110 para 220

Estou me mudando para florianópolis e meus eletrodomésticos são 110volts. Eu consigo mudar as tomadas para 110? Ou preciso comprar transformadores?

110 para 220

Estou me mudando para florianópolis e meus eletrodomésticos são 110volts. Eu consigo mudar as tomadas para 110? Ou preciso comprar transformadores?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Adtec Soluções em Elétrica
Adtec Soluções em Elétrica (Curitiba, Paraná) Adtec Soluções em Elétrica - há 8 anos

Bom dia Elia, seria interessante você entrar em contato com a agencia da selesc Fone (048) 281-1000 e solicitar consulta prévia, pois que em certas localidades o condutor neutro fica em espera no ramal de entrada, assim sendo basta solicitar que seja entregue junto ao seu medidor e posteriormente você contar com profissional habilitado para mudança de instalações dentro de sua residência.

Responder
Acza Drywall
Acza Drywall (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Acza Drywall - há 8 anos

Se o padrão da sua cidade é de fase/neutro 110V, não é preciso alterar muita coisa, nesse caso, é só tirar um dos fios da rede que vai para a tomada da fase e passar para o neutro. Caso não haja essa opção, o transformador pode ser uma alternativa, e quando bem dimensionados, não aumentam praticamente em nada o consumo de energia. Neste caso você pode usar um transformador de 500 VA para ligar os aparelhos da sala (tv, dvd, som, home theater), usar outro de 1000 VA para ligar o refrigerador, por exemplo. Só que para o chuveiro que você mantém a instalação original. Antes de tudo, verifique se fase + neutro na sua cidade é 110v. Se for, não terá quase nenhum gasto. Para isso peça um orçamento para um eletricista profissional. Ele não irá cobrar nada para orçar, mas certamente responderá sua pergunta. Caso suas instalações não tenha Neutro, vc mesmo poderá consegui-lo pela simples implantação de uma barra metálica junto da caixa de entrada de energia. Irei passar algumas dicas, portanto, esse trabalho só deverá ser executado por um eletricista profissional.

Numa loja de materiais elétricos, peça uma Haste Cobreada de Aterramento 1/2" (meia polegada) de diâmetro e 3,00 m de comprimento, com Conector e uma Caixa de Inspeção. Esse dimensionamento poderia ser menor, porém, como não sabemos a resistência Ohmica do terreno, melhor trabalhar com alguma folga. Essa haste deverá ser "fincada" na terra junto à caixa de entrada. Observe se não passa nenhuma tubulação sob o piso e use ferramentas adequadas para quebrar o revestimento até expor a terra. Faça uma cava na terra nas mesmas dimensões da caixa de inspeção e a instale, nivelando-a com o revestimento (não tente furar o revestimento do chão com haste); Com a haste em mãos, coloque o conector a 10 cm da extremidade não Apontada e aperte ligeiramente o parafuso; Posicione-se numa altura confortável de modo a poder bater, nessa extremidade, enquanto mantém a extremidade Apontada no centro do diâmetro da caixa de inspeção e, à prumo; Use uma madeira rígida suficiente que não quebre facilmente para proteger a haste de deformação (pedaço de caibro) e bata com uma marreta até que a haste esteja totalmente introduzida na terra, sobrando, apenas, uns 15 ou 10 cm dentro da caixa; Desligue a energia para manusear o fio ou cabo a ser conectado (uma das fases), decape a ponta em 10/15 cm, faça uma dobra (L) e a introduza de baixo para cima pelo conector e em contato com a haste, apertando o parafuso firmemente, porém, sem exageros para não espanar a rosca. Estará pronto o Neutro. No entanto, há outros detalhes que melhoram o acabamento e tornam a instalação mais adequada e profissional... Mas aí é outra história.

Responder
Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 8 anos

Elia.

A energia elétrica em Florianópolis é distribuída pela Celesc nos padrões de fornecimento 220/380V e 220/440V. Sendo assim a menor tensão fornecida é a 220V. Você irá precisar de transformador para todos os equipamentos. Mas talvez fique enviavel transformadores para equipamentos mais potentes como micro ondas, geladeira e máquina de lavar.

Talvez seja mais vantajoso vender seus equipamentos aqui e comprar novos lá.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região