Qual é o recuo FRONTAL, LATERAL E FUNDO obrigatório por lei em uma construção em Americana/SP que devo deixar?

Boa noite, qual é o recuo FRONTAL, LATERAL E FUNDO obrigatório por lei em uma construção em Americana/SP que devo deixar?

Qual é o recuo FRONTAL, LATERAL E FUNDO obrigatório por lei em uma construção em Americana/SP que devo deixar?

Boa noite, qual é o recuo FRONTAL, LATERAL E FUNDO obrigatório por lei em uma construção em Americana/SP que devo deixar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 3
Excalibur X Engenharia e Arquitetura
ExcaliburX Engenharia e Arquitetura (Sorocaba, São Paulo) ExcaliburX Engenharia e Arquitetura - há 3 anos

Para não existir erro o melhor que você pode fazer e consultar o plano diretor da sua cidade, muitas disponibiliza ele na internet, mas se não conseguir e só ir até a prefeitura no setor de obras que eles te forneceram, nele você conseguirá tirar todas essas dúvidas e algumas outras mais.Espero ter ajudado

Responder
Leandro Custodio
Lca Arqengenharia (Caieiras, São Paulo) Lca Arqengenharia - há 3 anos

De acordo com a lei 5012/10 diz o seguinte:

I - a via de circulação pública:

a) para a testada ou testada principal: (RECUO FRONTAL)

1) R = 5,00m (cinco metros);

2) R = 4,00m (quatro metros) para edificações em loteamentos de interesse social aprovados por lei anterior à publicação desta lei em que esteja especificado este recuo; ou

3) o recuo existente ou a dispensa do recuo para construções existentes no alinhamento, quando regularmente aprovadas, nas reconstruções, ampliações, reformas ou conservação de edificações existentes;

b) para a testada secundária: (RECUO LATERAL)

1) R = 2,00m (dois metros) para quando a largura do terreno tiver até 10,00m (dez metros);

2) R = 3,00m (três metros) para quando a largura do terreno for maior do que 10,00m (dez metros) e até 12,00m (doze metros);

3) R = 4,00m (quatro metros) para quando a largura do terreno for maior do que 12,00m (doze metros) e menor do que 15,00m (quinze metros);

4) R = 5,00m (cinco metros) para quando a largura do terreno for igual ou maior a 15,00m (quinze metros);

5) o recuo existente ou a dispensa do recuo para construções existentes no alinhamento quando regularmente aprovadas, nas reconstruções, ampliações, reformas ou conservação de edificações existentes;

c) na concordância da testada principal com a testada secundária: (RECUO DE FUNDO)

1) R= 2,00m (dois metros);

Para maiores esclarecimento sobre os recuos, m² máximo que pode ser construído e desenvolvimento de projeto arquitetônico, estrutural e complementares, não deixe de entrar em contato com a LCA ArqEngenharia.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Tudo depende do zoneamento de cada local, por vezes na mesma rua exigem normas diferentes, por estarem em locais caracterizados de forma diferente; consulte um arquiteto local ou vá na prefeitura no depto de planejamento e urbanismo

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Arquiteto Luiz Antonio Mendes

Os Recuos mudam de uma região para outra na cidade, o tamanho dos terrenos também, então com o IPTU e um comprovante de propriedade vá até o setor de cadastro ou secretaria de habitação e uso do solo. Vc terá o zoneamento, largura da via. Solicite falar com um técnico que te dará os Recuos, Coeficiente de aproveitamento (quantos andares vc pode construir) e a taxa de ocupação (qto vc pode ocupar do terreno na parte térrea, a área permeável que terá que deixar, se houver árvores a ser cortadas qual a compensação ambiental que terá que fazer (normalmente é feita a doação de mudas para a prefeitura). Se a intenção não for construir um imóvel residencial vc deve verificar o que pode ser feito no local com o técnico, ex. Comércio, industria de pequeno porte ou grande, serviço de saúde e outros. Se for contratar um profissional, ele faz esse levantamento de dados e o projeto! Fico a disposição para outras dúvidas.

2 fotos
Responder
Luiz Carlos Rodrigues
Esquadrias De Alumínio-Fabricação E Montagem (Campinas, São Paulo) Esquadrias De Alumínio-Fabricação E Montagem - há 3 anos

Bom dia! Na verdade depende muito de seu terreno, caso tenha 10,00m x 20,00 m, única solucção é ver o nascer do Sol, e construir na divisa, e sobrar 3,00 m na outra lateral. O recuo´frontal no minímo é 3,00m.

Em terrenos de 15,00 m x 30,00 m, prevalece uns dos recuos nas laterais de 1,50 m com teu vizinho.

Fora isto, temos áreas de garagem, área impermeável e ocupação de construção com percentuais para cada região.

Mas tuas dúvidas, são faceis de esclarecimentos, é só ir até a prefeitura no departamento de aperovações de projetos ok.

Responder
Celso
Arc Projetos Construtora (Guararema, São Paulo) Arc Projetos Construtora - há 3 anos

Bom dia, Cada cidade tem suas próprias regras, então procure um arquiteto que ele lhe dará as respostas. Mas se você precisa somente desta informação para decidir como investir, vá até a Prefeitura com os dados do imóvel e dirija-se ao depto. de obras que eles lhe darão estas informações. Mas lembre-se o melhor caminho ainda é procurar um arquiteto que lhe dará muito mais informações, além destas que você procura.

Responder
Eng. Lucas Barbosa
Lb&c Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Lb&c Engenharia - há 3 anos

Boa tarde Cássio.

Essas dimensões variam dependendo da região em que está localizado o terreno. Essas informações constam no Plano diretor da sua cidade juntamente com o código de obras. Aconselho a procura por um profissional para lhe auxiliar, evitando assim problemas futuros.

Fico a disposição.

A LB & C engenharia atende São Paulo e região.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região