Posso instalar outro relógio trifásico digital na minha casa?

Boa noite, meu nome é Lázaro. Eu tenho instalado um relógio trifásico digital na minha casa, se eu comprar outro por conta própria e instalar em outro ponto no retorno. eu vou economizar energia.

Posso instalar outro relógio trifásico digital na minha casa?

Boa noite, meu nome é Lázaro. Eu tenho instalado um relógio trifásico digital na minha casa, se eu comprar outro por conta própria e instalar em outro ponto no retorno. eu vou economizar energia.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Eliel Ramos Pereira
Eletricidade E Aumento De Carga Técnico Credenciado Light (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Eletricidade E Aumento De Carga Técnico Credenciado Light - há 6 anos

Bom dia, o 2º relógio não te fará ter economia, pois o mesmo só serve para medição, economia vc tem em uma instalação correta e adequada dentro e fora de casa, com fios e disjuntores compatível.

Responder
Nelson Pires

Boa noite prezado Lázaro!

Vamos ser bastante práticos e sucintos.

Medidor de Kwh só monitora consumo. Se quer economizar, terá que reduzir o consumo. Para conseguir isto, basta mudar alguns hábitos, por exemplo: banhos menos demorados, apagar luzes e desligar aparelhos em cômodos desocupados, utilizar lâmpadas led ao invés de eletrônicas ou fluorescentes, passar roupas de uma só vez, abrir geladeiras a menor quantidade possível, juntar roupas e lavar num só dia, utilizar sensores de presença em circuitos essenciais, de segurança e etc.

Esperamos ter contribuído.

Responder
José Alberto de Souza Pereira

Camarada, o fato de você estar com medidor digital ou analógico não fará você economizar energia, a palavra "medidor"por si só relata a função do equipamento,medir,para economizar energia, verifique sua instalação com a ajuda de um profissional da área.

Responder
Razaq Codesh Eletrica Ltda
Razaq Codesh Elétrica e Sistemas de Segurança Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Razaq Codesh Elétrica e Sistemas de Segurança Ltda - há 6 anos

Lazaro, para economizar energia não precisa comprar outro relógio, precisa observar se a sua instalação elétrica está bem dimensionada, se houve as divisões corretas dos circuitos, se os cálculos técnicos foram feitos. Você precisa saber qual o seu consumo e a Potência consumida. Muitas instalações consomem horrores , pois, são mal dimensionadas sempre com jeitinho Brasileiro. geralmente as pessoas não apresentam as cargas necessárias as consumidoras de energia, sempre escondem o consumo total que terá para pagar menos. e isso traz danos futuro. O relógio de energia só monitora e monstra para a concessionária de energia o consumo do cliente. Se tu quiseres agir corretamente, faça esse levantamento técnico em suas instalações e verá que seu consumo cairá . Fizemos isso em um cliente e hoje ela tem o consumo bem baixo do que se gastava.

André Ribeiro

Diretor técnico AFR

Responder
José dos Reis  Oliveira
José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas (Resende, Rio de Janeiro) José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas - há 6 anos

Bom dia. Você pode até comprar outro e instalar, só que não será medido pela concessionário. Quanto a economia, o medidor não é um instrumento para economia de energia, somente para monitoração do consumo.

Responder
Ramos & Santos Serviços Técnicos Ltda R&S

Não, você tem que fazer o pedido à concessionária e cumprir as normas da mesma. Quanto a economia de energia, não tem o menor fundamento pois o medidor de energia é apenas um instrumento que atende a necessidade da concessionária para aferir o consumo de energia da unidade domiciliar/comercial/Industrial.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Não... para instalar um novo relogio, deverá fazer o pedido na concessionaria e atender as exigencias...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região