Como calcular o balanceamento das redes?

Preciso fazer uma instalação elétrica para um sobrado de kitnets!

São 14 kitnets pequenas. Cada uma com:

Ar-condicionado 9 btus cabo 2.5mm²

Chuveiro 4.600w cabo 4mm²

2 tomadas de 20A fio 4mm²

5 Tomadas 10A fio 2.5 mm²

2 luminária 24w fio.1.5 mm²

Colocamos fio 10 mm2 na entrada de cada kitnet.

Total 14 unidades

No projeto o Engenheiro colocou padrão de entrada fio 35mm², Trifásico 220/380v Brasília-DF

Lembrando que tem um Quadro Monofasico para uso de luminária, Tomadas e 3 Máquinas de lavar

No Térreo tem 4 Kitnets

Ele colocou 2 faces de 16mm²

No primeiro pavimento

Tem 6 Kitnets

Ele colocou 1 face de 25mm2

No 2 pavimento

Tem 4 Kitnets

Ele colocou 2 Faces de 16 mm²

Para o corredor e as 3 Máquinas de lavar

Ele colocou 1 face de 16mm²

Estou na dúvida sobre o Balanceamento das redes

Obrigado desde já!

Como calcular o balanceamento das redes?

Preciso fazer uma instalação elétrica para um sobrado de kitnets!

São 14 kitnets pequenas. Cada uma com:

Ar-condicionado 9 btus cabo 2.5mm²

Chuveiro 4.600w cabo 4mm²

2 tomadas de 20A fio 4mm²

5 Tomadas 10A fio 2.5 mm²

2 luminária 24w fio.1.5 mm²

Colocamos fio 10 mm2 na entrada de cada kitnet.

Total 14 unidades

No projeto o Engenheiro colocou padrão de entrada fio 35mm², Trifásico 220/380v Brasília-DF

Lembrando que tem um Quadro Monofasico para uso de luminária, Tomadas e 3 Máquinas de lavar

No Térreo tem 4 Kitnets

Ele colocou 2 faces de 16mm²

No primeiro pavimento

Tem 6 Kitnets

Ele colocou 1 face de 25mm2

No 2 pavimento

Tem 4 Kitnets

Ele colocou 2 Faces de 16 mm²

Para o corredor e as 3 Máquinas de lavar

Ele colocou 1 face de 16mm²

Estou na dúvida sobre o Balanceamento das redes

Obrigado desde já!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Allos Serviços de Instalação e Manutenção Eletrica Ltda

Senhor Antônio,

O balanço é feito distribuindo igualmente as cargas pelas fases. Ou seja as potências dos equipamentos ligados em cada fases tem que ser igual.

Responder
Alvaro Bittencourt Henrique Silva Silva

Sr Antonio

Levantadas as cargas de projeto utilizamos o FD fator de demanda fornecido pela concessionária que é um fator probabilístico. Na sequência o balanceamento das 3 fases é feito dividindo as cargas por cada fase. A NBR 5410/04 permite reduzir a bitola do neutro e do Terra de acordo com as cargas das fases. Fique atento ao dimensionamento dos eletrodutos também, que costumam ser um problema na enfiação dos cabos ou fios.

Boa obra!!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região