Como fazer a instalação elétrica?

Boa noite!

O disjuntor do meu padrão de entrada é de 50A e no DG do QDC é de 40A. Posso trocar o disjuntor geral do QDC por um disjuntor de 50A? A fiação que vem do padrão é de 16mm, bem como a fiação que distribui para os outros disjuntores.

O IDR é de 40A. Neste caso eu teria que trocar por um de 63A também?

Obrigado!

Como fazer a instalação elétrica?

Boa noite!

O disjuntor do meu padrão de entrada é de 50A e no DG do QDC é de 40A. Posso trocar o disjuntor geral do QDC por um disjuntor de 50A? A fiação que vem do padrão é de 16mm, bem como a fiação que distribui para os outros disjuntores.

O IDR é de 40A. Neste caso eu teria que trocar por um de 63A também?

Obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Humberto Roman Pellegrini Villalonga

Em tese se os condutores são de 16 mm² a proteção pode ser de até 70 A. Mas é preciso saber a distância do padrão até o quadro geral de distribuição, pois é possível que o projeto tenha considerado uma bitola maior em virtude da queda de tensão. A diferença entre de 50 A no padrão e 40 A no QGD deve ser para evitar a atuação do primeiro, mais distante. Se o disjuntor de 40 A está desarmando ou vai aumentar a carga instalada pode ser substituído o de 40 A no QDG por 50 A e o IDR é melhor passar para 63 A, já que a proteção de sobre correntes passará a ser maior que seu valor nominal atual de 40 A.

Responder
Jose Burgo Alves
Particular - há 1 año

Bom dia se você tem condutores de 16mm do padrão até o quadro de distribuição interno o disjuntor do padrão pode 63 amperes e do quadro de distribuição interno pode 50 amperes

Disjuntor de 40 amperes e pro circuito do chuveiro

Mauro Ferreira
Powercubo/dr Panelas (Osasco, São Paulo) Powercubo/dr Panelas - há 1 año

A corrente elétrica que passa pelo disjuntor do padrão de entrada é sempre maior as demais correntes que passam nos circuitos da instalação, pois quando passa pelo QDC está corrente que vem do padrão de entrada é distribuída para estes circuitos. Desta forma é natural que o disjuntor do padrão de entrada sempre seja maior ou igual ao disjuntor do QDC.Suponha que em uma casa o disjuntor do padrão suporte 50A e o disjuntor do QDC suporte 70A, caso ocorra uma falha elétrica dentro da residência que supere os 50A, e os disjuntores parciais falharem o disjuntor do padrão vai desarmar primeiro que o disjuntor do QDC, desta forma para religar o circuito a pessoa terá que se deslocar até o padrão de entrada

Responder
Mariel Pontes
Particular - há 1 año

Quem determina o valor dos disjuntores, são os condutores utilizados. Se no padrão o disjuntor é de 50A, isso significa que os condutores do padrão até o QG suportam no máximo 50 A. E se o disjuntor do QG é de 40 A, isso significa que os condutores que são protegidos por esse disjuntor suportam no máximo 40 A. Se esse projeto foi bem dimensionado, e caso você troque o disjuntor de 40A por um de 50A, quando ocorrer uma sobrecarga, ou curto circuito, vai reduzir significativamente a vida útil dos condutores após o QG, os condutores podem perder o isolamento. Somente um profissional da área pode avaliar se pode realmente substituir esse disjuntor do QG por um de 50A. E se isso for possível, terá que aumentar a capacidade do condutor do padrão até o QG e também o valor do disjuntor do padrão.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região