Vizinho pode usar muro de divisa para construir?

Olá galera! Financiamos uma casa e o vizinho do lado está construindo o primeiro andar. As casas são todas padronizadas, no total são 5. As paredes são ‘compartilhadas’ (uma parede divide duas casas, uma do lado da outra.

Fomos olhar a parte de cima ao constatar uma infiltração no banheiro e nos deparamos com os pedreiros construindo o muro, ao que parece, na nossa parte. Como somos leigos, não sabemos como proceder e também não queremos arranjar confusão por nada, sem ter certeza (a meta é resolver de forma amigável, caso se concretize a safadeza). Futuramente queremos fazer também um primeiro andar e, quem sabe, um segundo. Por isso estamos preocupados!

LEGENDA DAS FOTOS: Riscado em vermelho: parte do vizinho; Riscado em verde: nossa parte.

Deixei a foto da parte de cima mostrando nosso muro e o que estão construindo, além da foto da perspectiva da nossa garagem e da área de serviço mostrando mais detalhes.

Espero que tenham entendido. Preciso muito da ajuda de vocês!!

Vizinho pode usar muro de divisa para construir?

Olá galera! Financiamos uma casa e o vizinho do lado está construindo o primeiro andar. As casas são todas padronizadas, no total são 5. As paredes são ‘compartilhadas’ (uma parede divide duas casas, uma do lado da outra.

Fomos olhar a parte de cima ao constatar uma infiltração no banheiro e nos deparamos com os pedreiros construindo o muro, ao que parece, na nossa parte. Como somos leigos, não sabemos como proceder e também não queremos arranjar confusão por nada, sem ter certeza (a meta é resolver de forma amigável, caso se concretize a safadeza). Futuramente queremos fazer também um primeiro andar e, quem sabe, um segundo. Por isso estamos preocupados!

LEGENDA DAS FOTOS: Riscado em vermelho: parte do vizinho; Riscado em verde: nossa parte.

Deixei a foto da parte de cima mostrando nosso muro e o que estão construindo, além da foto da perspectiva da nossa garagem e da área de serviço mostrando mais detalhes.

Espero que tenham entendido. Preciso muito da ajuda de vocês!!

5 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Alessandro, bom dia!

Toda obra de ampliação tem que ter o Projeto aprovado pela Prefeitura, atendendo às Normas do Condomínio, sob a responsabilidade técnica do profissional competente (Arquiteto ou Engenheiro Civil). Sendo obrigatório expor placa de obra com o nome do responsável técnico e o número da RRT/ART e o seu registro no órgão competente. Se nada disso for constatado a obra está irregular, cabe uma denúncia na Prefeitura.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Aldiney de Figueiredo Da Silva

Nesse caso melhor a fazer é verificar em loco o que o seu vizinho esta fazendo até porque depois de pronto fica bem mais difícil de reverter a situação sem causar transtornos para ambos existem varias normas e procedimentos para serem seguidos.

Responder
IVANY PIAGENTINI
Ivy Arquitetura , Regularização, Alvarás De Funcionamento E Avcb (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Ivy Arquitetura , Regularização, Alvarás De Funcionamento E Avcb - há 2 meses

Não pode. Melhor já contatar o vizinho. E avisa -lo.

Outra coisa, pergunte sobre alvarás, algum documento que ele tenha aprovando isso . Caso contrário vá até a sub prefeitura e fale com alguém. .

Responder
Juarez
Creek Engenharia E Projetos (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Creek Engenharia E Projetos - há 2 meses

Na realidade, todo e qualquer acréscimo de área deve ser devidamente solicitado na prefeitura, caso não tenha sido o projeto não é aprovado pela prefeitura não podendo, dependo da regra da prefeitura para o local, construir junto a divisa, porém vale salientar que os imóveis não podem ser construídos nos muros de divisas e não podem ter aberturas diretas inferiores a 1,50m da dívisa do terreno vizinho.

A questão também é caso seja um condomínio de casas, no qual o ideal é sempre ver as regulamentações do mesmo, porém infelizmente não há como aparentemente solucionar seu caso sem uma conversa com atrito, pois o mesmo teria que demolir o já construído ou ter o consentimento de você para tal construção, mas não na divisa sempre em uma alvenaria paralela ao muro.

Responder
Vladimir Pedra
Pedra Arquitetura (Americana, São Paulo) Pedra Arquitetura - há 2 meses

Só pode construir no muro de divisa se o mesmo não for compartilhado se for dos dois não pode construir nada.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região