Chuveiro 220 v

Boa tarde,

estou com uma duvida, tenho um chuveiro com rede de 220 v, com pares de 4 milimetros, estou usando um de 4600 watts, mas não aquece direito, se trocar para um de 6800 watts, ia aquecer mais ou depende de mais alguma coisa?

Chuveiro 220 v

Boa tarde,

estou com uma duvida, tenho um chuveiro com rede de 220 v, com pares de 4 milimetros, estou usando um de 4600 watts, mas não aquece direito, se trocar para um de 6800 watts, ia aquecer mais ou depende de mais alguma coisa?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 1
Leandro Lidizio
Lapel Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) Lapel Engenharia - há 7 anos

Sr Urbino,

O aquecimento da água é diretamente proporcional à potência do chuveiro, ou seja, quanto maior a potência, maior o aquecimento. Lembre-se de verificar se o disjuntor e a bitola do fio estão dentro da especificação do novo chuveiro.

Responder
Ivo Carlos Do Amaral

Meu caro, o fato de aquecer ou não depende de alguns fatores, pode ser apenas a potência (W) do aparelho que está baixa, como pode ser rede mal dimensionada.. No primeiro caso as respostas dadas estão corretíssimas, porém o segundo que visa o bom dimensionamento da rede elétrica ficou praticamente sem ênfase.. Primeiro precisa saber qual é o seu disjuntor geral (e se tem esse disjuntor) Não se pode utilizar disjuntores com Amperagens acima do seu disjuntor geral, então o seu aparelho deve se limitar à sua rede.. Lembro ainda que mesmo um aparelho com baixa potência já é capaz de aquecer seu banho. Por fim, precisa saber se a fiação está dentro do tamanho correto, além de sua bitola (4mm2 6mm2 10mm2), se o circuito pro seu chuveiro está isolado, (na maioria das vezes fica ligado com outros cômodos sobrecarregando o circuito), e ainda se o próprio aparelho está funcionando corretamente, sem dispositivos queimados.

Boa sorte e vamos que vamos!!

Responder
Daniel
Particular - há 7 anos

Caro Urbino você já obteve as respostas que resolvem seu problema. No entanto, ao trocar por um chuveiro de 6600W seu consumo de energia aumenta OK.

Não sei em qual região do pais você está, mas, na região sul por ser mais fria você encontra chuveiros elétricos simples com até 7 regulagens de temperatura.

Para compensar o aumento no consumo de energia, só diminuindo o tempo de banho. Dureza né?

boa sorte.

Pedro de Leon
Particular - há 7 anos

Se você quer saber a corrente que o chuveiro vai puxar é só dividir a Potencia do aparelho pela voltagem da rede Ex: "6.800 watts por 220 volts = 30.9 Amperes", portanto CUIDADO com a alimentação 110v Ex: "6.800 watts por 110 volts = 61 Amperes" este deve ser o valor do disjuntor e quanto a bitola do fio ou melhor cabo flexível veja na tabela no site de Pirelli

Domingos
Particular - há 7 anos

Antes de realizar todas essas possibilidades, verifique se a vasão do chuveiro do chuveiro não está muito alta. faça um teste instalando o redutor de vasão que vem acompanhado na embalagem do chuveiro.

Julio Nascimento Salles

Caro Amigo, um chuveiro de 6.600 watts corresponde a 30 amperes em uma tensão 220, o cabo 4mm2 suporta até 28A e 6mm2 suporta 36A. Deverá substituir a fiação e verificar o seu quadro para um disjuntor que suporte este carga e até mesmo a distribuição das fases.

Eng. Julio Salles

Responder
José dos Reis  Oliveira
José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas (Resende, Rio de Janeiro) José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas - há 7 anos

Bom dia, sim irá aquecer mais, mas você terá que substituir o cabo de 4mm² para 6mm², desde que você continue usando 220V. Caso mude para 127V será necessário cabo de 10mm² e disjuntor de 50A. No caso de 220V use disjuntor DIN de 32A ou NEMA de 35A.

Responder
Alexandre  dos Anjos Souza
Phoenix Soluções Em Refrigeração E Eletricidade (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Phoenix Soluções Em Refrigeração E Eletricidade - há 7 anos

A secção transversal do condutor, ou seja, não é de 10 mm e o disjuntor não é de 50A. Se vc usar este material vc vai gastar muito e pode incêndiar a sua casa, devido ao seu disjuntor não desarmar quanto preciso.

Obs.: Procure um proficional eletricista e peça ajuda a ele, mas cuidado para não ser enganado e peça para ele instalar o DDR (disjuntor com dr embutido- dupla função) para vc não morrer de choque elétrico.

Responder
Flavio Henrique Amaral dos Santos

Com certeza ira aquecer mais, vc só terá que modificar a instalação fazendo este circuito com no minimo fio 10,0 mm², e disjuntor de 50 A, pois a resistência e muito alta.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região