Disjuntor que desliga

o disjuntor (Steck, da foto) sempre desliga durante meu banho. Moro a 5 meses nesse apto e troquei TODA fiação quando me mudei. Então não entendo porque ele desliga.

Disjuntor que desliga

o disjuntor (Steck, da foto) sempre desliga durante meu banho. Moro a 5 meses nesse apto e troquei TODA fiação quando me mudei. Então não entendo porque ele desliga.

IMG_0433_496680
4 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

79 Respostas

Respostas úteis 16
Helio  alencar
Magia Da Luz Eletricista (Itaquaquecetuba, São Paulo) Magia Da Luz Eletricista - há 9 anos

6400/127= 51Amper aproximadamente. Nem vou comentar.

Responder
Carlos
Particular - há 6 anos

Só fico observando Helio. Todo mundo sabe elétrica, kkk

Eu sei que muitos tentam ajudar, mas energia é perigoso de mais. Tem cálculo e várias particularidades que muitos deixam pra trás.

Abraço!

RICARDO DOS SANTOS SILVA
Posso Ajudar? Instalações, Ar Condiconado e Elétrica ME (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Posso Ajudar? Instalações, Ar Condiconado e Elétrica ME - há 9 anos

Marcelo bom dia ! Este seu chuveiro se me lembro deve ser de 6.800 wats e com isso a bitola da fiação deve ser de 6mm e um dijuntor 40 amperes com curva de disparo categoria C.

mais lembrando q para mair detalhe deve ser feito o cálculo exato antes de trocar .

Responder
Valdeci de Oliveira Santos
Eletroval (Iacri, São Paulo) Eletroval - há 9 anos

caro amigo marcelo é muito simples basta seguir esta formula = wats (wts) dividir por volts .

exemplo se seu chuveiro for 6800wts e sua tensão (voltagem ) for 220v , segue então os cálcúlos:6800 dividido por 220 = 30.9 ou seja usa-se um disjuntor de 32A modelo DIMM ok?

Responder
Alisson Teixeira
Particular - há 9 anos

Olá amigo, o disjuntor de um circuito deve ser calculado levando em consideração a corrente que será gerada no mesmo, sendo assim verifica a potencia do seu chuveiro (5500 W por exemplo) e divida pela tensão do seu circuito (127V ou 220V por exemplo) o resultado nesse caso exemplificado com 127V seria 43,30 A, multiplique esse valor por 1,2 que te dará um valor de 48,36 A sendo assim você precisaria de um disjuntor de 50 A. Quanto à bitola do fio, esse é um cálculo mais complexo, e posso lhe afirmar que o correto não é utilizar sempre o fia de 6mm, cada caso será diferente. Colocamo-nos à vossa disposição.

Henrique Jorge Rodrigues
Particular - há 9 anos

Se os disjuntores estão novos, a fiação e amperagem ok, verifique a conexão do fio com o disjuntor, as vezes na colocação o eletrecista não faz legal ou fica frouxo, aí o fio aquece e desarma o chuveiro, qualquer coisa, retira do disjuntor a ponta do fio, descasca uma ponta nova e coloca novamente bem apertado, veja se deu certo.

Leonardo Boulhoes Pinheiros Dias
Particular - há 9 anos

boa tarde, pelo que percebo a informação que vc precisa saber está no seu próprio chuveiro, cabo 10mm , disjuntor de 50 amp. assim vc irá evitar problemas futuros, mas terá que verificar a amperagem e os cabos de seu padrão, para solucinar seu problema.

Helio  alencar
Magia Da Luz Eletricista (Itaquaquecetuba, São Paulo) Magia Da Luz Eletricista - há 9 anos

Senhor Marcelo, contrate um Eletricista que possa lhe fazer uma reavaliação desta instalação, para evitar problemas piores. Esta é a melhor maneira de saber realmente o que esta acontecendo. Boa sorte.

