É possível mudar as paredes de uma residência?

Pretendo reformar residência, aumentando quartos e cozinha, mudando paredes de lugar sem que isso envolva riscos de desabamento ou comprometimento de estruturas básicas. É possível? Que cuidados devo tomar?

É possível mudar as paredes de uma residência?

Pretendo reformar residência, aumentando quartos e cozinha, mudando paredes de lugar sem que isso envolva riscos de desabamento ou comprometimento de estruturas básicas. É possível? Que cuidados devo tomar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Fernanda Panaro
FP Arquitetura (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) FP Arquitetura - há 6 anos

Olá Manoel,

Sim, é possível realizar as alterações, porem antes é necessário seguir com cuidados especiais e o apoio de um profissional (Arquiteto ou Engenheiro) para avaliar a estrutura atual.

É necessário verificar se a laje/cobertura estão apoiadas sobre as paredes de alvenaria ou então se tem vigas passando na parede.

É muito importante você consultar um profissional habilitado. Não realize por conta, pois não vale o risco!

Fico a disposição caso precise de ajuda e orçamento para avaliar sua reforma.

Abraços,

Fernanda Panaro

NiDue Arquitetos Associados

Responder
Bruno Silva
BRN Engenharia Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BRN Engenharia Civil - há 6 anos

Olá Manoel, é possível dependendo do tipo de estrutura do seu imóvel, o ideal é você contratar um Engenheiro para ele avaliar em uma visita as modificações que você pretende fazer e verificar se é possível e seguro, assim você fica tranquilo e executa sua obra com segurança, qualquer outra dúvida estou a disposição. Eng Bruno.

Responder
AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

É possível, porém seguindo os seguintes cuidados e primícias:

1. Verificar se a laje ou cobertura ou forro estão apoiadas sobre as alvenarias;

2. Caso tenha vigas de concreto nas alvenarias, se as mesmas estão construidas em conjunto com alvenaria ou em separado;

3. Verificar qual será área final de laje ou cobertura sem apoio com o novo remanejamento.

Tendo essas essas resposta, vc poderá assim fazer um estudo onde poderá áte mesmo executar um reforço, nesse caso com estrutura metálica, para então executar o remanejamento.

Importante e NECESSÁRIO sempre vc consultar um profissional habilitado para estruturas e assim ter as respostas corretas e suas ações.

Espero ter ajudo. Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Tendo dúvidas e curiosidades, pergunte, consulte-nos.

Estamos aqui para ajudar:

AB | Arquitetura Integrada.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região