O que é melhor, reformar ou contruir?

Tenho uma casa e gostaria de reforma-la, porém tô na dúvida se seria viável reformar ou construir. A casa é bem simples então iria fazer uma reforma bem grande, no mínimo construir mais 3 cômodos, área gormet, mudar todo telhado, fachada, muro da frente e mudar toda parte elétrica e hidráulica.

Minha dúvida seria se compensaria reformar ou construir do zero, porque tenho um terreno de 420 m2.

Tem como vcs me orientarem por favor...obrigado.

O que é melhor, reformar ou contruir?

Tenho uma casa e gostaria de reforma-la, porém tô na dúvida se seria viável reformar ou construir. A casa é bem simples então iria fazer uma reforma bem grande, no mínimo construir mais 3 cômodos, área gormet, mudar todo telhado, fachada, muro da frente e mudar toda parte elétrica e hidráulica.

Minha dúvida seria se compensaria reformar ou construir do zero, porque tenho um terreno de 420 m2.

Tem como vcs me orientarem por favor...obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Rita Cardanha
Cardanha Marques Arquitetura E Construção (Santo André, São Paulo) Cardanha Marques Arquitetura E Construção - há 2 anos

Pergunta difícil sem conhecer a construção existente! Já obteve boas repostas aqui, e procure saber a legislação da sua cidade e se a construção existente está regular, pois economizaria nos emolumentos de demolição e nova construção!

Responder
Evandro Cardoso
Studio De Arquitetura Evandro Cardoso (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Studio De Arquitetura Evandro Cardoso - há 2 anos

Olá Marco, tudo bem?

Essa dúvida é a que mais ouvimos dos nossos clientes: Reformar ou Construir?

No seu caso, sem muita análise, me pareceu que a reforma será bem extensa ondem envolvem além dos custos da obra em si, outros relativos a mudança com a família para outro local durante as execuções.

É importante você analisar financeiramente a situação também.

Minha dica, se você não está preso ao local que mora hoje, tem disponibilidade financeira para a obra, você consegue fazer um projeto do zero, bem mais moderno sem reaproveitar estruturas existentes, com melhor estudo dos ambientes e setorização, acabamentos, infraestrutura elétrica e hidráulica, etc..

Em termos de valor agregado, a casa nova tem mais $$$ do que a casa reformada, futuramente. Mas pense no valor do m² do bairro também. Investir 200, 300mil em um bairro onde o m² é bem valorizado, pode lhe trazer benefícios futuros em uma possível venda.

Quer conversar mais sobre? Chama a gente!

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Quando se reforma, voce não sabe como foi feita a fundação, a estrutura, os conduites, etc... pelo descrito recomendaria a demolição e a construção pois terá todo o historico e garantias...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Rômulo Fernando Macedo
Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração (São José dos Pinhais, Paraná) Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração - há 2 anos

Olá Marco Aurélio.

Pelo que você descreveu a obra seria bem grande, e Sim depende da situação estrutural e vários outros fatores que somente uma avaliação técnica vai te direcionar melhor.

Ao meu ver, se for contar somente com a retirada de todo o telhado, você irá pagar por toda essa demolição e a retirada de todo esse material para depois fazer a reforma desejada.

As vezes demolir tudo e fazer do zero vai poupar um tempo de mão de obra e dinheiro para contratar uma equipe fazer o serviço, que com o aluguel de uma máquina, em um ou dois dias fará toda essa função.

A não ser que seja sua única casa para você morar durante o período de reforma, ou o imóvel seja de difícil acesso, ou tenha alguma restrição com patrimônio histórico da região. Ah, e não esqueça de pedir o alvará de demolição na prefeitura, caso a casa tenha documentos de averbação.

Espero ter ajudado de algum modo.

Fico feliz em compartilhar.

Att.

Rômulo Fernando Macedo

Arquiteto | Engenheiro Civil | Especialista em Restauração Patrimonial e Patologia de Obras.

Studio Lambrequim Arquitetura e Engenharia

Responder
Karla Debellis
Engtop Engenharia E Construção (São Carlos, São Paulo) Engtop Engenharia E Construção - há 2 anos

Marco, bom dia!

Pelo seu comentário, a reforma me parece algo grande e trabalhoso. Para que possamos orientá-lo do que é melhor fazer: reforma ou construção, o ideal seria marcarmos uma visita técnica para avaliação do imóvel em questão, entender suas necessidades reais e, também, conhecer as características do terreno, o qual será necessário elaborar um projeto...na verdade, para ambos casos. Dessa maneira, você conseguirá vislumbrar como ficará, tanto a reforma como a construção e terá o orçamento das duas situações para que possa avaliar e decidir o que fazer. Fique a vontade para nos procurar! Engenheiro Renato Jordão

Responder
Valéria De Checchi
Valeria De Checchi Arquitetura E Interiores (São Bernardo do Campo, São Paulo) Valeria De Checchi Arquitetura E Interiores - há 2 anos

Uma reforma OU demolição total vai depender da situação estrutural. Um profissional poderá analisar melhor a situação. Dependendo da situação do imóvel, uma reforma não se faz viável, porém pode-se usar como área existente para custos na aprovação do prjeto na prefeitura local.

Responder
VMCS.arquitetura VMCS arq

Marco, bom dia!

Muito boa a sua pergunta! Muitas pessoas tem esse tipo de dúvida...vamos tentar ajudar... O recomendado é fazer uma análise ampla, quais suas intenções? Morar sempre no mesmo lugar, pois já esta acostumado com o bairro, por exemplo. Vale a pena reformar, pois vai gastar bem menos no q construir, mas vc vai precisar se programar para enfrentar uns MESES de obra pra fazer o q vc descreveu. Tem algumas opções: hotel, alugar outro imóvel, casa de parente, amigo, vizinho....rsrs Mas no final vc tem um imóvel valorizado... Pra construir uma casa nova é preciso um projeto de arquitetura para ver quanto vai gastar para construir e quanto tempo... É uma análise complexa mesmo, o ideal é buscar ajuda de um profissional em arquitetura que pode te ajudar em definir quais são as suas prioridades e orientar em qualquer dos caminhos à seguir. Qualquer coisa estamos à disposição.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região