Responder
Wagner Andre Silva
SOLE3 ENERGIA SOLAR E ELÉTRICA (São Paulo Zona Leste, São Paulo) SOLE3 ENERGIA SOLAR E ELÉTRICA - há 9 anos

Boa Tarde! Marcelo se você não tem a experiência com isso e esta na duvida, não mexa em nenhum cabo ou troque disjuntor. Chame um eletricista para avaliar melhor, pois caso contrario você pode causar algum dano a casa ou mesmo queimar o chuveiro. Concordo com a maioria dos pontos citados acima dos colegas porem precisamos ter algum cuidado com Eletricidade. Boa Sorte! Um Abraço. Equipe WU Engenharia.

Responder
Aderbal Zampoli
Az Projeto E Reparo Residencial (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Az Projeto E Reparo Residencial - há 9 anos

Trocar a instalação não garante respeito a norma 5410. Chuveiro deve ter ramal próprio com disjuntor, DR e fiação correta, e a conexão feita com conector. O quadro de distribuição deve ser reavaliado para sua segurança.

Responder
Sergio  Claudino Pedroso
Instalações Elétricas (Atibaia, São Paulo) Instalações Elétricas - há 9 anos

Olá Marcelo, bom dia. Além das orientações enviadas pelos colegas, pude observar que a conexão do seu chuveiro está feita com fita isolante. Se a conexão não for bem feita, pode aumentar muito a resistência elétrica neste ponto e causar o desarme do disjuntor. Então, além da bitola dos fios e amperagem e curva do disjuntor, você precisa verificar a qualidade da conexão do chuveiro no circuito, a conexão do circuito ao disjuntor do chuveiro, com bornes bem apertados e a derivação do disjuntor geral ao disjuntor do chuveiro. Um abraço.

Responder
Fernando Silva
Eletrosilva (Juatuba, Minas Gerais) Eletrosilva - há 9 anos

Que conta e essa q 6.800 precisa de fio 6mm e disjuntor 40 acho q fugi dessa aula

Pq se for 127 da 52A disjuntor d 40 seria insuficiente

Ja 220 nao passaria d 30A cabo 4mm disjuntor 30A

Responder
Djalma Oliveira Santos
Lamac Soluções Industriais Ltda (Pedro Leopoldo, Minas Gerais) Lamac Soluções Industriais Ltda - há 9 anos

Bom dia, no seu chuveiro tem as especificações em Volts e Watts Para chuveiro de 6400W 127V o disjuntor terá que ser de 40A Para chuveiro de 6400W 220V o disjuntor terá que ser 23A Para chuveiro de 5500W 127V o disjuntor 35A Para chuveiro de 5500W 220V o disjuntor de 20A Lembrando que a fiação e de 6mm² e os disjuntores de curva C, e a emenda dos fios tem que ser bem apertada de preferencia com conector em louça ou baquelite.encontrados em casas de material de construção.

Responder
Jefferson Vicente

Oi,vc precisa ver a potência(watts) e a amperagem (A) do seu chuveiro para ver se é compátivel com o seu disjuntor se o disjuntor for inferior vc precisa colocar um par com maior amperagem do que esse de 32A se ñ ,troque o disjuntor pois ele esta com defeito.

Responder
José Camilo da Silva Neto

Primeiramente ver a potência do chuveiro, ver a bitola dos fios e o djuntor bipolar din se é compátivel com a potência do chuveiro,pedi para um eletricista ele fara o calculalo de qual amperagem a ser usada no djuntor de seu chuveiro.

Roberto
Particular - há 6 anos

Caros, certamente todos estão tentando colaborar com o colega que tem duvidas com a instalação, chegaram até a citar a Norma 5410 e não se atentaram que, segundo a própria Norma, para qualquer tipo de carga resistiva jamais deve ser utilizado disjuntores de curva "C" e sim curva "B". Sugiro com veemência ao colega consultar um profissional para inspeção no local, o erro pode representar risco de vida. boa sorte.

Particular - há 6 anos

R: Provavelmente o dijuntor precisa ser substituido...

A disposição;

Leonardo  Santos
LS Serviços elétricos (Ipojuca, Pernambuco) LS Serviços elétricos - há 8 anos

boa tarde, só uma dica para calcular a corrente do seu chuveiro, e usar o disjuntor compatível, basta observar a potencia em watts no seu chuveiro e tensão de sua rede elétrica, então é só fazer uma divisão de potencia por tensão, o resultado será a corrente do disjuntor que irá usar. espero ter ajudado.

