Posso conectar o ar-condicionado em um adaptador e depois na tomada inteligente?

Olá, alguém poderia me informar se posso fazer essa gambiarra sem problemas?

Tenho um Ar Condicionado de parede (250v / 12A) funcionando desde sempre sem problemas na tomada apropriada. Porém por motivos de praticidade gostaria de colocá-lo em um plug inteligente (Plug controlável Wi-Fi. 100~240v 10A/13A/16A (Max) ) O qual acredito que não há problemas. Porém o pino do Ar Condicionado é grosso e não entra no Smart Plug, logo gostaria de saber se haveria problemas em colocar o Ar Condicionado conectado em um Adaptador 20A/10A, conectar-lo no Smart Plug e assim conecta-lo na tomada. Levando em conta que utilizo o Ar Condicionado durante o dia inteiro quase que ligado sempre. Obrigado

Posso conectar o ar-condicionado em um adaptador e depois na tomada inteligente?

Olá, alguém poderia me informar se posso fazer essa gambiarra sem problemas?

Tenho um Ar Condicionado de parede (250v / 12A) funcionando desde sempre sem problemas na tomada apropriada. Porém por motivos de praticidade gostaria de colocá-lo em um plug inteligente (Plug controlável Wi-Fi. 100~240v 10A/13A/16A (Max) ) O qual acredito que não há problemas. Porém o pino do Ar Condicionado é grosso e não entra no Smart Plug, logo gostaria de saber se haveria problemas em colocar o Ar Condicionado conectado em um Adaptador 20A/10A, conectar-lo no Smart Plug e assim conecta-lo na tomada. Levando em conta que utilizo o Ar Condicionado durante o dia inteiro quase que ligado sempre. Obrigado

4 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

PB&LS SERVIÇOS E SOLUÇÕES EM ELÉTRICA E ELETRÔNICA Leonardo
Particular - há 2 anos

Oi, senhor Alexandre!

senhor alendre deixa eu lhe falar uma coisa na automação residencial existente um dispositivo chamado Controle Infravermelho Wifi Inteligente compativo com Alexa Google. Suporta mais de 80.000 dispositivos controlados por IR (somente 38KHz IR, sem RF), incluindo seu Ar Condicionado. Onde através do APP Controle dispositivos de infravermelho com o Tuya Smart App ou Smart Life App você controla de qualquer lugar a qualquer momento, sem preocupação de colocar seu ar condicionado e tuda a sua instalação em risco. Seguir a dica!

Ezequiel Rodrigues

Olá Alexandre.

Esses adaptadores são para cargas baixas. O fato de vc usar o ar condicionado constantemente agrava a situação. Sugiro não ligar o smart diretamente na carga do aparelho, mas a uma contatora para que está sim acione o Ar condicionado. De toda a forma, o melhor a se fazer é pedir para que um profissional eletricista faça essa automação com segurança para você.

Conte com os profissionais dessa plataforma e Boa Sorte.

2 fotos
Responder
Josafá Alves

Olá. Você pode adaptar uma contatora junto a tomada inteligente. Fiz umas pesquisas e infelizmente não tem tomada inteligente para 20a, existe uns importados fora do padrão ABNT. E não suportará o ar condicionado.

Não leva a mal, mas esses adaptadores não deveriam nem existir.

Faça um teste por 30 segundos. Depois pegue o adaptador e encoste nas partes metálicas, poderá estar de morno a quente.

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Alexandre,

O seu aparelho de ar-condicionado precisa ser conectado a uma tomada que porte até 20A e o aparelho SMART não suporta essa corrente.

Neste caso, você precisa adquirira um aparelho SMART que atenda a corrente elétrica do seu ar-condicionado.

Essa restrição de conexão (não sendo possível encaixar) existe por um critério de segurança, para que um aparelho que demanda uma corrente maior que tomada suporta não seja conectado à rede elétrica.

Esse adaptador que você mostra está completamente fora dos padrões de segurança, inclusive tirando o pino de aterramento.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região