A sacada do vizinho pode ficar sobre minha casa?

Meu vizinho tem um prédio e as sacadas dele estão sobre o telhado da minha casa, o prédio tem mais de 10 anos e minha casa tem 40 anos, posso solicitar a retirada se eu for aumentar a minha casa e a sacada impede a construção?

A sacada do vizinho pode ficar sobre minha casa?

Meu vizinho tem um prédio e as sacadas dele estão sobre o telhado da minha casa, o prédio tem mais de 10 anos e minha casa tem 40 anos, posso solicitar a retirada se eu for aumentar a minha casa e a sacada impede a construção?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 2
Anderson Marcolino Arquitetura para assistência Jurídica

Olá Lucas, como vai? A principio estranhei bastante seu questionamento pois não é nada comum este tipo acontecimento. O que te aconselho... solicite um laudo técnico de averiguação de divisas (nossa empresa faz esse serviço com preço bastante acessível). Em posse desse laudo, e constatada a invasão de divisas, você entrará com ação no ajuizado de pequenas causas, onde causas de até 40 salários mínimos são protocoladas sem necessidade de advogado (esse valor imaginando que é somente uma pequena sacada que está invadindo seu espaço aéreo). Com processo legal você ganhará a causa por danos ao patrimônio e ele deverá proceder a remoção da construção invasora. Nossa empresa está a disposição para auxiliá-lo nesse caso. Alguns projetos curiosos como este nós trabalhamos como "causas de pró labore", o que é isso? Como queremos aprender com a situação nada convencional, realizamos estes serviços com preços bem em conta para o cliente. Bem, entre em contato conosco para conversarmos, estamos bastante interessados na sua questão. Obrigado

Responder
Dot & Line Arquitetura e Consultoria Ltda

Caro amigo, tal situação é, simplesmente, "fora de questão". Não há respaldo legal para uma construção se sobrepor à outra, em propriedades diferentes. Alguma coisa está muito errada. O tempo de existência de cada construção pode até ser levado em conta em uma disputa judicial. Porém, não é o fator decisivo no momento.

A primeira coisa a fazer é buscar as matrículas dos imóveis, no R.I.

A sua e a do vizinho. Você pode solicitar a matrícula do seu vizinho. É um documento público. Depois, contrata um topógrafo para fazer os levantamentos nos dois terrenos. Se o vizinho não concordar, chame um advogado. Contrate um Arquiteto ou Engenheiro para avaliar os títulos e o levantamento topográfico. Ele vai dizer quem está invadindo quem. Se você estiver certo, peça para seu advogado tomar as providências. Porém, se você for o "invasor", tente um acordo.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Tire uma foto para entendermos melhor... mas se for como relatado... não se pode invadir a propriedade alheia, mesmo por cima....

A disposição;

JOSÉ ERNANI LACERDA DE ATAIDE

Eduardo Muller, esta com a razão, é uma questão de apropriação e invasão regida pela lei de vizinhança.

1° tome conhecimento dos fatos.

2° contrate profissionais práticos para lhe informar, engenheiro e advogado.

3° depois tome providencias sob a tutela deles.

Responder
João Roberto Martins

Olá lucas, se a sacada do prédio avança e está sobre seu telhado, então peça um lando técnico com a prefeitura, pois seu visinho avançou o limite e está com construção inrregular dentro do seu terreno.

Espero ter ajudado

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região