Responder
Diva
Particular - há 8 anos

Bom dia, tenho 3 chuveiros no apto e cada um tem seu disjuntor, porém somente 1 quando é desligado desarma o DR. Já foram trocados o chuveiro, o disjuntor e o DR, mas continua desarmando, somente a fiação não foi trocada. Se for a fiação porque os outros 2 não desarmam? obrigada

Valmir Joaquim Oliveira

Bom dia!

meu querido pelo que eu vi na foto o disjunto steck que você tem e esta desligado e um disjunto unipolar mais deveria ser bipolar de 40 amper lembrando que para disjuntor de 40 o cabo tem que ser de 6mm.att valmir

Responder
Realds Engenharia
Realds Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Realds Engenharia - há 8 anos

Olá Marcelo, o disjuntor desliga justamente para proteger a fiação instalada no seu apto, provavelmente, não é adequada para o tipo e potencia de chuveiro instalado, ou troque o chuveiro para um de potencia menor, ou se quizer uzar este chuveiro,troque a fiação para 6mm e os disjuntores para 40 Amperes

Responder
Dilson Teixeira
Particular - há 8 anos

Oi Pessoal. Bom dia.

Tenho lido muita informação sobre ligações elétricas em geral e principalmente de chuveiros elétricos, fazendo alusões errôneas aos princípios de corrente, Lei de joule e eletromagnetismo que podem induzir a erros graves e perigosas nas instalações elétricas.

Jorge Moura
Particular - há 8 anos

Marcelo boa tarde ! Este seu chuveiro deve ser de 6.800 watts e com isso a bitola da fiação deve ser de 6mm e um disjuntor 40 amperes, detalhe deve ser feito o cálculo exato antes de trocar.

Ver se a fiação e disjuntores estão corretos também.

Werlen de Oliveira Nascimento

Boa noite, geralmente este modelo de chuveiro tem uma demanda de potência de 5500 Watts, e seu fabricante pede que se instale com cabo de 10 mm² e disjuntor monofásico de 50 A, não esquecendo o aterramento. Caso não siga essas orientações, há risco de queimar a resistência, comprometer o sistema e perder a garantia do produto.

Responder
Gilson Garcino de Oliveria
Ggo Instalações Elétricas (Birigüi, São Paulo) Ggo Instalações Elétricas - há 9 anos

Olá, o ideal é chamar um profissional qualificado pra lhe orientar. Mas antes dá pra vc se certificar de alguns detalhes.

Primeiro : veja a potência de seu chuveiro e divida pela tensão. Exemplo, 5500w/127v = 43a

no caso o disjuntor seria 50a.

Pode verificar também a conexão. É indicado conector de porcelana ou emenda estanhado.

Responder
Carlos Packer

Se o disjuntor que cai é o da steck, ele sendo unipolar então seu chuveiro é 110V, neste caso, 32A está pouco para este chuveiro, inclusive a fiação deve ser de 10mm² no caso de ser 110V. Outra possibilidade é que seja 220V, que é o mais comum, neste caso a fiação do chuveiro deveria sair os 2 fios do disjuntor eletromar, e está apenas 1 saindo do disjuntor eletromar e o outro ligado por engano no disjuntor steck, retirando a tampa do quadro ficariam visíveis os fios que estão ligados em cada disjuntor, devem sair 2 fios vermelhos de 6mm² exclusivos para o chuveiro, ou experimente desligar o disjuntor da eletromar e verificar se o chuveiro esquenta. Mesmo assim, não seria motivo para o disjuntor cair, devem ser verificadas as emendas, ou pode ser falha do próprio disjuntor.

Responder
Rogério lopes dos santos

Ola Seu Marcelo boa noite, Analisando a questão formulada, o chuveiro ao qual apresentado é de potencia de 7500W, isso exige uma fiação de 6mm², e disjuntor de 40A. No entanto se o disjuntos assima estar desarmando ou é problema na DR, com fuga de terra, ou ligação entre o disjuntor do chuveiro, e o outro no mesmo circuito do chuveiro, ou somente o terra do chuveiro estar na Dr, ou efetuaram a ligação errada do terra entre algum ponto das lampadas, ou tomandas...

