A bitola do fio interfere no consumo de energia?

Minha instalação monofásica está pra ser feita mas quero saber se o fio 2,5 mm consume mais energia do que o fio acima disso? Será feita com o fio de aterramento.

A bitola do fio interfere no consumo de energia?

Minha instalação monofásica está pra ser feita mas quero saber se o fio 2,5 mm consume mais energia do que o fio acima disso? Será feita com o fio de aterramento.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 6 anos

R: Sim... interfere, pois o fio trabalhando sobrecarregado aquece e gasta mais...

A disposição;

Jonson Prudencio Esser

Bom dia sim interfere,porém se deve calcular o consumo q terá na residencia pra o dimensionamento dos fios,o atterramento deve ser da mesma bitola q sera o fase e o neutro porem se deve calcular as cargas pra q acha uma distribuição correta!

Qualquer duvida pode nos contatar

Nilson Campos
Nilson Campos Eletricista (Caxias do Sul, Rio Grande do Sul) Nilson Campos Eletricista - há 6 anos

Olá me chamo Nilson a bitola do fio não interferi no consumo de energia! Mas sim na segurança da instalação elétrica , fios de 2,5 é só para tomadas, fios de 1,5 para iluminação e 4ou 6 para o chuveiro.

É preciso fazer o dimensionamento correto de todo o circuito!

Marcelino Azevedo de Jesus

Bom dia sr Emanoel. A MAJTec Serviços tem o prazer de lhe ajudar respondendo seu questionamento.

Sim. Quanto mais fino mais ele esquenta sob uma mesma corrente e este calor é PERDA DE ENERGIA.

Um fio de seção nominal maior possuirá menor resistência a passagem de corrente, esquentará menos e consequentemente consumirá menos energia.

Responder
Adelar Camargo Maquiera
Acsis Sistemas De Segurança (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Acsis Sistemas De Segurança - há 6 anos

Com certeza se não for feito um dimensionamento correto terá problema de aquecimento, o que acarretara em consumo acima do normal e possível derretimento em alguns cabos, o que colocaria em risco sua instalação e sua residência.

Normalmente o fio 2,5 e usado para tomadas que não ultrapassem 21A, então a maioria das tomadas se enquadra nesta bitola, já chuveiros e aparelhos de ar condicionado por exemplo requerem uma rede individual e um fio de acordo com seu consumo.

Sugiro consultar um engenheiro ou uma empresa qualificada na sua região para que seja feito este dimensionamento de acordo com seu projeto.

Responder
Diego Xavier
Elétron (Pelotas, Rio Grande do Sul) Elétron - há 6 anos

Boa tarde, sou o Diego, espero poder lhe ajudar. Oque consome mais energia é a má instalação da fiação, e dimensionamento da mesma, se tu for usar um componente que consuma mais que 21A aconselho a colocar um fio 4mm², existe tabelas de acordo com marcas, não significa que quanto mais grosso o fio menor o consumo, e sim ser bem dimensionado de acordo com a necessidade da carga do ponto elétrico, lembre-se sempre de não falhar no disjuntor, a proteção da fiação é o disjuntor que deve receber um cuidado ao ser instalado e dimensionado.

Abraço e contém com a equipe Gebras.

Responder
Razaq Codesh Eletrica Ltda
Razaq Codesh Elétrica e Sistemas de Segurança Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Razaq Codesh Elétrica e Sistemas de Segurança Ltda - há 6 anos

manoel , caso sua instalação não estiver dimensonada corretamente , irá interferir. Temos visto que as pessoas , querem somente a elétrica funcionando. muitas das vezes contratam empresas e profissionais sem qualificação técnica nenhuma. Toda instalação elétrica tem que se ter um projeto de dimensionamento de cargas, o que será usado, qual são os circuitos de iluminação, tomadas de uso geral, tomadas de uso especifico, qual a potência dos equipamentos instalados. Caso se interesse , nos da AFR Elétrica& sistemas de Segurança podemo lhe ajudar. trabalhamos dentro das normas técnicas da ABNT.

Andre Ribeiro.

Diretor Técnico AFR.

Responder
Gustavo Germano Fischborn
Stf-Servicos Técnicos Fischborn (Canoas, Rio Grande do Sul) Stf-Servicos Técnicos Fischborn - há 6 anos

Manoel quero te explicar: não interfere, se sua instalação estiver sendo feita por um técnico qualificado que fará os devidos cálculos de dimensionamento. No projeto existem tomadas de uso específico e tomadas de uso comum. Se o técnico fizer o projeto a tua instalação ficará segura e irá ser uma instalação econômica.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região