Terei que retirar o rodapé para colocar piso laminado, precisa de ART OU RRT?

Somente retirada de rodapé para colocar piso laminado

Terei que retirar o rodapé para colocar piso laminado, precisa de ART OU RRT?

Somente retirada de rodapé para colocar piso laminado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Fabio Barreto

Olá Vivian!!

Se for em apartamento a NBR 16280 diz que sim.... mesmo o piso laminado tendo pouco peso é necessário ter um laudo de reforma informando quanto de carga a laje vai receber com este piso.

Este laudo de reforma deve ser emitido por profissional capacitado e habilitado.

Espero ter ajudado.

Responder
Evandro Cardoso
Studio De Arquitetura Evandro Cardoso (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Studio De Arquitetura Evandro Cardoso - há 2 anos

Olá Vivian, tudo bem?

Vai utilizar ferramenta de impacto como marretas para a retirada do rodapé? Se sim, verifique no seu condomínio como é o procedimento.

E a ART ou RRT é um documento bem barato para ser emitido, que traz uma segurança GIGANTESCA tanto para você. Lhe assegura de possíveis problemas no condomínio.

Conforme Norma NBR 16.280, essas são as obras que necessitam ART/RRT:

Instalação de ar-condicionado; Mudança de lugar de torneiras, chuveiro ou tomadas; Abertura de porta ou cozinha americana; Fechamento ou envidraçamento de sacadas; Buracos ou perfurações de lajes; Instalação de banheira; Reformas onde há necessidade de engenheiro eletricista; Reparo ou alteração nas instalações de gás; Troca de revestimentos com uso de ferramentas de alto impacto, como marretas ou marteletes, para retirada do revestimento prévio; Alterações estruturais o apartamento.

Obras que NÃO necessitam de ART/RRT:

Pintura; Pequenos reparos elétricos ou hidráulicos que não utilizem ferramentas de alto impacto e não façam alterações da estrutura do condomínio; Colocação de redes de proteção; Substituição do forro de gesso, desde que o novo tenha características semelhantes ao original.

Espero ter lhe ajudado!

Se precisar e algum projeto de arquitetura ou interiores, mesmo à distância, seja estou à disposição. Meu site tem vários projetos para você se inspirar também.

Boa sorte!

Evandro Cardoso - Arquiteto

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: se não houver barulho, geralmente não se pede ART

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região