Posso aproveitar os fios para uma instalação elétrica?

Troquei os chuveiros de 127V para 220V. Tinha colocado cabos 10mm e disjuntores de 50A quando era 127V. Agora queria saber se posso aproveitar estes mesmos cabos de 10mm para um chuveiro 220V de 5.500A e com disjuntores bifásicos de 32A classe B ?

Posso aproveitar os fios para uma instalação elétrica?

Troquei os chuveiros de 127V para 220V. Tinha colocado cabos 10mm e disjuntores de 50A quando era 127V. Agora queria saber se posso aproveitar estes mesmos cabos de 10mm para um chuveiro 220V de 5.500A e com disjuntores bifásicos de 32A classe B ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 2
Marcos Ramos
Restauração Serviços E Manutenção Elétrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Restauração Serviços E Manutenção Elétrica - há 8 anos

Ola ivan vc pode sim usar os cabos mas os disjintores precisam trocar pois a amperagem deles geralmente é usado para casa toda. Vc pode trocar os disjuntores de 50a por um bipilar de 32a

Responder
Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 8 anos

Olá sr Ivan bom dia. pode sim levando em conta que o seu chuveiro tinha uma tenção menor. independente da potencia do seu novo chuveiro. a maior potencia de cuveiros disponivel no mercado hoje está de acordo com essa fiação

Responder
Ivan Avelar
Particular - há 8 anos

Oi Marcio, que bom ver sua resposta também. Sim só a questão das cores é que ficarão mesmo fora do padrão. Como será um circuito individual para cada chuveiro em separado, só farei uma indicação com fitas coloridas para me orientar. Quanto ao disjuntor, usando um cálculo básico de um chuveiro de 5500 % 220 x 1.15 dá um valor de 28,75. O disjuntor de 25A seria pouco e o próximo da lista é o de 32A. Estou certo em usar o de 32A? Pela conta, um chuveiro de 220V gera 25A.

Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 8 anos

Pode usar os mesmos cabos sim. Nesse caso a corrente diminuirá. Os cabos estarão superdimensionados mas isso não é um problema nem justifica a sua troca. Pode ser que fique fora da norma no que diz respeito às cores. Como você disse que era um circuito 127V ele deveria ter um dos fios, o neutro, na cor azul clara (NBR5410). Quando ligar em 220, duas fases, ficará com esse "erro" apenas na cor.

O disjuntor de 32A precisa dar uma confirmada. Normalmente na própria embalagem do chuveiro há a indicação do disjuntor que deve ser usado.

Responder
Gilvan M. Machado
Gcs Elétrica e Serviços (Araraquara, São Paulo) Gcs Elétrica e Serviços - há 8 anos

Bom dia Ivan,

Sobre os cabos não ha problema algum, mais quanto ao sistema de segurança tem sim, e preciso altera o sistema de forma que lhe traga segurança em caso de algum problema com o chuveiro.

Consulte um profissional qualificado e de sua confiança. Ate mais

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região