Responder
Decio Costa Miranda

Para ter a certeza que o disjuntor instalado está de acordo com o padrão NBR.5410 que estabelece as normas das instalações elétricas de baixa tenção, você deverá anotar o valor da potência do chuveiro que é dado em watt (w) dividir pela tenção V (voltagem) do aparelho e multiplica por 1,25 dai você encontrará o valor do disjuntor comercialmente vendido. exemplo: chuveiro com potencia 5000w tensão de 127v disjuntor é 50A

Responder
Thais Souza da Cruz  Maia
Particular - há 9 anos

Bom dia!! Considerando que seu chuveiro necessite de alimentação 127v, esse chuveiro tem potência de 5500w, numa conta básica, esse chuveiro precisa de uma proteção de no mínimo 43a, o que seria um disjuntor comercial de 50a, mas pode-se utilizar um de 40a (que também é comercial), ressaltando que para tal instalação, você deve utilizar cabos de 6mm² como a maioria dos colegas disseram (aparentemente pela foto o cabo utilizado é inferior a 6mm², e o terra então parece de 1,5mm²), e é altamente recomendado a utilização de bornes de porcelana ao invés de emenda com fita isolante, emendas e curvas muito acentuadas no cabo são possíveis pontos de aquecimento, aumentando assim a corrente elétrica no circuito. Para 220v a instalação deve seguir os mesmos critérios, porém com uma proteção menor, pois a corrente será menor, um disjuntor bipolar de 30a resolveria seu caso. Na foto não vI nenhum dr (dispositivo diferencial residual), só lembrando que este equipamento protege pessoas contra choques elétricos e é citado na abnt nbr5410 como componente essencial para proteção de seres vivos, pessoas ou animais (nesse caso só pessoa, porque o cachorro não vaI ligar o chuveiro rrss), e esse dr deve ser de corrente acima a do disjuntor de proteção e de 30ma de sensibilidade.

Durvalino Francisco de Souza
Particular - há 9 anos

Olá seu chuveiro está desligando, vai algumas dicas, veja potencia do chuveiro e amperagem do disjuntor, de um reaperto no disjuntor pode estar com folga, veja cabo eletrico se é compativel com o consumo e se a voltagem está compativel com o seu chuveiro, se tem alguma emenda folgada, pois este é o problema mais comum em rede eletrica.

Eliseu Nascimento
Técnico Eletricista (Cubatão, São Paulo) Técnico Eletricista - há 9 anos

Por eliminação, só há um disjuntor Steck no quadro, presumo tensão de 127V. Embora as cores dos cabos não estejam em conformidade para esta tensão não levei em consideração, base-ei-me pelo disjuntor nos cálculos efetuados.

Potência do Chuveiro 6800W -> corrente de 53,54A.

Potência do Chuveiro 7500W -> corrente de 59,05A.

Considerando que na sua instalação haja um conduíte especifico desde o quadro até o chuveiro, podemos considerar fatores de correção de temperatura e agrupamento igual a 1.

Passemos ao método de instalação (conforme tabela 28 da NBR 5410) que pela foto é eletroduto embutido em alvenaria, método de instalação 7/8, Condutor Isolado B1.

Passemos a tabela de condução de corrente (conforme tabela 31 da NBR 5410) - Método de Instalação definido na Tabela 1 -> B1 - 3 condutores carregados. Seu cabo deve ser um de 16mm².

Passemos ao disjuntor -> Este deve ter uma corrente nominal (In) maior que a do circuito e menor que a da capacidade de condução do cabo, ou seja, 53,54A ou 59,05A<(In)<68A -> Corrente Nominal do disjuntor-> 63A.

Sugiro a você trocar a alimentação deste chuveiro para 220V, Instalar o DR nos circuitos e os DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) ou diminuir a potência do mesmo adequando a potência a proteção e ao cabo que o alimenta.

Bom, espero ter ajudado. Qualquer coisa estamos à disposição.

