Como instalar uma bomba de água?

Gostaria de instalar uma bomba de agua em um timer digital porem os funcionarios na so falaram que eles não aguentaria falando que a bomba trabalha com resistencia e ñ suportaria por mais q a potencia dela estivesse dentro do limite do timer digital... no timer digital fala da potencia indutiva e eletronica qual dessas potencia a bomba de fundo de poço se enquadra ?

Como instalar uma bomba de água?

Gostaria de instalar uma bomba de agua em um timer digital porem os funcionarios na so falaram que eles não aguentaria falando que a bomba trabalha com resistencia e ñ suportaria por mais q a potencia dela estivesse dentro do limite do timer digital... no timer digital fala da potencia indutiva e eletronica qual dessas potencia a bomba de fundo de poço se enquadra ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Tiago Moura Rocha
Tasa Instaladora (Gravataí, Rio Grande do Sul) Tasa Instaladora - há 6 anos

Caro Melquisedeque,

Para o tipo de acionamento que tu necessitas, o ideal seria utilizar um contator de potência e um relé térmico de sobrecarga ou disjuntor de proteção. Desta forma o timer seria apenas para gerenciar os intervalos em que a bomba pode ou não operar. Basta fazer o contator ser acionado pelo timer. Mais uma coisa: para evitar transbordo ou que a bomba trabalhe a seco, tem ter controle de nível (bóia ou sensor de nível) nos reservatórios de captação e despejo de água. Se a bomba leva água diretamente para as terminações de uso (torneiras, chuveiros, caixas de descargas, etc), melhor seria um sensor-válvula de fluxo. Se atente sempre a um detalhe: o dimensionamento do contator, relé disjuntor ou sensor-válvula de fluxo é feito a partir da potência do motor. E para fins de responder a tua pergunta a potência reativa gerada por motores elétricos, transformadores e qualquer outro equipamento que trabalhe com bobinas é sempre indutiva. Espero que estas informações possam te ajudar.

Tiago Moura Rocha

Eletrotécnico

Responder
Particular - há 6 anos

R: O ideal seria trabalhar com uma contatora e um inversor de frequencia.... assim teria mais segurança, e conseguiria programar da mesma forma...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região