O vizinho pode construir no muro da parede do meu quarto?

Moro em um condomínio de casas individuais, não é terminadas , porém meu vizinho construiu a área de serviço e lazer dele na parede aonde era o corredor do quintal dele q é a parede diretamente da minha sala e quarto , e agora minha casa passou a ser uma casa germinada e agora ele me incomoda todos os dias com barulhos do tanque maquina de lavar e bancadas, não é no muro é na parede do meu quarto e sala, está incomodando muito, tem algo q possa ser feito.???

O vizinho pode construir no muro da parede do meu quarto?

Moro em um condomínio de casas individuais, não é terminadas , porém meu vizinho construiu a área de serviço e lazer dele na parede aonde era o corredor do quintal dele q é a parede diretamente da minha sala e quarto , e agora minha casa passou a ser uma casa germinada e agora ele me incomoda todos os dias com barulhos do tanque maquina de lavar e bancadas, não é no muro é na parede do meu quarto e sala, está incomodando muito, tem algo q possa ser feito.???

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Elton
E.M.C Reformas e Refrigeração (Niterói, Rio de Janeiro) E.M.C Reformas e Refrigeração - há 1 año

Ola, como dito pelo colega ele não obedeceu às regras impostas para essa servidão que era de no mínimo 1,50 de distância , ele está sujeito a penalização da prefeitura da sua cidade , ou ele desmancha ou paga multa , no seu caso agora seria parede acústica ou com lã ou eps

Responder
Lucas Barros
Loba Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Loba Engenharia - há 1 año

O seu vizinho está errado nesta questão.

Primeiramente, ele deveria ter construído um muro próprio para usar como limite da casa dele. Segundo, o recuo mínimo de 1,50m vale para aberturas de vão (como portas e janelas), caso ele tenha algum tipo de abertura você pode denunciar para o condomínio ou até mesmo para a Prefeitura.

Assim como já apontado por outros profissionais acima, busque verificar a documentação de seu condomínio, e tendo a certeza e total embasamento e respaldo, você pode realizar a denúncia junto ao órgão competente.

Responder
Wanderson de Araújo Pereira de Araújo Pereira
CETRO - Construção, Engenharia e Tecnologia (Anápolis, Goiás) CETRO - Construção, Engenharia e Tecnologia - há 1 año

Olá boa tarde!! Cada município tem seu próprio código diretor, mas em geral pode sem construir, desde que não haja invasão do seu terreno e respeite a medida mínima de para aberturas (portas e janelas).

Responder
RB ARQUITETURA
Rb Arquitetura E Urbanismo (Mesquita, Rio de Janeiro) Rb Arquitetura E Urbanismo - há 1 año

Olá, Hemily!

Independente da dimensão do recuo lateral, por lei, ele teria que ter construído o muro do terreno dele de forma individual e não utilizado o seu. O recuo mínimo de 1,50m vale para aberturas de vãos, que pelo o que entendemos da pergunta, não foi o caso.

Assim como já apontado por outros profissionais acima, busque verificar a documentação de seu condomínio, e tendo a certeza e total embasamento e respaldo, você pode realizar a denúncia junto ao órgão competente.

Responder
UNI Arquitetura
Particular - há 1 año

Oi Hemily, como os colegas adiantaram, é necessário o recuo mínimo de 1,5m na lateral do imóvel, no entanto, na maioria das cidades é exigido que apenas um corredor fique livre, se ele construiu em apenas um corredor, ele pode regularizar essa obra de ampliação na prefeitura, para que ele possa usar esse corredor lateral, ele precisa também construir a própria parede/muro e não utilizar o da sua residência. Converse com o seu sindico para maiores informações, estando irregular você pode denunciar para prefeitura da sua cidade, mas ele vai regularizar e pagar multa por ter construído irregular. A solução mais viável é que o vizinho construa o próprio muro e deixe de usar o seu para reduzir o número de ruídos.

Bartira Calado
Estrela Interiores Feng Shui Design (Natal, Rio Grande do Norte) Estrela Interiores Feng Shui Design - há 1 año

Olá Hemily,

As prescrições urbanísticas são determinadas pelos Planos Diretores ou Códigos de Obras das cidades, geralmente eles preveem uma distância mínima 1,50m de recuos laterais. Para você ter informações precisas sobre a legalidade da construção do seu vizinho é necessário verificar o regulamento do loteamento do seu Condomínio. E, caso ele esteja irregular, realizar a denúncia junto ao órgão competente. Geralmente ele será obrigado a remover a construção ou pagar multa.

No caso dele ter o direito, como em regulamentos que permitem a existência de casas geminadas, uma solução seria fazer o isolamento acústico da parede.

Nesse caso, uma das melhores soluções seria a instalação de uma parede de Drywall (sistema de construção composto por perfis e placas de gesso), com recheio de lã de rocha.

DICA PARA UMA BOA EXECUÇÃO DE PAREDE DE DRYWALL ACÚSTICA:

1. É importante que na instalação das guias da parede de Drywall sejam utilizadas as bandas acústicas no contorno, que é um elemento que elimina a passagem de vibração entre as paredes;

2. Realizar a instalação de montante de no mín. 1,5cm da parede para garantir a bolsa de ar;

3. Preencher o recheio de lã de rocha em toda superfície e não deixar nenhum espaço sem o isolante;

4. Nessa parede será preciso remover o rodapé e moldura de gesso, caso exista, para instalação correta dos perfis;

5. Lembre-se também que a largura total dos ambientes serão reduzidas em uns 10cm.

2 fotos
Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região