Responder
Eng. Alvaro Clifford

A primeira impressão, teria de investigar com precisão no local, a sua emenda está feita de forma irregular, pois aparelhos de aquecimento devem ser ligados com conector de louça, é mais seguro, pois a conexão é um ponto provável de aquecimento e falha. Pelo meu entendimento o seu disjuntor está mal dimensionado para este chuveiro que está usando. A bitola do cabo depende não só da potência do equipamento como também de diversos outros fatores sendo o mais importante a distância do seu chuveiro até o quadro elétrico, queda de tensão. em resumo contrate um profissional para investigar e projetar o seu sistema devidamente.

Responder
JOSE GERALDO
Jm Instalações (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Jm Instalações - há 9 anos

oi vou citar uma exemplo para você verificar se seu chuveiro e compatível com o disjuntor. potencia do chuveiro dividido pele tenção que fica ex: 7500 watts/220 volts = 34 amperes verifique a potencia de seu chuveiro normalmente fica escrita numa etiqueta encima e circuitos 220v devem ser usado disjuntor bipolar.

Responder
Flaviano  A. Araujo
Ney Resolve (Arujá, São Paulo) Ney Resolve - há 9 anos

Olá boa noite, na parte de cima do chuveiro esta marcado quantos (volts) de tensão e quantos (watts). Se for (220 V) e menos que (6800 W) os cabos são 4mm e dijuntor bipolar de 32a, OBS se tiver correto reaperte os dijuntores, pois se estiver mal apertado eles caem. Se for (220 V) e de (7000 W ) a (8500 W) os cabos devem ser 6mm e dijuntor bipolar 40a.

Mas se for (127 V) os cabos 10mm e dijuntor unipolar 50a.

Responder
Leonardo Boulhoes Pinheiros Dias
Particular - há 9 anos

aparentemente seu chuveiro e 7500 watts de potencia e 220 volts, então o recomendado para o seu chuveiro e cabo 6 mm, disjuntor bipolar 40 a, lembrando que se o cabo do seu chuveiro estiver de 4 mm , para não ter mais gastos te recomendo trocar a resistencia do seu chuveiro para uma de 6000 watts de potencia.

Josmar  Alves Dias
Serto Serviços Tecnicos (Várzea Paulista, São Paulo) Serto Serviços Tecnicos - há 9 anos

Eu recomendo verificar se o disjuntor não esta com defeito, cabo de 6mm, porque se for menor ele pode estar aquecendo e desligando o disjuntor, que pelas fotos eu trocaria por um conjunto de 40a e na conexão com o chuveiro eu colocaria conectores de cerâmica até o visual ficaria melhor, boa sorte

Responder
Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 9 anos

Ola Marcelo boa noite. Vi que pelas algumas resposta acima se vc contrata alguns desses vc vai continuar com o mesmo problema. Ou ate mesmo adquiri um maior.Evidentemente que não são todos.Uma coisa porem posso te garanti; falta conhecimento a quen fez pra vc.Nunca pode se colocar um disjuntor de mais de 40 A em um fio de 6mm. Em 99 por cento das veses o disjuntor tem que ser ate menor. Qualquer duvida estamos a disposissao

Responder
Augusto Mori
Particular - há 9 anos

Como já mencionado, a vários fatores a serem verificados, pra não ter mais problemas chame um profissional qualificado, de imediato percebe-se que o disjuntor está inferior ao chuveiro, se não estiver enganado este modelo de chuveiro já é compatível para o disjuntor DR, então terá que trocar para uma amperagem maior e sistema DR, aconselho colocar usar emenda de porcelana.Outro conselho é acertar a bitola do terra, as pessoas procuram colocar mais fino para o terra em questão de economia, mas quando o assunto é segurança da família, se torna uma economia pobre, colocando em risco a segurança de todos.

Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 9 anos

Bom dia!! Considerando que seu chuveiro necessite de alimentação 127V, esse chuveiro tem potência de 5500W, numa conta básica, esse chuveiro precisa de uma proteção de no mínimo 43A, o que seria um disjuntor comercial de 50A, mas pode-se utilizar um de 40A (que também é comercial), ressaltando que para tal instalação, você deve utilizar cabos de 6mm² como a maioria dos colegas disseram (aparentemente pela foto o cabo utilizado é inferior a 6mm², e o terra então parece de 1,5mm²), e é altamente recomendado a utilização de bornes de porcelana ao invés de emenda com fita isolante, emendas e curvas muito acentuadas no cabo são possíveis pontos de aquecimento, aumentando assim a corrente elétrica no circuito. Para 220V a instalação deve seguir os mesmos critérios, porém com uma proteção menor, pois a corrente será menor, um disjuntor bipolar de 30A resolveria seu caso. Na foto não vi nenhum DR (dispositivo diferencial residual), só lembrando que este equipamento protege pessoas contra choques elétricos e é citado na ABNT NBR5410 como componente essencial para proteção de seres vivos, pessoas ou animais (nesse caso só pessoa, porque o cachorro não vai ligar o chuveiro rrss), e esse DR deve ser de corrente acima a do disjuntor de proteção e de 30mA de sensibilidade.

Responder
 Idelson Bezerra dos Santos

lembrando que além dos fatores falado pelos colegas acima é necessário sabermos se este chuveiro e blindado e se esta usando DR caso não seja blindado o problema pode ser a instalação com o DR, sim concordo

que o mais seguro seria a visita de um tânico ou local

IBS

19d0491a7735b10cd1ea3e2a75f386d05a8b518f_thumbnail_498536
Responder
JOSÉ ESPEDITO OLIVEIRA
Js - Instalações Elétricas E Pinturas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Js - Instalações Elétricas E Pinturas - há 9 anos

O erro pode estar na fiação que vai do medidor ao quadro de distribuição, ou seja, subdimensionada. Quando sobrecarregada, desliga o disjuntor do chuveiro, pois provoca aquecimento. Circuito com mais de 30 m também tem queda de tensão e causa mal funcionamento dos dispositivos e aparelho.

Responder
Claudiney Vieira dos Santos
Eletek Instalações Eletrica (Cotia, São Paulo) Eletek Instalações Eletrica - há 9 anos

ola Marcelo cunha voce não fés errado trocar toda estaiação do apartamento mais tem que verificar se os disjuntores é compatível a potencia dos chuveiros , pela fotos do chuveiro a potencia de 7500 v se eles estão caindo os disjuntores , sinal que eles não é compativel

Responder
Euzebio Borba Filho
Ebf - Projeto E Instalação Eletrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Ebf - Projeto E Instalação Eletrica - há 9 anos

Ola, pelas fotos que vc enviou, me parece que seu chuveiro é de 7500 W, e no seu quadro de dijuntores, há um dijuntor de 32 Amperes utilizado para o chuveiro. troque-o por um disjuntor de 40 Amperes. uma dica, identifique os circuitos eletricos e os respectivos disjuntores. Um Abraço

Responder
Rodrigo
Rw Comercial (Osasco, São Paulo) Rw Comercial - há 9 anos

Todas as resposta acima estão corretas, mas vide observar que analizando o seu quadro de força, só há um disjuntor para o seu chuveiro, poderia o profissional ter colocado um par já que a maioria é 220v, a fiação aparentemente está correta, notei que há um disjuntor acima do steck de 20 amp, que por sinal deve estar ligado tambem ao sistema do seu chuveiro, indicando assim que o mais provavel seja que o mesmo esta com defeito, compre um par do mesmo com amperagem de 40 A, com certeza irá resolver o seu problema!

Responder
Enio Luciano da Silva
E L Da Silva Manutençao (Guarujá, São Paulo) E L Da Silva Manutençao - há 9 anos

Pela foto, Aparentemente sua fiação é de seis milímetros( tem que ter certeza ) ,a emenda parece estar bem feita, a fiação tem que estar ligada diretamente ao ao disjuntor na caixa de distribuição sem emendas no caminho e ligado somente para o chuveiro, tem que verificar se os parafusos de fixação dos fios ao disjuntor esta bem fixado, de acordo a NBR 5410, você pode usar um disjuntor de até 41 amperes para fio 6 mm, se estiver de acordo, os seus disjuntores estão com problemas e é só trocalos

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região