Remoção de uma parede

Na cozinha do meu apartamento tem uma parede que separa a área de serviço da cozinha,sua medida é 0,70cm de largura/2,50m de altura.Para retirá-la é necessária contratação de um arquiteto para verificar algo e depois o pedreiro?

A parede é esta que fica ao lado esquerdo da foto com o tanque,ou do lado direito na foto com a pia.

Remoção de uma parede

Na cozinha do meu apartamento tem uma parede que separa a área de serviço da cozinha,sua medida é 0,70cm de largura/2,50m de altura.Para retirá-la é necessária contratação de um arquiteto para verificar algo e depois o pedreiro?

A parede é esta que fica ao lado esquerdo da foto com o tanque,ou do lado direito na foto com a pia.

CAM00238_493474
2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
lololo lolololo
Particular - há 9 anos

Bom dia Marcio!

Primeiro veja se a estrutura do prédio é feita em alvenaria estrutural, pois parece uma parede de 15cm de espessura.

Caso as paredes sejam de alvenaria estrutural (veja no Memorial Descritivo item Estrutura) você não poderá removê-la.

Antes de quebrar a parede pense em como irá acomodar todos os objetos do espaço para que este ambiente fique agradável e útil.

Peça um orçamento para um arquiteto ou engenheiro pois com o projeto ficará mais fácil, além da RRT que é o Registro de Responsabilidade Técnica que deverá ser entregue no Condomínio seguindo a Norma ABNT NBR 16.280 / 2014.

.

Alvaro de Menezes de Menezes

Bom dia Márcio, o primeiro passo é a verificação da existência dos projetos de estrutura, hidráulica e elétrica, que são obrigatoriamente mantido no prédio. Caso não consiga tais projetos, pelo que verifico em suas fotos aparentemente não é uma parede estrutural mas, tem uma série de instalações elétricas e hidráulicas por um lado e do outro voltado para a cozinha uma tubulação de gás. As tubulações que são do ramal que serve seu apartamento podem ser deslocadas mas as prumadas comuns que servem todos os apartamentos não podem ser alteradas. Para fazer tal reforma é necessário a contratação de um profissional arquiteto ou engenheiro para fazer um projeto e emitir uma RRT ou ART se responsabilizando pelo projeto e só assim o sindico de seu edifício autorizará sua reforma.

Att.

Álvaro de Menezes

Responder
José Eduardo Honório

Pela espessura da parede vista em fotografia, creio não existir Shft de elétrica ou hidráulica junto à parede. A remoção da mesma pode ser feita e as instalações prediais (elétrica e hidráulica) interrompidas sem maiores preocupações.

Provavelmente não existe estrutura na parede em questão, as instalações existentes são um sinal disso, mais é sempre aconselhavel verificar o manual do proprietário, pois em aguns casos, as paredes do apartamento tembém assumem a função estrutural, o que impede a remoção de qualquer uma delas.

Aconselho a contratação de um profissional.

Att.

José Eduardo Honório

Responder
Flarrel Engenharia e Interiores
Flarrel Engenharia e Interiores (Valinhos, São Paulo) Flarrel Engenharia e Interiores - há 9 anos

Bom Dia Márcio,

Há necessidade de verificar no manual do proprietário, o que seria essa parede que deseja remover. Ela pode ser um shaft, para passagens de tubulações hidráulicas, pode ser uma parede estrutural, onde faz parte da estrutura do prédio, sendo uma dessas opções, você não poderá remover, caso contrário pode remover sem problema algum.

Se for o caso, contrate um profissional para lhe auxiliar.

Responder
Fernando Rossetti
Particular - há 9 anos

Bom dia ... Se não houver shaft de canos hidráulicos, é possível a remoção. Com a interrupção dos canos e encerramento do ponto elétrico. Dificilmente há estrutura atrás destes pontos, mas é preciso averiguar no local. VC consulta o arquiteto e dps o empreiteiro. Ou mesmo tempo, poia a autorização é rápida. Arquiteto Fernando rossetti

Leonidas Oliveira Freitas

olá márcio vejo que a parede tem tubos de água fria e elétrica

para retira esta parede devemos observa ser ela não e estrutural junto a planta do edifico pois ser for não podemos tira a sua parede mais ser não, ai removeremos podemos removera do local abraço leonidas

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região