5 metros. De uma maneira prática basta observar o alinhamento de seus vizinhos terá uma ideia de onde vai ficar a fachada da sua casa.

Se for dentro de condomínio essa medida muda pois o recuo depende do projeto aprovado que trará locação permitida.

Se quiser se aprofundar mais existe o Setor de Urbanismo que criam as regras. Caso queira basta ligar 156 e pedir maiores informações.

Tudo o que você pediu foi respondido? Tem mais alguma dúvida...

Cristian Ostrowski - Lajes Santa Felicidade

Responder
Particular - há 6 anos

R: Tudo depende do zoaneamento; O ideal é ir na prefeitura no depto de planejamento e urbanismo com seu iptu e verificar as diretrizes, mas geralmente é 5,00 m de recuo frontal, lateral de 1,50 m em um lado e nos fundos deverá ter um recuo de 1,50 ou a mesma medida entre a construção e a edicula;

A disposição;

Dante Spejorim
Gestão Engenharia (Campo Magro, Paraná) Gestão Engenharia - há 6 anos

Olá. A regra básica é ter 5 metros de recuo frontal. Porém nesta sua dimensão é possível que o recuo seja menor. Para isto é preciso consultar a guia amarela no site da prefeitura. É gratuita em Curitiba e pode ser obtida na hora. Lateral não é exigido recuo algum. Porém para ter janela precisa de 1,5 metro de afastamento lateral. Nos fundos não precisa recuo, a não que tenha janelas, novamente 1,50 metro de recuo. Outra confusão é que a partir do terceiro pavimento sim existe recuo obrigatório, mínimo de 1,50 m em todos os lados. E varia conforme a altura, sendo no mínimo 1,50m. A sacada pode ficar no recuo. Existem muitas regras. Sempre bom contratar um engenheiro ou um arquiteto. Nós da Gestão Engenharia poderemos auxiliar.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região