Porque o fio do chuveiro derrete?

Meu chuveiro derrete os fios direto aqui em casa tem um disjuntor de 40A pra toda casa meu chuveiro é de 4600w 6mm o que fazer para parar de derreter o fio ?

Porque o fio do chuveiro derrete?

Meu chuveiro derrete os fios direto aqui em casa tem um disjuntor de 40A pra toda casa meu chuveiro é de 4600w 6mm o que fazer para parar de derreter o fio ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 1
Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 6 anos

Segundo suas informações a fiação usada (6mm) e o disjuntor (40A) estão corretos para um chuveiro de 4400W. Você precisa verificar se realmente é 4400W. Você mencionou 4600W mas é muito difícil achar um chuveiro de 4400W. A maioria hj já vem com 5500W. Outro fator muito comum é o não uso do conector de louça. Sem ele a emenda não fica boa e sobreaquece mesmo. Se a sua instalação realmente tem 6mm2, 40A de disjuntor, conector de louça e chuveiro 4400W e ainda assim queima o fio verifique primeiro se o chuveiro não é o problema. Teste outro. E por fim à distância do cabo. Caso tenha mais de 25 metro ja aconselho aumentar a bitola devido à queda de tensão. Não vou nem entrar na possibilidade de ter outra coisa ligada no mesmo circuito do chuveiro. Pq se tiver tá ai o problema.

Responder
Marcio Santos
Mmrc (manutenção Residencial E Comercial (Barra Mansa, Rio de Janeiro) Mmrc (manutenção Residencial E Comercial - há 6 anos

Bom noite Anderson, a MMRC se sente honrado em poder ajuda-lo. Baseado pelas suas próprias informação e pelos cálculos aprópriados, seu disjuntor de 40A e o cabos 6mm estão corretos. porém devem ser avaliados outras variáveis como o comprimento do cabo que está sendo utilizado, a qualidade do mesmo e o tempo de vida desse cabo. Somente um profissional em loco tem condições de fazer essas avaliações. Att

Responder
Armando Tivo
Radarpro Eletronica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Radarpro Eletronica - há 6 anos

Tudo Bem?

É imprescindível que para o Chuveiro seja dimensionado um circuito exclusivo e com aterramento pois, embora, seja simples a instalação e ligação do equipamento, se não o fizer, estará sendo posto em risco a segurança sua e dos demais que o utilizarem.

Solicite a vistoria técnica de um profissional qualificado, será seu melhor investimento!

Não Faça você Mesmo!

Tudo de Bom!

Responder
Carlos
Eletricidade (Macaé, Rio de Janeiro) Eletricidade - há 6 anos

acho muito dificil isso acontecer..voce deve esta fazendo uma pessima emenda e esta aquecendo na emenda que esta queimando o fio..só tem essa logica..o resto é impossivel pois ja vi chuveiro com fio de 2,5 em 110 sem derreter...uma vez aquecida as pontas elas voltarao a queimar o macete é fazer pontas novas

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 6 anos

Boa tarde Sr. Anderson. vários fatores podem causar isto mas o principias são este rede mal dimensionada a fiação ou pode ser até antiga, hoje é utilizado cabos de 10 mm para alimentas a caixa de disjuntor a rede do chuveiro hoje em dia é utilizados dependendo da potencia do chuveiro cabos de 4 ou 6 mm, se caso fos cabos do chuveiro for abaixo de 6 mm sugito a troca.

O outro fator que sempre acontece mesmo com a fiação de acordo com as normas se localiza na emenda entre i chuveiro e a rede elétrica, o correto é usas conector de porcelana que elemina possíveis mal contato e sem causar aquecimento na fiação.

Responder
Alessandro  França
Eletrosandro Instalacoes Eletricas (Guapimirim, Rio de Janeiro) Eletrosandro Instalacoes Eletricas - há 6 anos

Bom dia olha o disjuntor que você falou e a bitola estão corretos mas o chuveiro deve ser 4400wats mas isso não quer dizer que esteja errado provavelmente o disjuntor está com deficiência procure um profissional qualificado um abraço

Responder
Particular - há 6 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: Primeiramente chuveiro exige que tenha um disjuntor especifico, geralmente de 32A, e a fiação que alimentará deve ser de 6,00 mm para este descrito, porém aconselho que faça com 10,00 mm para evitar possível aquecimento; Fazendo dessa forma não terá mais ´problemas com o chuveiro, mas sugiro também colocar mais disjuntores e distribuir as demais cargas como micro-ondas, geladeira e tomadas que possuem maior carga aplicada;

Executando construções em estruturas metálicas, que lhe proporcionará agilidade na obra, limpeza, conceitos de sustentabilidade e design diferenciado, o custo da estrutura varia em torno de 300 reais / m2, e a obra acabada gira em torno de R$ 1200,00 / m2;

Executamos orçamentos sem compromisso;

A disposição;

AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Bom dia Anderson. Tanto o fio quanto o disjuntor estão mal dimensionado para a carga e demanda exigida.

Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Dúvidas e curiosidades, pergunte. Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

Qualificados com CREA e CAU.

Consulte-nos – você irá se surpreender!

AB | Arquitetura Integrada

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região